Avançar para o conteúdo principal

Gaspar Gonçalves: “O meu sonho começa por chegar ao profissionalismo e correr no WorldTour”

Gaspar Gonçalves arrecadou no início de Abril a vitória de uma das mais prestigiantes provas sub-23 portuguesas. O jovem ciclista da Liberty Seguros-Carglass conquistou a Volta às Terras de Santa Maria, somando também a vitória da etapa em contra-relógio, especialidade na qual é campeão nacional sub-23.

Pelo segundo ano consecutivo, a equipa Liberty Seguros-Carglass fechou a Volta às Terras de Santa Maria com a vitória da camisola amarela. O ano passado pelos pedais de Luís Gomes, que subiu este ano a profissional pela RP-Boavista, e em 2017 pelo suor e esforço de Gaspar Gonçalves.

Depois de finalizar a primeira etapa em 10º na meta, o ciclista de 21 anos vestiu a camisola de campeão nacional, impôs-se no contra-relógio e subiu à liderança da prova ao vencer o esforço individual de 7,5 km a uma jornada do final da prova. Gaspar Gonçalves defendeu com garra o comando da geral no Circuito final do Castelo, conquistando desta forma a Volta às Terras de Santa Maria, ficando ladeado no pódio pelo companheiro César Martingil em 2º e Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) em 3º lugar.


Em exclusivo ao Cycling & Thoughts, Gaspar Gonçalves falou sobre esta relevante vitória; o início da temporada; alguns marcos da sua jovem carreira; a estadia na equipa Liberty Seguros-Carglass; objectivos no presente e sonho no futuro.

Como te sentes ao terminar a Volta às Terras de Santa Maria de camisola amarela?

“Muito bem, a Volta às Terras de Santa Maria é uma competição importante no calendário sub-23 e o objectivo era ganhá-lo. Foi conseguido e, por isso, estou muito satisfeito.”

O ano passado a equipa venceu a prova com Luís Gomes e este ano repetiu o triunfo contigo. Como foi delineada essa conquista ao longo da corrida?

“O objectivo da equipa era repetir o feito do Luís no ano passado e sabíamos que tínhamos 2/3 atletas capazes disso. No primeiro dia, o objectivo era a vitória ao sprint com o César [Martingil] e quase o conseguimos. Houve um contra-tempo para mim, uma queda ainda no início da etapa, que me deixou um pouco mal tratado, mas mesmo assim consegui acabar na frente e ajudar o César no que pude."

"No segundo dia, tínhamos os dois sectores. De manhã o contra-relógio, onde eu mesmo com as mazelas saí vencedor e fiquei de líder! À tarde, o Circuito duro do Castelo, onde sabíamos que íamos ser atacados e que tínhamos que fazer o máximo para chegar tudo junto ao final, para eu manter a amarela. E assim o fizemos, com um trabalho fantástico da equipa, a quem tenho muito a agradecer!”

Este ano já tinhas ganho a camisola da juventude na Clássica Aldeias do Xisto. Esperavas este início de ano tão positivo?

“Não estava à espera de ter um início tão positivo, visto que todos os anos tenho algumas dificuldades no início de época, até pela zona fria e complicada para treinar onde vivo, mas fico muito feliz por ter contrariado os anos anteriores.”

Começaste no ciclismo em 2010, na equipa Mortágua, e desde então já viveste importantes momentos na tua jovem carreira. Que três desses momentos destacas?

“Não é fácil destacar três momentos, mas acho que a primeira corrida é sempre marcante e os dois Campeonatos Nacionais vencidos em 2011 e 2016, cadete e sub-23 respectivamente. Também me marcou muito Paris-Roubaix de juniores, pela dureza extrema que tem.”

Qual a melhor vitória?

“A melhor vitória foi o Campeonato Nacional de contra-relógio sub-23 no ano passado.”

E qual a corrida mais difícil que enfrentaste até hoje?

“Paris-Roubaix de juniores, sem dúvida.”

Estás no Bike Clube de Portugal desde a sua criação. Que balanço fazes do teu percurso na equipa?

“Este é o meu terceiro ano no Bike Clube de Portugal. O balanço é óptimo e não poderia pedir melhor, tanto do staff como dos colegas. O ambiente da equipa é óptimo, desde o seu primeiro ano, e temos dois chefes [Manuel Correia e Luís Pinheiro] que nos apoiam muitíssimo e dão tudo por nós! Temos também o melhor mecânico, o grande Mingos!”

Quais os teus objectivos para esta temporada e o teu maior sonho a cumprir no ciclismo?

“Esta temporada as expectativas são altas, visto que é o meu último ano [em sub-23]. Tenho objectivos focados em algumas corridas, mas quero estar bem em todas e fazer o melhor, tanto individualmente como pela equipa. O meu sonho começa por chegar ao profissionalismo e, depois, correr no escalão WorldTour e fazer as melhores corridas do mundo. É para isso que trabalho e onde sonho um dia chegar.”

O Cycling & Thoughts recorda que Gaspar Gonçalves delineou em 2016 uma temporada brilhante, não só pela conquista da medalha de ouro no Nacional de contra-relógio sub-23, bem como pela vitória em Espanha da etapa inaugural da Volta a Valência, prova onde terminou em 8º da geral, melhor jovem no Grande Prémio Jornal de Notícias, 2º na geral da Volta a Portugal do Futuro, 5º na Volta a Galicia, 6º no Grande Prémio Liberty Seguros Açores e 8º na espanhola Clásica de Páscua.

No seu palmarés, o jovem natural de Lamego conta ainda com a presença assídua na Selecção Nacional, pela qual pôde disputar importantes provas internacionais como a clássica Paris-Roubaix em júnior no ano de 2013 e já em 2017 o Tour des Flandres em sub-23.

Gaspar Gonçalves com o companheiro de equipa César Martingil

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.