Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Volta ao Alentejo: Logan Owen triunfa, Barbero mantém amarela; Rui Costa triunfa e lidera Abu Dhabi Tour; Daniela Reis cumpre objectivo Omloop; Etapa 3 Volta ao Alentejo (Vídeo).


Volta ao Alentejo: Logan Owen triunfa, Barbero mantém amarela


O jovem norte-americano Logan Owen, de 21 anos, vencedor da Liège-Bastogne-Liège U23 em 2016, conquistou a primeira vitória da temporada para a Axeon Hagens Berman na quarta etapa da Volta ao Alentejo. Na meta bateu ao sprint o líder da amarela Carlos Barbero (Movistar Team) e o holandês Jasper De Laat (Metec-TKH).

O penúltimo dia na Alentejana ligou Odemira a Alcácer do Sal em 175,2 km, apenas com uma dificuldade de 4ª categoria em Santiago do Cacém (km 86). A fuga do dia teve como protagonistas Adam Jamieson (An Post Chain Reaction), Artem Nych (Gazprom-Rusvelo), Rob Britton e Evan Huffman (Rally Cycling).

À passagem pela subida de Santiago do Cacém, coroado pelo canadiano Rob Britton, vencedor do Tour of the Gila 2015, o quarteto contava com 5 minutos de vantagem. Manzana Postobón, Movistar Team e Metec-TKH uniram forças na frente do pelotão para apagar a distância para o quarteto, sendo o objectivo alcançado perto do final dentro dos derradeiros 3 km.

Na luta pela meta, o jovem norte-americano Logan Owen destacou-se entre a concorrência, agarrando o triunfo em Alcácer do Sal. As equipas lusas voltaram a estar na frente com Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) em 5º e Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) em 6º lugar.

Na geral, as equipas lusas continuam na luta pelo pódio com Rinaldo Nocentini em 2º e Edgar Pinto em 6º.

Carlos Barbero (Movistar Team) esteve novamente em destaque, lutando pelo triunfo da jornada e mantendo a camisola amarela e dos pontos. Aldemar Reyes (Manzana Postobón) permaneceu no comando da montanha e Jasper De Laat (Metec-TKH) da juventude, enquanto o comando colectivo pertence à equipa vencedora do dia Axeon Hagens Berman.

Amanhã, a quinta e última etapa liga Ferreira do Alentejo a Évora em 168,9 km.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
3:58:53
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
m.t.
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
m.t.
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
m.t.
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
m.t.
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
m.t.
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Evgeny Shalunov (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Adrien Costa (USA) Axeon Hagens Berman
m.t.
10º
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
m.t.

Classificação Geral, Top 10
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
16:22:13
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+17s
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
+23s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+26s
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
+27s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+29s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+29s
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
+29s
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
+29s
10º
Jhonatan Narvaez (Ecu) Axeon Hagens Berman
+29s

Pódio da 4ª etapa Volta ao Alentejo (© Jim Anderson)


Rui Costa triunfa e lidera Abu Dhabi Tour


O campeão do mundo de 2013 Rui Costa entregou hoje à UAE Team Emirates uma importante vitória. No alto de Jebel Hafeet, o campeão português ergueu os braços para a conquista da terceira etapa e subida ao comando da geral do Abu Dhabi Tour. Ler artigo completo, aqui.

Rui Costa triunfa em Jebel Hafeet (© Helena Dias)


Daniela Reis cumpre objectivo Omloop


A campeã nacional Daniela Reis continua a escrever novos horizontes no ciclismo feminino português. Depois de ser a primeira ciclista lusa a ingressar numa equipa feminina do mais alto escalão UCI, a belga Lares-WaowDeals, Daniela abriu hoje a temporada numa das mais duras clássicas belgas, terminando em 70º a Omloop Het Nieuwsblad.

A prova feminina, de categoria 1.1, decorreu ao longo de 122 km, mais curta do que a prova masculina de 198,3 km e pertence ao calendário UCI WorldTour, ambas com partida e chegada em Gent. No menu, as nove subidas de Nokereberg, Tiegemberg, Kluisberg, Cote de Trieu, Paterberg, Kortekeer, Ladeuze, Wolvenberg e Molenberg, e os seis troços de empedrado de Ruiterstraat, Karel Marteistraat, Holleweg, Paddestraat, Lippenhovestraat e Lange Munte.

Daniela Reis cumpriu a prova na totalidade, cruzando a meta em 70º lugar, sendo a segunda ciclista da equipa Lares-WaowDeals na classificação geral, a seguir a Sofie De Vuyst em 20º. O pódio feminino foi totalmente holandês, com a vitória em solitário de Lucinda Brand (Team Sunweb), seguida de Chantal Blaak (Boels-Dolmans) e Annemiek Van Vleuten (Orica-Scott), a 15 segundos.

Na prova masculina, o belga Greg Van Avermaet (BMC) conquistou pelo segundo ano consecutivo a vitória da Omloop Het Nieuwsblad, batendo novamente na meta o campeão do mundo Peter Sagan (BORA-hansgrohe) e completando o pódio Sep Vanmarcke (Cannondale-Drapac), vencedor em 2012.

Resultados Femininas, Top 10
Lucinda Brand (Ned) Team Sunweb
3:19:58
Chantal Blaak (Ned) Boels-Dolmans
+15s
Annemiek Van Vleuten (Ned) Orica-Scott
+15s
Ellen Van Dijk (Ned) Team Sunweb
+15s
Elisa Longo Borghini (Ita) Wiggle High5
+15s
Amanda Spratt (Aus) Orica-Scott
+28s
Jolien D’Hoore (Bel) Wiggle High5
+1:47s
Sheyla Gutiérrez (Esp) Cylance Pro Cycling
+1:47s
Danielle King (GBr) Cylance Pro Cycling
+1:47s
10º
Gracie Elvin (Aus) Orica-Scott
+1:47s
70º
Daniela Reis (Por) Lares-WaowDeals
+9:21s

Resultados Masculinos, Top10
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
4:48:04
Peter Sagan (Svk) BORA-hansgrohe
m.t.
Sep Vanmarcke (Bel) Cannondale-Drapac
m.t.
Fabio Felline (Ita) Trek-Segafredo
+43s
Oscar Gato (Ita) Astana
+50s
Luke Rowe (GBr) Team Sky
+50s
Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
+50s
Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
+50s
Matteo Trentin (Ita) Quick-Step Floors
+50s
10º
Adrien Petit (Fra) Direct Energie
+50s

Daniela Reis (© Hinnink Paul)


Etapa 3 Volta ao Alentejo (Vídeo)


Hoje fechamos a edição com o vídeo da 3ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem entre Mourão e Mértola, com vitória do colombiano Juan Sebastian Molano (Manzana Postobón) ao final dos 208 km.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.