Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Volta Valenciana: Samuel Caldeira 6º no sprint vitorioso de Magnus Cort; Pedalada de saída do calendário português de estrada; Cancelada etapa rainha no Dubai Tour; André Greipel com Volta ao Algarve no calendário; David Rosa: “Espero alcançar um lugar no pódio”; Marco Fidalgo: uma paixão chamada MTB (Vídeo).


Volta Valenciana: Samuel Caldeira 6º no sprint vitorioso de Magnus Cort


Samuel Caldeira (W52-FC Porto) esteve hoje na luta pela vitória da etapa na Vuelta a la Comunitat Valenciana. O sprinter português disputou a toda a velocidade a linha de meta, terminando em 6º na vitória do dinamarquês Magnus Cort (Orica-Scott). A completar o pódio ficaram os franceses Nacer Bouhanni (Cofidis) e Bryan Coquard (Direct Energie), tendo Greg Van Avermaet (BMC) segurado tranquilamente o comando da geral ao finalizar em 9º no sprint.

No final da jornada, Samuel Caldeira declarou: “Inicialmente, esperava-se uma etapa tranquila olhando ao gráfico da etapa, mas de tranquila não teve nada. Foi uma etapa bastante tensa de princípio ao fim, devido ao forte vento que se fez sentir. Mas tive sempre o apoio da minha equipa. Na parte final, a equipa deixou-me o melhor colocado possível já nos últimos dois quilómetros e para o sprint fiz o melhor que consegui. Espero com a Volta a Comunitat Valenciana ganhar ritmo para as minhas próximas competições!”

Na terceira etapa, que ligou Canals a Riba-Roja de Túria em 161 km, a fuga não se fez esperar, partindo para a frente da corrida com 6 km percorridos Alexis Gougeard (AG2R La Mondiale), Aitor González (Euskadi-Murias), Daniel Lopez (Burgos BH) e Tyler Williams (Israel Cycling Academy), a quem se juntaram mais tarde Benjamim Perry (Israel Cycling Academy) e Alberto Amores (Inteja Dominican).

A fuga chegou a tocar os 4 minutos de vantagem, mas a perseguição comandada pelas equipas BMC e Cofidis levou à separação do pelotão em dois grupos e à aproximação dos homens na frente de corrida. Esta proximidade foi aproveitada por Jos van Emden (LottoNL-Jumbo) e Elmar Reinders (Roompot-Nederlandse Loterij), que saltaram do pelotão para se juntarem ao sexteto em fuga.

À falta de 30 km para o desfecho da jornada, Jos van Emden tentou a sorte em solitário, deixando os companheiros de fuga para trás. A valentia do ciclista holandês durou até aos derradeiros 10 km, momento em que foi alcançado pelo pelotão.

Tony Martin (Katusha-Alpecin) tentou repetir a glória alcançada no dia anterior, mas desta feita o pelotão não deu liberdade ao ciclista alemão nem aos que se seguiram nas derradeiras tentativas de sair em busca da vitória. O final acabou por ser disputado ao sprint, com a vitória a sorrir a Magnus Cort, somando o sexto triunfo da temporada para a Orica-Scott.

A quarta etapa irá ligar Segorbe a Llucena em 180 km.

Resultados, Top 10 e Lusos
Magnus Cort Nielsen (Den) Orica-Scott
3:49:02
Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis
m.t.
Bryan Coquard (Fra) Direct Energie
m.t.
Yves Lampaert (Bel) Quick-Step Floors
m.t.
Enrique Sanz (Esp) Espanha
m.t.
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
m.t.
Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
m.t.
Zakkari Dempster (Aus) Israel Cycling Academy
m.t.
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
m.t.
10º
Viacheslav Kuznetsov (Rus) Katusha-Alpecin
m.t.
34º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+7s
58º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+7s
95º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+21s
98º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+21s
103º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+21s
146º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+6:22s
150º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+6:22s
181º
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto
+6:36s

Classificação Geral
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
9:17:13
Ben Hermans (Bel) BMC
m.t.
Manuel Senni (Ita) BMC
+7s
David Lopez (Esp) Team Sky
+28s
Nicolas Roche (Irl) BMC
+44s
David de la Cruz (Esp) Quick-Step Floors
+48s
Zdenek Stybar (Cze) Quick-Step Floors
+49s
Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors
+49s
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
+54s
10º
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+56s
61º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+4:26s
65º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+5:04s
68º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+5:16s
74º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+5:31s
103º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+10:28s
120º
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto
+14:09s
128º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+16:18s
130º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+16:29s
154º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+24:17s

Magnus Cort vence ao sprint a 3ª etapa (© JM Artero)


Pedalada de saída do calendário português de estrada


O calendário português de estrada começa já no próximo domingo com a disputa da Prova de Abertura – Região de Aveiro. Esta será a primeira das três provas pontuáveis do Troféu Liberty Seguros, seguindo-se a 5 de Março a Clássica da Arrábida e a 12 de Março a Clássica Aldeias do Xisto.

Na pedalada de saída da temporada 2017, o pelotão nacional irá percorrer 160,8 km entre Anadia e Ovar, tendo pelo meio dois prémios de montanha de 2ª categoria. As subidas de Talhadas (km 91) e de Sever do Vouga (km 103,9) prometem testar as forças dos heróis neste começo de competição.

O pelotão será composto por 15 equipas mais a Selecção Nacional/Liberty Seguros, que se apresenta com cinco ciclistas. O internacional André Cardoso (Trek-Segafredo) competirá ao lado do campeão do mundo de maratonas Tiago Ferreira e dos sub-23 Miguel do Rego (Team Pel Trax-CSD), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman).

Na estrada irão estar as equipas continentais lusas Efapel, LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e a W52-FC Porto, às quais se unem as equipas de clube sub-23 ACDC Trofa, Jorbi-Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e a Sicasal-Constantinos-Delta Cafés.

Junta-se ainda ao pelotão a esquadra continental Equipo Bolivia, do ciclista luso Nuno Meireles, e a galega Aluminios Cortizo-Anova, dos lusos Hugo Vaz e Paulo Silva.





Cancelada etapa rainha no Dubai Tour


A quarta etapa do Dubai Tour foi cancelada, devido ao forte vento e às consequentes tempestades de areia, que se fazem sentir estes dias nos Emirados Árabes Unidos. Em consonância com a organização e os comissários da prova, o pelotão assentiu à não realização da etapa rainha, que já tinha sido encurtada ontem para 109 km, mantendo a chegada a Hatta Dam.

Os ciclistas chegaram a sugerir a mudança da etapa em linha para um contra-relógio com a subida a Hatta Dam, mas tal situação mostrou-se inviável por ser contra as regras da UCI.

Amanhã, a quinta e última etapa irá percorrer 124 km no Dubai.

Classificação Geral
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
12:34:54
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
+8s
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
+10s
Nicola Boem (Ita) Bardiani-CSF
+13s
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
+14s
Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data
+14s
Alex Dowsett (GBr) Movistar Team
+14s
Thomas Stewart (GBr) One Pro Cycling
+14s
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
+16s
10º
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
+16s
42º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+20s

O pelotão não disputou a etapa, mas os ciclistas subiram ao pódio (© Trek-Segafredo)


André Greipel com Volta ao Algarve no calendário


André Greipel terá um calendário de provas um pouco diferente das temporadas anteriores. O campeão alemão fará um diferente percurso até à Ronde van Vlaanderen, como o director da equipa belga Lotto Soudal explica.

Nas palavras de Marc Sergeant: “É importante para cada corredor focar-se noutros objectivos de vez em quando. Isso ajuda a manter-se motivado e é desafiador. André começa a temporada na Challenge de Mallorca e na Volta ao Algarve, tal como no ano passado. Claro, estamos muito satisfeitos com a vitória do André em Mallorca. Depois de correr em Portugal, ele irá correr o Abu Dhabi Tour, onde será o nosso homem para as etapas planas. É uma corrida WorldTour a partir desta temporada, por isso mesmo uma corrida mais importante. Tal como no ano passado, ele participará na Paris-Nice. Ainda não é certo se estará à partida da Milano-Sanremo. Depois, o André irá correr a Volta a Catalunya pela primeira vez na sua carreira. Ele tem 34 anos e quer tentar iniciar Ronde van Vlaanderen, Scheldeprijs e Paris-Roubaix na melhor forma possível. Por essa razão, ele escolhe correr na Catalunha para se preparar para esses objectivos. Após um período de descanso, ele iniciará em Frankfurt no 1º de Maio e, tal como em anos anteriores, irá correr o Giro.”

Recorde-se que André Greipel iniciou o ano em Espanha, na Challenge Mallorca, onde venceu o Trofeo Porreres e terminou em 4º no Trofeo Palma, superado pelo britânico Daniel McLay (Fortuneo-Vital Concept). A Lotto Soudal venceu ainda mais duas provas na competição maiorquina, nomeadamente o Trofeo Andratx-Mirador des Colomer e o Trofeo Serra de Tramuntana, ambos com Tim Wellens.

Greipel soma no palmarés 137 vitórias profissionais, entre elas 3 na Volta ao Algarve, onde poderá voltar a erguer os braços da vitória já entre os dias 15 e 19 de Fevereiro na 43ª edição da Algarvia.

André Greipel (© Roth Foto)


David Rosa: “Espero alcançar um lugar no pódio”


É já amanhã, sábado, que o olímpico português David Rosa dá início à prova 4 Stage Mountain Bike Race Lanzarote, Club La Santa.

Junto a David Rosa (Tropix Factory Team) vão também estar em prova na categoria Elite os portugueses Luís Leão Pinto (Avimil-160k-Lionforce), Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI/Elevis) e do lado feminino Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis). Nos demais escalões, as cores nacionais estarão a cargo em Master 30 de André Henriques (BTT Loulé/BPI/Elevis), Rui Grilo (CC Cofete-Aloverafresca-Playitas), Bruno Rosa (Vasconha BTT Vouzela), José Silva (Individual) e em Master 40 de Rui Silvestre (G. Santa Cruz-Litoralmotors.pt).

Embora o percurso não se adeqúe exactamente às suas características, David Rosa mostra-se confiante quanto à sua prestação. “Ao longo da prova 4 Stage MTB Race, espero obter algum ritmo de corrida, já que não corro há algum tempo. A minha última verdadeira prova foi nos Jogos Olímpicos do ano passado, que não conclui devido a um problema mecânico. Espero conseguir um bom ritmo e, se possível, sair daqui com alguns bons resultados. A prova que mais me assusta é o contra-relógio, porque nunca fiz um contra-relógio tão longo. Fui reconhecer esta etapa e o vento pode ser o maior problema para mim, porque sou um corredor mais leve. Será o maior desafio tentar lidar com esta situação do vento. Tenho feito treinos de pré-temporada e espero que esta corrida me dê a intensidade correcta para entrar em plena forma. Espero alcançar um lugar no pódio numa das etapas e seria bom se conseguisse o pódio na geral. Não será fácil, visto termos aqui muitos ciclistas de qualidade. O percurso não se adequa muito às minhas características, sou mais trepador, mas veremos o que acontece.”

Entre os mais fortes adversários encontra-se o espanhol Sergio Mantecón, que chega a esta prova vindo de uma vitória na Costa Blanca Bike Race. “Tive uma corrida muito bem sucedida no fim-de-semana passado e as minhas sensações são muito boas. Preparei-me bem ao longo do inverno, portanto chego aqui com muita motivação. Tenho muito boas memórias ao vencer duas vezes aqui, as minhas expectativas são altas. O meu plano é lutar pela vitória. Podes sempre perder muito tempo no mountain bike com uma queda, furo ou problema técnicos, mas sinto que estou em boa forma e espero estar a lutar pela vitória com os ciclistas de topo. Prefiro levar etapa a etapa, mas as duas primeiras parecem ser as mais fáceis. O contra-relógio parece-me bastante difícil, podendo ser usado para fazer a diferença na classificação geral, e depois a etapa mais longa no último dia será importante para os lugares na geral. É óptimo corrermos pelos pontos UCI, que são importantes para a maioria dos corredores e demonstra o quanto a corrida está a melhorar. Para mim, esta prova é muito especial, podemos respirar desporto em todos os cantos do Club La Santa, onde ficamos, e o terreno é muito diferente com muitas pistas únicas. É uma prova muito ventosa e rápida, o que faz com que as tácticas sejam super importantes.”

A competição abre no sábado com uma etapa de 39 km (incluindo 600m de subida), seguindo-se a segunda etapa de 52 km (800m subida), a terceira etapa de 21 km em contra-relógio (600m subida) e, a fechar na terça-feira, a quarta etapa de 87 km (1500m subida).

Os tempos da prova podem ser seguidos em directo, aqui.

Português David Rosa é um dos rostos da 4 Stage Race MTB, em Lanzarote (© Roberto Villar)

 

Marco Fidalgo: uma paixão chamada MTB (Vídeo)


Marco Fidalgo é um dos nomes mais reconhecidos do MTB português. Nascido a 30 de Janeiro de 1980, na Nazaré, Fidalgo começou a competir no MTB em 1994, participando pela primeira vez em competições nacionais de Downhill em 1995. O ano de 2000 marcaria para sempre a sua vida ao ser o primeiro português a tornar-se profissional de Mountain Bike.

Até ao momento, Marco Fidalgo conta com mais de 20 anos dedicados ao Mountain Bike, 10 dos quais na casa Berg Cycles. Ao longo destes anos foi coroando a sua carreira de notáveis resultados, performances marcantes e pódios nacionais e internacionais. Em 2016 foi bronze no Campeonato Nacional de Enduro, terminando em 2º na Taça de Portugal de Enduro.

No vídeo que se segue, que sublinhamos ser imperdível de visualizar, Marco Fidalgo partilha momentos singulares da sua vasta carreira desenhada em provas nacionais e além-fronteiras, desde os momentos de glória às infortunadas quedas, passando pela particular partilha desta paixão com o seu filho ao longo de 10 anos.

Tal como sublinha Marco Fidalgo: “O desporto não constrói o nosso carácter. Revela-o.”



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.