Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Daniel Mestre triunfa em Ovar, Raúl Alarcón mantém amarela

A penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias disputou-se num sprint a alta velocidade ganho por Daniel Mestre (Efapel), vencedor de duas etapas na Volta a Portugal 2016. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) manteve a liderança da camisola amarela.

A terceira e penúltima etapa ligou em 178,4 km Viana do Castelo a Ovar, numa jornada montanhosa com a subida de 1ª categoria da Sra. da Assunção (km 69,8), a 3ª categoria do Alto de Rebordosa (km 90,9) e a 2ª categoria de Airas (km 146,3).


Múltiplos ataques sucederam-se aos primeiros quilómetros com a fuga a conseguir uma vantagem acima de 1 minuto após 30 km. O grupo foi constituído por Jesus Ezquerra e Luís Fernandes (Sporting-Tavira), David Rodrigues (RP-Boavista), Luís Afonso e César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Pedro Gregori (Aluminios Cortizo), Filipe Rocha (Liberty Seguros-Carglass), o líder da montanha Nuno Meireles (Equipo Bolivia) e o líder das metas volantes Márcio Barbosa (ACDC Trofa). A equipa do líder Raúl Alarcón (W52-FC Porto) e a Efapel controlaram o ritmo do pelotão.

Superadas as duas primeiras montanhas do dia, César Fonte e Luís Afonso deixaram os companheiros de fuga e lançaram-se ao ataque, mas o pelotão comandado pela W52-FC Porto não deixou a dupla pedalar na frente por muito tempo, alcançando-os à falta de 46 km para o final.

Após a última montanha do dia, David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé), Filipe Cardoso (RP-Boavista) e novamente Luís Afonso (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) atacaram nos derradeiros 25 km, mas o pelotão pedalou a toda a velocidade para um final discutido ao sprint, anulando a aventura dentro dos 3 km finais.

Na longa recta de 2 km para a meta, o pelotão rolou a alta velocidade e Daniel Mestre impôs-se aos demais adversários, conquistando a primeira vitória da temporada para a Efapel. Fecharam o pódio da jornada Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e o jovem César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

O vencedor da primeira etapa Matias Presa (Kuota Construcciones Paulino) foi 5º e ainda de destacar a presença na luta pela etapa de mais três jovens de equipas de clube lusas, nomeadamente em 7º o vencedor da Prova de Abertura 2017 Francisco Campos (Miranda-Mortágua), 8º Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) e 9º Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) manteve a liderança por pontos, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) das metas volantes, Nuno Meireles (Equipo Bolivia) da montanha e a W52-FC Porto por equipas. Entre os mais jovens do pelotão, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) manteve a liderança da juventude.

Amanhã, a quarta e última etapa percorre 130 km com partida e chegada em Valongo, numa jornada com as subidas de 1ª categoria no Estádio Lordelo e em Canelas e a 3ª categoria em Cruzeiro de Vila Cova.
 
Daniel Mestre triunfa em Ovar (© Helena Dias)

Resultados Et3
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:26:00
2º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista mt
3º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
4º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt
5º Alan Matías Presa (Uru) Kuota Construcciones Paulino mt
6º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
7º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua mt
8º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés mt
9º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade mt
10º Rafael Silva (Por) Efapel mt

Classificação Geral [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 10:10:46
2º João Benta (Por) RP-Boavista +18s
3º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +19s
4º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +25s
5º Daniel Mestre (Por) Efapel +33s
6º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +33s
7º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira +43s
8º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +51s
9º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +52s
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1m04s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro