Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Volta ao Alentejo: Molano triunfa e Barbero lidera; Abu Dhabi Tour: Kittel vence e Cavendish mantém liderança; Pelotão luso, em busca dos talentos escondidos; Jovens em estágio na Selecção Nacional; Etapa 2 Volta ao Alentejo (Vídeo).


Volta ao Alentejo: Molano triunfa e Barbero lidera


O jovem colombiano de 22 anos Juan Sebastian Molano garantiu a primeira vitória ProContinental da equipa Manzana Postobón na chegada a Mértola, na Volta ao Alentejo. Completaram o pódio o britânico Christopher Lawless (Axeon Hagens Berman) e o espanhol líder da geral Carlos Barbero (Movistar Team).

A terceira etapa ligou Mourão a Mértola em 208 km, sem qualquer prémio de montanha. A mais longa das jornadas da 35ª edição viveu-se a alta velocidade com inúmeras tentativas de fuga, sem êxito, e o susto das quedas a assolar o pelotão.

A previsível chegada ao sprint sucedeu com o colombiano Molano a destacar-se na meta, estando as equipas portuguesas também na linha da frente com Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) em 5º, Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) em 6º, Rafael Silva (Efapel) em 10º, Daniel Freitas (W52-FC Porto) em 12º e Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack).

A geral perdeu o 3º classificado Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) por abandono aos primeiros quilómetros, devido a queda sofrida no dia anterior.

As equipas lusas mantiveram-se nos lugares cimeiros da geral com Rinaldo Nocentini a permanecer em 2º e a subirem alguns lugares Rafael Silva em 4º e Edgar Pinto em 5º.

Além da camisola amarela, Carlos Barbero manteve a liderança dos pontos, Aldemar Reyes (Manzana Postobon) a montanha e a Axeon Hagens Berman o comando no colectivo.

Amanhã, a quarta e penúltima etapa liga Odemira a Alcácer do Sal em 175,2 km.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Juan Sebastian Molano (Col) Manzana Postobón
4:29:16
Christopher Lawless (GBr) Axeon Hagens Berman
m.t.
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
+2s
Johim Ariesen (Ned) Metec-TKH
+2s
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+2s
Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé
+2s
Przemyslaw Kasperkiewicz (Pol) An Post Chain Reaction
+2s
Evgeny Shalunov (Rus) Gazprom-Rusvelo
+2s
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
+2s
Rafael Silva (Por) Efapel
+2s

Classificação Geral, Top 10
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
12:23:26
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+12s
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
+21s
Rafael Silva (Por) Efapel
+22s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+23s
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
+23s
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
+33s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+34s
Andrey Amador (CRc) Movistar Team
+34s
10º
Przemyslaw Kasperkiewicz (Pol) An Post Chain Reaction
+37s

Molano entrega 1ª vitória ProContinental à Manzana Postobón (© Volta ao Alentejo)


Abu Dhabi Tour: Kittel vence e Cavendish mantém liderança


O alemão Marcel Kittel (Quick-Step Floors) foi o mais forte na chegada ao sprint da segunda etapa do Abu Dhabi Tour, batendo sobre o risco o australiano Caleb Ewan (Orica-Scott) e o britânico Mark Cavendish (Dimension Data), que manteve o comando da geral.

Marcel Kittel conquistou para a Quick-Step Floors a primeira vitória WorldTour da temporada, sendo a sua quinta vitória do ano e 13ª da equipa belga. “Foi um final estranho e surfei de roda em roda, guardando alguma energia. Eu acreditei mesmo nesta vitória até ao final e obtê-la desta maneira torna as coisas muito agradáveis, tal como no Dubai há duas semanas atrás. Na etapa 1 perdi a oportunidade de lutar pela vitória, mas também alguma pele, por isso, hoje queria aproveitar ao máximo esta oportunidade. Obrigada aos rapazes pela sua ajuda, fizeram um trabalho maravilhoso! É óptimo conseguir também aqui uma vitória, antes da minha estreia europeia na próxima semana, em Paris-Nice”, declarou Kittel após a vitória.

O segundo dia no Abu Dhabi Tour partiu de Al Maryah Island rumo a Big Flag, com a fuga a formar-se aos primeiros quilómetros dos 153 da jornada, composta por Nicola Boem (Bardiani-CSF), Fabio Calabria (Novo Nordisk), Marco Canola (Nippo-Vini Fantini), Alessandro De Marchi (BMC), Kristijan Durasek (UAE Team Emirates) e Kirill Sveshnikov (Gazprom-Rusvelo).

A fuga durou até à falta de 2,5 km, com Nicola Boem e Alessandro De Marchi a serem os mais resistentes.

Na luta pela linha de meta, Caleb Ewan ainda ergueu os braços para a vitória, mas Marcel Kittel surgiu pela direita agarrando o triunfo em cima do risco. O português Rui Costa (UAE Team Emirates) terminou o dia integrado no pelotão, na 24ª posição.

Como nota deste dia fica o gesto de Marcel Kittel em correr sem travões de disco na bicicleta, por respeito aos companheiros de pelotão, após o sucedido ontem com Owain Doull (Team Sky), mesmo não estando comprovado ter sido um disco a provocar o corte na sapatilha do corredor.

Amanhã, a terceira etapa liga Hazza Bin Zayed Stadium a Jebel Hafeet em 186 km.

Resultados, Top 10 e Luso
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
3:28:11
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
m.t.
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
m.t.
Matteo Pelucchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Phil Bauhaus (Ger) Team Sunweb
m.t.
Elia Viviani (Ita) Team Sky
m.t.
Andrea Guardini (Ita) UAE Team Emirates
m.t.
Eduard Grosu (Rom) Nippo-Vini Fantini
m.t.
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
m.t.
10º
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
24º
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
         m.t.

Classificação Geral, Top 10 e Luso
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
8:05:03
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
+4s
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
+8s
Marco Canola (Ita) Nippo-Vini Fantini
+8s
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
+8s
Manuele Mori (Ita) UAE Team Emirates
+8s
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain Merida
+10s
Fabio Calabria (Aus) Team Novo Nordisk
+11s
Mirco Maestri (Ita) Bardiani-CSF
+12s
10º
Kazushige Kuboki (Jap) Nippo-Vini Fantini
+12s
23º
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
+14s

Marcel Kittel triunfa na 2ª etapa do Abu Dhabi Tour (© Bettini)



Pelotão luso, em busca dos talentos escondidos


Todos os anos, vemos destacarem-se nomes do pelotão português de formação. Fruto de desempenhos marcantes na estrada e resultados proeminentes entre os primeiros da geral, os jovens sub-23 deixam o seu nome marcado no asfalto, perdendo muitas vezes o centro das atenções assim que sobem ao profissionalismo nas equipas continentais. Os bons resultados e o bom trabalho continuam lá, apenas se tornam encobertos pelos seus líderes. Neste artigo, focamos a atenção em três nomes: Joaquim Silva, Pedro Paulinho e David Rodrigues, três exímios exemplos no trabalho de equipa e indubitáveis talentos do pelotão nacional. Ler artigo completo, aqui.

Joaquim Silva, Pedro Paulinho e David Rodrigues (© Helena Dias)


Jovens em estágio na Selecção Nacional


Todos os jovens sonham vestir o equipamento da Selecção Nacional. Defender as cores da Selecção é, na maioria dos casos, um sonho almejado por qualquer ciclista. A Federação Portuguesa de Ciclismo proporcionou por estes dias, entre 21 e 24 de Fevereiro, um estágio de trabalho específico para os sub-23 do pelotão luso, no Centro de Alto Rendimento em Sangalhos, Anadia.

Entre os eleitos estiveram presentes da equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés os jovens Marvin Scheulen, Marcelo Salvador e Tiago Antunes; da Liberty Seguros-Carglass os jovens André Crispim, César Martingil, David Ribeiro, Gaspar Gonçalves e Venceslau Fernandes; da Miranda-Mortágua os jovens Jorge Magalhães, Hugo Nunes, Gonçalo Carvalho e o vencedor da Prova de Abertura Francisco Campos [entrevista]; da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade o jovem João Santos; da Jorbi-Team José Maria Nicolau o jovem André Ramalho.

Para o director desportivo da equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés: “A formação de novos valores do ciclismo nacional é a razão da nossa existência. Proporcionamos as condições necessárias para que os atletas sintam conforto e apoio no desenvolvimento das suas capacidades desportivas e intelectuais. Esta convocatória é fruto do empenho no trabalho diário de cada um e é um factor motivador para os restantes elementos da equipa.”

Sob a direcção do seleccionador nacional de estrada José Poeira, os jovens sub-23 preparam-se este ano para disputarem algumas das mais importantes provas internacionais do escalão na Bélgica, Holanda, França e República Checa, não esquecendo os Campeonatos da Europa e do Mundo na Dinamarca e Holanda.

Sub-23 em estágio da Selecção Nacional (© Marcelo Salvador)


Etapa 2 Volta ao Alentejo (Vídeo)


Hoje fechamos a edição com o vídeo da 2ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem entre Monforte e Portel, com vitória do holandês Johim Ariesen (Metec-TKH) ao final dos 171,3 km.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.