Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: Apresentada Clássica Aldeias do Xisto; Samuel Caldeira ausente na Volta ao Algarve; João Almeida no Trofeo Laigueglia; Campus “Actívate” 2017 de Eduardo Chozas; Está no ar a Volta ao Algarve 2017; Imagens da vitória de David Rosa em Lanzarote (Vídeo).

Apresentada Clássica Aldeias do Xisto


Esta quarta-feira foi apresentada na Lousã a Clássica Aldeias do Xisto, no decurso da assinatura do protocolo para a implementação do projecto-piloto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto.

A 12 de Março realiza-se a Clássica Aldeias do Xisto, pertencente ao calendário UCI Europe Tour, de classe 1.2, sendo a terceira e última prova pontuável do Troféu Liberty Seguros, precedida a 5 de Março pela Clássica da Arrábida (1.2). A primeira corrida do Troféu, Prova de Abertura – Região de Aveiro, abriu o calendário português de estrada com a vitória do jovem sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua).

De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Clássica Aldeias do Xisto apresenta-se como o produto âncora do referido protocolo celebrado entre a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, o Turismo de Portugal e FPC.

No evento, o presidente da FPC Delmino Pereira declarou: “O novo ciclismo é uma actividade aberta ao mundo, que conjuga a vertente desportiva com o interesse turístico, cultural e económico. A Clássica Aldeias do Xisto será o evento desportivamente mais visível de um projecto global em que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar com as Aldeias do Xisto e com o Turismo do Centro de Portugal para dinamizar aquele território como destino Cyclin’Portugal. As Aldeias do Xisto têm todas as condições para atrair competições de diferentes vertentes e disciplinas, mas também para dinamizar centros de BTT e percursos cicláveis, numa perspectiva global do ciclismo, englobando lazer e competição.”

O percurso montanhoso irá levar o pelotão ao longo de 140,6 km desde a Aldeia da Barroca, no Fundão, passando pelas Aldeias de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal e Candal até à chegada no alto de 2ª categoria na Aldeia da Cerdeira, na Lousã. Pelo meio, há que enfrentar ainda dois prémios de montanha de 3ª categoria e um de 1ª categoria, situada a 10 km da meta. Uma prova imperdível pela beleza paisagística e dureza do percurso.

No pelotão contam-se as seis equipas continentais lusas, as sete equipas de clube lusas sub-23 e esquadras internacionais, nomeadamente de Espanha, Bolívia e Noruega.

Presidente FPC Delmino Pereira na apresentação da Clássica Aldeias do Xisto (© FPC)


Samuel Caldeira ausente na Volta ao Algarve


O sprinter português Samuel Caldeira fracturou a clavícula e não irá acompanhar a equipa W52-FC Porto na Volta ao Algarve (2.HC), prova que estará na estrada já nos próximos dias 15 a 19 de Fevereiro.

Samuel Caldeira sofreu uma queda na passada segunda-feira, tendo escrito na sua página oficial de facebook: Infelizmente, já não irei dar continuação à minha planificação de início de época visto não poder estar presente na Volta ao Algarve, devido a uma pequena queda que tive ontem, mas que grandes estragos fez, pois fracturei a clavícula. Foi-me ontem realizada a cirurgia, a qual tenho que agradecer ao Dr. Francisco Santos Silva e à sua equipa por toda atenção e disponibilidade que tiveram para comigo. Em breve estarei de volta!”

Recorde-se que Samuel Caldeira abriu a temporada com a equipa W52-FC Porto na Volta a la Comunitat Valenciana (2.1), em Espanha, onde terminou em 83º da geral, tendo-se destacado no final da terceira etapa ao finalizar em 6º na luta ao sprint pela meta instalada em Riba-Roja de Túria, jornada ganha pelo dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Orica-Scott). Nesta competição, a equipa lusa esteve ainda em evidência na etapa rainha, ganha por Nairo Quintana (Movistar Team), com Amaro Antunes a cruzar a meta na 3ª posição em Llucena.

(© Facebook Samuel Caldeira)


João Almeida no Trofeo Laigueglia


A 54ª edição do Trofeo Laigueglia (1.HC), a 12 de Fevereiro, contará com a participação lusa do jovem João Almeida (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896).

A prova italiana de um dia percorre 192,5 km com partida e chegada a Laigueglia, na região da Ligúria. Entre os mais recentes vencedores figura o nome de Andrea Fedi (2016), Davide Cimolai (2015), Jose Serpa (2014), Filippo Pozzato (2013), Moreno Moser (2012), Daniele Pietropoli (2011) e Francesco Ginanni (2010/2009).

Num pelotão de 23 equipas [lista], junto a João Almeida a esquadra Unieuro Trevigiani-Hemus 1896 irá apresentar-se com Simone Ravanelli, Mattia Viel, Andrea Cacciotti, Zahiri Abderrahim, Stanimir Cholakov, Sergio Vega e Marco Molteni.

(© Unieuro Trevigiani-Hemus 1896)


Campus Actívate 2017 de Eduardo Chozas


Entre os dias 15 e 19 de Fevereiro realiza-se a 12ª edição do Campus de Ciclismo Actívate de Eduardo Chozas, celebrado em Calpe, Alicante.

O evento de ciclismo conta com a participação de 150 ciclistas e seus acompanhantes, que irão desfrutar do serviço e alojamento do Hotel AR Diamante Beach, local onde diversas equipas WorldTour realizaram as suas concentrações pré-temporada.

Ao longo do Campus de Ciclismo Actívate de Eduardo Chozas, os participantes têm à disposição quatro percursos de bicicleta e Conferências sobre a segurança rodoviária, treino e saúde, psicologia aplicada ao ciclista, finalizando com a entrega de diplomas e sorteio de prémios para os participantes e acompanhantes.

Toda a informação pode ser consultada no site de Eduardo Chozas.




Está no ar a Volta ao Algarve 2017


Publicámos hoje o artigo sobre a Volta ao Algarve, que está de regresso à estrada entre os dias 15 e 19 de Fevereiro, com uma hora de transmissão diária e em directo no canal internacional Eurosport e no canal nacional TVI24, a partir das 16h. O artigo pode ser lido na íntegra, aqui.



Imagens da vitória de David Rosa em Lanzarote (Vídeo)


O ciclista português David Rosa (Tropix Factory Team) venceu ontem a última jornada da 4 Stage MTB Race Lanzarote, etapa rainha da prova celebrada na deslumbrante ilha vulcânica. Ontem, o blogue Cycling & Thoughts trouxe os pormenores dessa brilhante vitória, partilhando nesta edição o vídeo com as melhores imagens do triunfo do campeão nacional de XCO David Rosa.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.