Avançar para o conteúdo principal

Jesús Ezquerra triunfa na Volta à Bairrada

O espanhol Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) conquistou a primeira vitória da temporada na etapa inaugural da 4ª edição da Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, primeira prova pontuável da Taça de Portugal Elite/Sub-23. Completaram o pódio os lusos Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) e César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack).


“Foi uma vitória da equipa, que me deixou na última subida. Só tive de apertar e de ganhar. Tinha algumas dúvidas acerca da minha condição, porque me apresentei com problemas nas costas, mas consegui ganhar”, declarou Jesús Ezquerra ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
 
Jesús Ezquerra triunfa em Casal Comba, na Volta à Bairrada (© UVP-FPC)

A primeira jornada uniu em 146,7 km a Mealhada a Casal Comba, coincidindo a meta com um prémio de montanha de 4ª categoria. A subida inserida num circuito final teve de ser superada quatro vezes, sendo a penúltima a 21 km do final.

Somente com cerca de 60 km percorridos um duo conseguiu fugir ao pelotão. A sintonia entre Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e Márcio Barbosa (ACDC Trofa) não foi a melhor e o ciclista boavisteiro enfrentou a fuga em solitário até à entrada da última volta, sendo alcançado pelo pelotão sob a força perseguidora da esquadra Efapel.

O final em ligeira ascensão foi determinante para arredar da discussão da etapa os puros sprinters, destacando-se na frente Jesús Ezquerra a impor-se diante dos adversários e a conquistar para a esquadra Sporting-Tavira a segunda vitória da temporada, depois do triunfo do companheiro Rinaldo Nocentini na primeira etapa da Volta ao Alentejo.

Na geral, Ezquerra comanda a camisola amarela com 5 segundos de vantagem sobre Luís Mendonça e Domingos Gonçalves, o fugitivo do dia que conquistou as camisolas da montanha, metas volantes e autarquias.

Entre os mais jovens do pelotão nacional, Xuban Errazkin (RP-Boavista) cruzou a meta em 4º lugar liderando a camisola da juventude com o mesmo tempo de David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) e Francisco Campos (Miranda-Mortágua), 5º e 10º na meta respectivamente.

Para além da vitória individual, a equipa Sporting-Tavira comanda na classificação do colectivo, seguida da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack e Liberty Seguros-Carglass.

A Volta à Bairrada termina este domingo com uma jornada de 170,3 km entre o Luso e Pampilhosa. Antes da chegada do pelotão Elite-Sub-23, irá decorrer a primeira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo.

Resultados Etapa 1 [resultados completos]
1º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira 3:25:03
2º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +1s
3º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +1s
4º Xuban Errazkin (Esp) RP-Boavista +1s
5º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +1s
6º Antonio Angulo (Esp) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +1s
7º Rafael Silva (Por) Efapel +1s
8º Daniel Mestre (Por) Efapel +1s
9º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +1s
10º Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua +1s

Classificação Geral
1º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira 3:24:53
2º Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé +5s
3º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +5s
4º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +7s
5º Rafael Silva (Por) Efapel +9s
6º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +10s
7º Xuban Errazkin (Esp) RP-Boavista +11s
8º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +11s
9º Antonio Angulo (Esp) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +11s
10º Daniel Mestre (Por) Efapel +11s

Comentários

  1. Mais uma vez por todo o trabalho em prol do ciclismo pela minha parte como fã da modalidade o meu agradecimento.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.