Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: David Rosa conquista etapa rainha em Lanzarote; Percurso Volta ao Alentejo 2017; Guia UCI para circulação de veículos na caravana de corrida; Relembrar Volta ao Alentejo 2016 (Vídeo).


David Rosa conquista etapa rainha em Lanzarote


A última etapa da 4 Stage MTB Race Lanzarote teve vitória lusa na meta. O olímpico luso e campeão nacional de XCO David Rosa (Tropix Factory Team) venceu a etapa rainha, conquistando a geral final pelo terceiro ano consecutivo o espanhol Sergio Mantecón (Trek Factory Racing) e do lado feminino a holandesa Annemarie Worst (Giant Liv).

No primeiro ano em que entrou no calendário UCI como prova MTB de categoria S2, a 4 Stage MTB Race Lanzarote conseguiu reunir no pelotão os melhores ciclistas elite na batalha pela geral.

Na quarta e última etapa, a rainha, foi David Rosa (Tropix Factory Team) quem chegou primeiro à linha de meta, após 87 km incluindo 1500m de ascensão. O português conseguiu deixar os demais adversários para trás e chegou à vitória com mais de 1 minuto para o vencedor da geral Sergio Mantecón (Trek Factory Racing) e o austríaco Karl Markt (Möbel Märki MTB Pro Team). Com esta vitória, David Rosa fechou em 5º da geral.

O então 3º na geral Luís Leão Pinto (Avimil-160k-Lionforce) teve o infortúnio de partir o selim a 15 km da chegada, vendo-se afastado da luta pela vitória e, consequentemente, descer a 7º na geral final.

David Rosa disse: “Hoje foi um dos dias em que mais sofri na minha carreira, porque foi muito longo, plano, ventoso e arenoso, o que é a pior coisa para um corredor leve como eu. Depois da primeira zona de abastecimento, perdi o meu bidão de água e tive de me controlar para não desidratar. Na última zona de abastecimento, na descida, ganhei uma vantagem de 100m e se esperasse pelos outros não teria a hipótese na parte plana até à meta, por isso, fui a todo o gás para ver se conseguia ganhar. Arrisquei um pouco na descida, comecei a ganhar tempo para os outros e fui rumo à linha de meta. Não sei quantos lugares subi na geral, mas foi uma boa etapa e estou feliz. Quero agradecer à organização, foi perfeita e todos são muito simpáticos. Não é o melhor terreno para mim, mas de qualquer modo gostei e espero voltar o ano que vem.”

O vencedor da geral Sergio Mantecón afirmou: “A minha táctica hoje passou por controlar a classificação geral, por isso, corri de forma muito conservadora. Apenas tentei estar no controlo do grupo da frente e estar na frente na subida principal. David Rosa abriu um grande espaço a 15 km da meta. Como eu não tinha a certeza se ele chegava perto de mim na classificação geral, tentei fechar o espaço. Os últimos 2 km corri com um pneu furado, mas tinha tempo suficiente para chegar a tempo à linha de meta. Para mim, esta corrida foi perfeita. O objectivo principal era vencer a geral e ganhei três etapas. Estou muito feliz com estes autênticos quatro dias de MTB aqui em Lanzarote e Club La Santa. Ganhei as três corridas em que participei aqui, por isso, tenho boas memórias desta prova e espero repetir o próximo ano.”

Do lado feminino, Annemarie Worst (Giant Liv) conquistou o quarto triunfo consecutivo e venceu de forma magnânime a geral. Nesta derradeira etapa, a holandesa voltou a vencer com uma enorme distância para as demais rivais, deixando a mais de 4 minutos a polaca Marlena Drozdziok (Scott Eurocycles) e a espanhola Susana Alonso (Extremadura Ecopilas MTB Team).

Do lado luso, Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis) terminou na meta na 9ª posição, fechando na geral num positivo 9º lugar.

Annemarie Worst disse: “É muito bom vencer não só a etapa, mas também a geral. Não esperava, apenas esperava estar no Top 5. Hoje foi a etapa mais difícil para mim. Depois de 60 km, só queria que acabasse, porque foi tão difícil. Estou cansada e feliz. Corri muito tempo sozinha, o que tornou tudo ainda mais difícil e fiquei aliviada quando vi a meta. Na primeira parte corri com um grupo e depois fiz a subida sozinha. Também segui um grupo de homens num determinado ponto, mas eles arrancaram e fiquei sozinha novamente. Penso que ganhei, porque consegui manter-me na liderança toda a prova, não deixando nenhuma mulher ultrapassar-me. Amanhã regresso à Holanda, onde irei fazer algumas corridas e só depois poderei descansar.”

Na geral final, Sergio Mantecón (Trek Factory Racing) subiu ao mais alto lugar do pódio, seguido do dinamarquês Soren Nissen (Racing Team Stevens-Lauf) e do austríaco Karl Markt (Möbel Märki MTB Pro Team).

Na geral feminina, Annemarie Worst (Giant Liv) conquistou o primeiro lugar, seguida da espanhola Susana Alonso (Extremadura Ecopilas MTB Team) e da polaca Marlena Drozdziok (Scott Eurocycles).

A 4 Stage MTB Race Lanzarote chegou ao fim com a certeza de ter conquistado todos os mountain bikers presentes em prova, através das deslumbrantes paisagens da ilha de Lanzarote.

Resultados Masculinos, Top 10 e Lusos
David Rosa (Por)
3:26:54
Sergio Mantecón (Esp)
+1:25s
Karl Markt (Aut)
+1:42s
Ben Zwiehoff (Ger)
+1:43s
Sebastien Carabin (Bel)
+1:44s
Soren Nissen (Den)
+1:47s
Anton Sintsov (Rus)
+3:54s
Carl Friberg (Swe)
+3:54s
Juan Pedro Trujilloo (Esp)
+3:57s
10º
Marc De Maar (Ned)
+4:00s
11º
Luís Leão Pinto (Por)
+4:01s
16º
José Silva (Por)
+8:16s
24º
André Henriques (Por)
+12:44s
52º
Bruno Rosa (Por)
+32:00s
63º
Valério Ferreira (Por)
+38:05s
81º
Rui Grilo (Por)
+47:39s

CG Final Masculinos, Top 10 e Lusos
Sergio Mantecón (Esp)
7:31:17
Soren Nissen (Den)
7:33:42
Karl Markt (Aut)
7:35:22
Sebastien Carabin (Bel)
7:35:49
David Rosa (Por)
7:36:00
Ben Zwiehoff (Ger)
7:36:04
Luís Leão Pinto (Por)
7:37:38
Marc De Maar (Ned)
7:38:38
Anton Sintsov (Rus)
7:39:13
10º
Sascha Weber (Ger)
7:39:58
17º
José Silva (Por)
7:47:07
24º
André Henriques (Por)
7:54:47
43º
Bruno Rosa (Por)
8:28:17
57º
Valério Ferreira (Por)
8:44:18
73º
Rui Grilo (Por)
8:59:22

Resultados Femininas, Top 10 e Lusa
Annemarie Worst (Ned)
4:17:55
Marlena Drozdziok (Pol)
+4:43s
Susana Alonso (Esp)
+5:45s
Michalina Ziolkowska (Pol)
+5:58s
Mayalen Noriega (Esp)
+9:09s
Kataiza Sierra (Esp)
+10:49s
Eleonore Barmaverain (Ita)
+11:30s
Rocio Martin (Esp)
+19:03s
Celina Carpinteiro (Por)
+21:09s
10º
Kerstin Brachtendorf (Ger)
+26:24s

CG Final Femininas, Top 10 e Lusa
Annemarie Worst (Ned)
9:10:29
Susana Alonso (Esp)
9:32:13
Marlena Drozdziok (Pol)
9:32:40
Mayalen Noriega (Esp)
9:34:18
Michalina Ziolkowska (Pol)
9:38:27
Kataiza Sierra (Esp)
9:38:31
Rocio Martin (Esp)
9:43:38
Eleonore Barmaverain (Ita)
9:53:18
Celina Carpinteiro (Por)
10:03:21
10º
Anna Urban (Pol)
10:10:50

David Rosa na luta pela etapa rainha (© James Mitchell)
David Rosa conquista a etapa rainha da 4 Stage MTB Race Lanzarote (© Bob Foy)

Sergio Mantecón conquista pelo terceira vez consecutiva a 4 Stage MTB Race Lanzarote (© Bob Foy)

 

Percurso Volta ao Alentejo 2017


O percurso da 35ª edição da Volta ao Alentejo foi hoje apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O director da prova Joaquim Gomes disse: “Asseguramos, mais uma vez, a presença nas quatro sub-regiões do Alentejo, com o envolvimento de cerca de três dezenas e meia de Municípios.” Acrescentou sobre a subida de escalão: “É um passo importante rumo à recuperação do estatuto internacional, que ostentou nos anos 90. Sem usufruir naturalmente de grandes percursos montanhosos, as planícies alentejanas revelam há muito outros argumentos que, aplicados ao fantástico mundo do ciclismo, têm proporcionado épicas batalhas na luta pela liderança, quer da  Alentejana quer da Volta a Portugal.”

Organizada pela Podium Events, a Volta ao Alentejo disputa-se de 22 a 26 de Fevereiro, logo após a Volta ao Algarve, percorrendo em 2017 um total de 882,8 km, repartidos por cinco etapas sem grandes dificuldades montanhosa, contudo um percurso exigente.

A primeira etapa liga Portalegre a Castelo de Vide em 158 km, contendo as dificuldades montanhosas de Cabeço do Mouro (2ªcat), Monte Paleiros (3ªcat), Marvão (4ªcat) e Sra. da Penha (3ªcat). A segunda etapa liga Monforte a Portel em 171,3 km, tendo apenas a subida de Monsaraz (4ªcat).

A terceira e mais longa etapa liga Mourão a Mértola em 208,8 km, sem qualquer prémio de montanha no percurso. A quarta etapa liga Odemira a Alcácer do Sal em 175,8 km, com a subida em Santiago do Cacém (4ªcat). A quinta e última etapa liga Ferreira do Alentejo a Évora em 168,9 km, apenas com a subida em Montemor-o-Novo (4ªcat).

No ano em que a Alentejana sobe de escalão para 2.1 no calendário UCI Europe Tour, o pelotão conta com a presença de uma equipa WorldTour, a espanhola Movistar Team dos lusos Nuno Bico e do campeão nacional de contra-relógio Nelson Oliveira. A compor o pelotão estão as seis equipas Continentais lusas Efapel, LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto. Juntam-se cinco equipas Profissionais Continentais, nomeadamente a Caja Rural-Seguros RGA (Esp) de Rafael Reis, Israel Cycling Academy (Isr), Manzana Postobón (Col) de Ricardo Vilela, Gazprom-Rusvelo (Rus) e CCC Sprandi Polkowice (Pol). Por último, somam-se também sete equipas Continentais, nomeadamente a Euskadi-Murias (Esp), Axeon Hagens Berman (USA) de Ivo e Rui Oliveira, Team Sparebanker Sor (Nor), Rally Cycling (USA), An Post Chain Reaction (Irl), Metec TKH (Ned) e Team Coop (Nor).

Etapa 1, 22/Fev, 4ªfeira
Portalegre / Castelo de Vide
158 km
Etapa 2, 23/Fev, 5ªfeira
Monforte / Portel
171,3 km
Etapa 3, 24/Fev, 6ªfeira
Mourão / Mértola
208,8 km
Etapa 4, 25/Fev, sábado
Odemira / Alcácer do Sal
175,8 km
Etapa 5, 26/Fev, domingo
Ferreira do Alentejo / Évora
168,9 km

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4

Etapa 5


Guia UCI para circulação de veículos na caravana de corrida


A União Ciclista Internacional (UCI) publicou um conjunto de directrizes no que concerne ao tráfego em corridas, destinadas a todos os condutores de veículos num evento de ciclismo de estrada, a fim de melhorar a segurança dos ciclistas nas corridas.

As referidas directrizes têm o apoio do grupo de trabalho Segurança e Regulamentação Técnica composto pela UCI, a Associação de Ciclistas profissionais (CPA), a Associação Internacional dos Grupos de Ciclistas Profissionais (AIGCP) e a Associação Internacional dos Organizadores de Corridas de Ciclismo (AIOCC), representando respectivamente os ciclistas, as equipas e os organizadores.

Disponível em Inglês e Francês, o Guia abrange o tráfego na corrida, medidas especiais para as motos, o que fazer em caso de queda e contra-relógios. O Guia enfatiza as regras de conduta a serem seguidas ao volante de um veículo (bom senso, concentração, respeito e clareza ao tomar uma decisão, por exemplo quando está em consideração uma ultrapassagem). Com este documento de referência, a UCI e as partes interessadas chamam à responsabilidade cada condutor para proteger os ciclistas.

O presidente da UCI Brian Cookson declarou: “Este Guia para a circulação de veículos numa corrida é um passo importante, que reflecte os esforços concretos feitos pela UCI e todas as partes interessadas em melhorar a segurança dos ciclistas nas competições. Gostaria de reconhecer o espírito construtivo partilhado pela nossa Federação, os ciclistas, equipas, comissários e organizadores ao longo deste aprofundado trabalho. Este documento suporta a nossa Regulamentação, que foi reforçada o ano passado e servirá de referência para os comissários e organizadores, bem como para qualquer pessoa que trabalha numa corrida. Este Guia é a prova da nossa determinação em assumir a nossas responsabilidades face a uma questão crucial: a segurança do nosso desporto e dos nossos atletas.”

O presidente da AIGCP Iwan Spekenbrink disse: “As Directrizes para a circulação de veículos na caravana da corrida é um documento de referência de fácil acesso, que é útil para ambos os condutores experientes e menos experientes. É uma iniciativa muito apreciada, que faz parte do crescente profissionalismo do nosso desporto nos últimos 10 anos.”

O presidente da CPA Gianni Bugno afirmou: “A CPA tem orgulho de ter contribuído para estas directrizes e irá continuar a trabalhar neste guia ao lado da UCI.”

O secretário-geral da AIOCC Charly Mottet declarou: A segurança e a justiça desportiva de uma corrida são essenciais para o sucesso e imagem dos nossos eventos. A AIOCC congratula-se de ter contribuído para o estabelecimento destas directrizes e convida os condutores a partilhar a estrada com bom senso e respeito por todos.”

O Guia “Directrizes para a circulação de veículos na caravana de corrida” pode ser consultado aqui.



Relembrar Volta ao Alentejo 2016 (Vídeo)


No dia da apresentação do percurso da Volta ao Alentejo 2017, recuamos no tempo até à edição transacta com vitória de Enric Mas pelas cores da Klein Constantia, ciclista espanhol que este ano subiu ao WorldTour pelas mãos da Quick-Step Floors.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.