Avançar para o conteúdo principal

Entrevista: Ricardo Vilela na Vuelta Asturias e Vuelta Madrid

O internacional luso Ricardo Vilela encontra-se a realizar a terceira temporada no pelotão internacional. Depois de dois anos em bom relevo na espanhola Caja Rural-Seguros RGA, o ciclista de 29 anos ingressou na colombiana Manzana Postobón, num ano em que a equipa deu o importante salto para o escalão Profissional Continental.

O Cycling & Thoughts esteve à fala com Ricardo Vilela no Grande Prémio Mortágua, prova pontuável da Taça de Portugal celebrada no passado dia 25 de Abril, na qual finalizou integrado no pelotão no 29º lugar.



C&T: Como está a ser a experiência na equipa colombiana Manzana Postobón?

RV: “Está a ser uma experiência muito boa. Contrataram-me para uma função quase de ‘professor’, porque praticamente todos os ciclistas da equipa têm idades entre os 18 e os 23 anos e sem experiência na Europa. Apesar de já terem competido em algumas provas, eles não tinham experiência nas corridas que estamos a fazer agora, como a Volta a Catalunha e a Volta a Espanha. Foi essa a função para a qual me contrataram e, para já, tem sido muito bom.”

C&T: Como avalias a tua prestação nas provas disputadas até ao momento?

RV: “Tem sido uma prestação boa. Fiz Algarve, Alentejo e Volta a Catalunha. Não pensei estar tão bem fisicamente no Algarve, porque vim da Colômbia três dias antes da Volta ao Algarve. Estive lá um mês a treinar em altitude e, como há um período de adaptação para a altitude quando se chega e quando se regressa, pensava não estar tão bem, mas correu bem. A Volta ao Alentejo foi a trabalhar para um dos nossos ciclistas que podia vencer etapas, como sucedeu com o Molano [vencedor de duas etapas].”

“Depois, para a Catalunha preparei-me bastante bem e ia com o objectivo de fazer entre os 20 primeiros, entre o 15º e o 20º, porque o nível de dificuldade é bastante alto, mas tive um dia mau e não pude estar no lugar que queria. Apesar disso, foi uma boa Volta a Catalunha.”

“Agora, há um mês que não corro e, como tinha que vir para esta zona, aproveitei para fazer aqui a prova da Taça de Portugal. A partir de sexta-feira até ao dia 7 faço [Vuelta] Asturias e [Vuelta] Madrid.”

C&T: Qual o principal objectivo para a temporada?

RV: “O principal objectivo vai ser centrar-me na Volta a Espanha, tanto para mim como para a equipa. Sabemos que um lugar na geral é difícil, mas temos de tentar ganhar uma etapa ou fazer algo para dar visibilidade à equipa.”

Este ano, no mês de Fevereiro, Ricardo Vilela foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, em Bragança, no âmbito das comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade. Nas provas disputadas esta temporada foi 17º na Volta ao Algarve, 28º na Volta a Catalunya, 36º na Clássica Aldeias do Xisto e 47º na Volta ao Alentejo.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro