Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Raúl Alarcón triunfa no crono e fortalece amarela

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) foi o mais forte no contra-relógio individual e triunfou em Barcelos, fortalecendo a cada etapa a liderança do 27º Grande Prémio Jornal de Notícias.

Nesta tarde de sexta-feira, o 2º sector da segunda etapa disputou-se num esforço individual de 6,7 km em Barcelos com chegada ao Alto da Franqueira. O líder Raúl Alarcón (W52-FC Porto) partiu para o esforço individual com uma curta vantagem de 7s sobre João Benta (RP-Boavista) e 13s para Daniel Mestre (Efapel).

Dos 103 corredores em prova, no curto esforço individual realizado em subida, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) foi o último a partir e voou para a vitória com um tempo de 13m17s, a 30,263 km/h. A W52-FC Porto preencheu cinco dos dez primeiros melhores tempos, com o vencedor da Volta a Portugal 2016 Rui Vinhas a ser 2º a 2s e Amaro Antunes 3º a 8s.

Raúl Alarcón assegurou a quarta vitória da temporada e a W52-FC Porto manteve a superioridade no Grande Prémio Jornal de Notícias, vencendo três das quatro jornadas disputadas até ao momento, totalizando nove vitórias esta temporada.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) manteve a liderança por pontos, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) das metas volantes, Nuno Meireles (Equipo Bolivia) da montanha e a W52-FC Porto por equipas. Entre os mais jovens do pelotão, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) foi o mais forte na jornada, pedalando o 8º melhor tempo e mantendo a liderança da juventude.

Amanhã, a terceira etapa irá ligar Viana do Castelo a Ovar em 178,4 km, numa jornada montanhosa com a subida de 1ª categoria da Sra. da Assunção, a 3ª categoria do Alto de Rebordosa e a 2ª categoria de Airas.

Raúl Alarcón é o mais forte no crono e fortalece camisola amarela (© Helena Dias)

Resultados Et2 2ºsector
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 0:13:17 [30,263 km/h]
2º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 0:13:19
3º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 0:13:25
4º João Benta (Por) RP-Boavista 0:13:28
5º António Carvalho (Por) W52-FC Porto 0:13:33
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto 0:13:36
7º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira 0:13:36
8º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua 0:13:41
9º Daniel Mestre (Por) Efapel 0:13:47
10º José Neves (Por) Liberty Seguros-Carglass 0:13:47

Classificação Geral [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 5:44:46
2º João Benta (Por) RP-Boavista +18s
3º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +19s
4º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +25s
5º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +33s
6º Daniel Mestre (Por) Efapel +43s
7º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira +43s
8º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +51s
9º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +58s
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1m04s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.