Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).


Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança


O holandês Johim Ariesen voltou a ser feliz na Volta ao Alentejo. Depois de triunfar o ano passado em Beja, hoje bateu a concorrência na chegada a Portel. O espanhol Carlos Barbero (Movistar Team), segundo na meta e vencedor da geral em 2014, subiu ao comando da camisola amarela.

A segunda etapa ligou Monforte a Portel em 171,3 km, apenas com uma dificuldade montanhosa de 4ª categoria em Monsaraz (km 117,7). Os primeiros quilómetros foram vividos a alta velocidade, não deixando as diversas tentativas de fuga vingar. Apenas com 100 km pedalados se consolidou um trio na frente, composto por Edward Dunbar (Axeon Hagens Berman), Hakon Trondsen (Team Sparebanken Sor) e Anton Vorobyev (Gazprom-Rusvelo).

O pelotão, liderado pela equipa Sporting-Tavira do camisola amarela Rinaldo Nocentini, viu a diferença cair para a frente de corrida quando a esquadra WorldTour espanhola Movistar Team tomou o comando do grande grupo. A aventura chegou ao fim dentro dos últimos 10 km.

Na luta ao sprint, Johim Ariesen foi o mais forte batendo na meta o novo líder da geral Carlos Barbero, que subiu à liderança graças à máxima bonificação alcançada na meta volante em Redondo (km 72,2). Rinaldo Nocentini cruzou a linha em 41º, descendo para 2º da geral, a 3 segundos da nova liderança.

Barbero subiu também ao comando da camisola dos pontos, Aldemar Reyes (Manzana Postobon) manteve o comando na montanha, Edward Dunbar assumiu a liderança da juventude e a sua equipa Axeon Hagens Berman a liderança no colectivo.

Na representação lusa, o destaque neste segundo dia de prova recaiu sobre o jovem Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) em 6º na meta e Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) em 9º.

A classificação geral sofreu uma grande mudança com a nova liderança de Carlos Barbero e três portugueses nos lugares cimeiros, para além do 2º lugar de Rinaldo Nocentini da equipa lusa Sporting-Tavira. Em 6º Daniel Mestre (Efapel), seguido em 7º pelo companheiro de equipa Rafael Silva e em 9º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack).

O dia ficou marcado pelo abandono de Michal Schlegel (CCC Sprandi Polkowice) e de Samuel Blanco (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), ambos devido a queda, sofrendo o ciclista espanhol da equipa lusa uma possível fractura de clavícula, como informou o companheiro de equipa César Fonte.

Amanhã, a terceira etapa liga Mourão a Mértola em 208,8 km.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Johim Ariesen (Ned) Metec-TKH
3:50:22
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
m.t.
Colin Joyce (USA) Rally Cycling)
m.t.
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Christopher Lawless (GBr) Axeon Hagens Berman
m.t.
Ivo Oliveira (Por) Axeon Hagens Berman
m.t.
Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Juan Sebastian Molano (Col) Manzana Postobon
m.t.
Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé
m.t.
10º
Julen Irizar (Esp) Euskadi-Murias
m.t.

Classificação Geral, Top 10
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
7:54:18
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+3s
Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+7s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+10s
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
+11s
Daniel Mestre (Por) Efapel
+12s
Rafael Silva (Por) Efapel
+12s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+13s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+13s
10º
David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
+13s

O sprint da chegada a Portel (© Volta ao Alentejo)


Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint


Entre quedas e velocidade, viveu-se um final frenético no dia inaugural do Abu Dhabi Tour com o britânico Mark Cavendish (Dimension Data) a não perdoar ao sprint, batendo na linha o alemão André Greipel (Lotto Soudal) e o italiano Niccolo Bonifazio (Bahrain Merida). O português Rui Costa (UAE Team Emirates) finalizou este primeiro dia em 17º, integrado no pelotão.

Mark Cavendish entregou à Dimension Data a primeira vitória WorldTour da temporada, vestindo também a camisola de primeiro líder da 3ª edição do Abu Dhabi Tour. “A equipa foi fantástica, os rapazes fizeram um trabalho fenomenal. Sabíamos que a última curva era onde ia contar e nós tínhamos de lá chegar primeiro. Estávamos junto às barreiras e penso que foi um homem da Orica, que tentou chegar por dentro. Quando vi a barreira pensei, oh não, não há maneira de passar a tua equipa toda por ali e o que ouvimos em seguida foi a queda atrás de nós. Espero que estejam todos bem. Na curva, quando Reinie entrou, o campeão sul-africano [Reinardt Janse Vans Rensburg], tivemos de dizer para abrandar, porque ele é muito forte. Ele deu-nos muita velocidade e depois o Mark [Renshaw] pôde continuar. Eu quis ir um pouco mais tarde obviamente pelo vento, mas Bonifazio atacou cedo, o que foi bom, porque pude ir com ele e passá-lo. Estou muito feliz com a vitória e a camisola, esta é uma corrida especial para mim e é uma grande motivação para toda a equipa.”

O primeiro dia do Abu Dhabi Tour arrancou no Baynounah Educational Complex rumo a Madinat Zayed. Os primeiros quilómetros dos 189 da jornada viram sair do pelotão um grupo de seis corredores. Manuele Mori (UAE Team Emirates), Artur Ershov (Gazprom-Rusvelo), David Lozano (Novo Nordisk), Artyom Zakharov (Astana), Mirco Maestri (Bardiani-CSF) e Kazushige Kuboki (Nippo-Vini Fantini) formaram a fuga do dia, terminada pelo pelotão a menos de 30 km para a meta.

As quedas marcaram desafortunadamente este dia, com vários elementos do pelotão a sentir o asfalto como Alberto Contador (Trek-Segafredo), Alex Dowsett (Movistar Team) e Juraj Sagan (BORA-hansgrohe), entre outros.

Os derradeiros momentos, na busca pelo melhor posicionamento para a luta ao sprint, também levaram a queda à entrada do último quilómetro. Mark Cavendish (Dimension Data) foi um dos sprinters salvos do infortúnio, destacando-se como vencedor na luta pela conquista da jornada.

Amanhã, a segunda etapa liga Al Maryah Island a Big Flag em 153 km.

Resultados, Top 10 e Luso
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
4:37:06
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
m.t.
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain Merida
m.t.
Simone Consonni (Ita) UAE Team Emirates
m.t.
Elia Viviani (Ita) Team Sky
m.t.
Roger Kluge (Ger) Orica-Scott
m.t.
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Matteo Pelucchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Nicola Ruffoni (Ita) Bardiani CSF
m.t.
10º
Eduard Grosu (Rom) Nippo-Vini Fantini
m.t.
17º
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
        m.t.

Classificação Geral, Top 10 e Luso
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
4:37:06
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
+4s
Manuele Mori (Ita) UAE Team Emirates
+4s
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain Merida
+6s
Mirco Maestri (Ita) Bardiani-CSF
+8s
Kazushige Kuboki (Jap) Nippo-Vini Fantini
+8s
Simone Consonni (Ita) UAE Team Emirates
+10s
Elia Viviani (Ita) Team Sky
+10s
Roger Kluge (Ger) Orica-Scott
+10s
10º
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
+10s
20º
Rui Costa (Por) UAE Team Emirates
+10s

Cavendish triunfa em Abu Dhabi (© Ansa/Peri/Baza)



De novo o perigo dos travões de disco


O final de etapa no Abu Dhabi Tour ficou marcado por uma queda à entrada do último quilómetro. Se as quedas são por si só perigosas, quando no pelotão existem bicicletas com travões de disco torna tudo ainda mais perigoso. Que o diga o ciclista Owain Doull, da Team Sky, que viu o seu pé quase perfurado por um corte profundo no sapatilha esquerda, feito por um travão de disco.

O ciclista britânico referiu aos jornalistas presentes, como o Cycling News descreve: “A minha sapatilha ficou cortada em pedaços. Isso é definitivamente feito por um travão de disco. Passou directo através da sapatilha para o meu pé. Por sorte não é a minha perna. Se há alguma coisa em que saí com sorte daí é que, se tivesse sido na minha perna, teria cortado directo, de certeza. Vocês viram a minha sapatilha, cortou-a directo. Não há mais nada que cortasse assim, é como uma faca. Consegue-se ver a linha fina, é exactamente em linha.”


Nessa carta, Bugno apresentou três pedidos à Comissão: primeiro, os discos têm de ser arredondados; segundo, os travões de disco têm de ser equipados com uma segurança; terceiro, todos os corredores que participem nesses testes devem usar o novo sistema, permitindo o mesmo desempenho de travagem. Até àquele dia, a CPA não tinha recebido uma resposta satisfatória quanto ao terceiro pedido.



Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad


A campeã nacional lusa Daniela Reis estreia-se nos palcos internacionais pela equipa Lares-WaowDeals na clássica belga Omloop Het Nieuwsblad (1.1).

Na primeira corrida da temporada, Daniela Reis irá enfrentar 122 km com partida e chegada a Gent. O percurso será idêntico ao do ano passado, com as mesmas nove subidas de Nokereberg, Tiegemberg, Kluisberg, Cote de Trieu, Paterberg, Kortekeer, Ladeuze, Wolvenberg e Molenberg, não esquecendo os seis troços de empedrado de Ruiterstraat, Karel Marteistraat, Holleweg, Paddestraat, Lippenhovestraat e Lange Munte.

Daniela Reis terá a seu lado na Lares Waowdeals as companheiras de equipa Sofie De Vuyst, Sarah Inghelbretch, Sarah Rijkes, Amélie Rivat e Lotte Van Hoek.




1ª Etapa Volta ao Alentejo (Vídeo)


Hoje fechamos a edição com o vídeo da 1ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem entre Portalegre e Castelo de Vide, com vitória do italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) ao final dos 158 km.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro