Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Edgar Pinto brilha em 10º na Algarvia; Marco Chagas em entrevista; Ricardo Vilela distinguido com Medalha de Mérito Municipal; UAE Team Emirates de Rui Costa com novo patrocinador; Vencedor da Algarvia Roglic estende contrato com LottoNL-Jumbo; Dorsais e percurso Volta ao Alentejo; Percurso Liège e Flèche Wallonne (Vídeo).


Edgar Pinto brilha em 10º na Algarvia


O regresso de Edgar Pinto ao pelotão nacional ficou marcado por um brilhante 10º lugar na Volta ao Algarve. O ciclista de 31 anos apresentou-se como o rosto da liderança da equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, deixando um bom registo nas etapas de montanha, como sempre habituou os seguidores da sua carreira.

Ciclista do Ano 2014, pelo Ranking nacional da APCP, Edgar Pinto deu o salto para o estrangeiro no final desse ano, ingressando na Skydive Dubai-Al Ahli Club, projecto que nos últimos dias se noticiou estar extinto e os ciclistas em busca de nova equipa [noticiado pelo ProCyclingStats e confirmado pelo ciclista Francisco Mancebo]. Ao longo dos dois anos na equipa do Dubai, Edgar Pinto destacou-se em todas as competições internacionais em que participou, tornando-se num dos principais rostos da Skydive na obtenção de pódios, Top 10 e a vitória de uma etapa e da camisola da montanha no Tour du Maroc 2015.

Em 2017, o regresso ao pelotão nacional começou da melhor forma, fechando a internacional Volta ao Algarve em 10º da geral entre ciclistas de equipas WorldTour, após uma notável derradeira etapa com chegada ao Malhão, onde finalizou em 13º. “Sabia que teria de me resguardar ao máximo, este era um traçado com muito sobe e desce na parte final e com uma primeira passagem pelo alto do Malhão, que iria fazer alguns estragos. Conto com uma equipa jovem, motivada e mais uma vez mostraram um trabalho exemplar”, afirmou Edgar Pinto.

O director desportivo José Augusto mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa na Algarvia: “Estamos no caminho certo, uma equipa com atletas jovens, que já demonstraram o seu valor estando ao nível dos melhores do mundo. Fiquei satisfeito com o ambiente de camaradagem dentro desta família, que sai sempre de Albergaria-a-Velha com o objectivo de dignificar as suas cores e a terra que os acolhe. Agora é hora de continuar a trabalhar.”

A próxima competição começa já amanhã, a 35ª edição da Volta ao Alentejo, que decorre entre 22 e 26 de Fevereiro.

Ver também:

Edgar Pinto na Algarvia (© Equipa)


Marco Chagas em entrevista


Passados alguns anos desde a primeira entrevista realizada a Marco Chagas [vídeo], no ano de 2013, voltámos a entrevistar o campeão de quatro Voltas a Portugal na recente apresentação das equipas de formação do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. No evento celebrado sábado no Centro Cultural do Cartaxo, Marco Chagas falou ao Cycling & Thoughts sobre o significado da sua constante presença na apresentação das equipas do Clube; a homenagem recebida; o actual panorama das equipas de formação e o seu futuro; a não adesão à euforia generalizada pela forma como os clubes de futebol regressaram ao ciclismo; a importância dos ciclistas gregários do pelotão nacional; a representação portuguesa no pelotão internacional. Ler entrevista aqui.

Marco Chagas (© Helena Dias)


Ricardo Vilela distinguido com Medalha de Mérito Municipal


O ciclista português Ricardo Vilela, da equipa Manzana Postobón, foi esta segunda-feira agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, em Bragrança, no âmbito das comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade.

O Município quis desta forma homenagear Ricardo Vilela pela sua carreira no ciclismo, tendo o ciclista escrito na sua página de facebook: “Gostaria de agradecer uma vez mais ao Município de Bragança e a todos os Brigantinos por todo o apoio e carinho.
Ontem, tive uma viajem bastante larga, Albufeira-Bragança, para poder estar presente no encerramento do aniversário do meu município, 553 anos de cidade, evento este que serviu para homenagear os filhos da terra, cada um nas suas áreas de trabalho, com entrega de medalhas de mérito! Obrigado Bragança.”

Ricardo Vilela acaba de estrear-se pela esquadra colombiana Manzana Postobón com um 17º lugar na geral da Volta ao Algarve, competição na qual a equipa saiu vencedora da camisola da montanha com o colombiano Juan Felipe Osorio. Segue-se no calendário a Volta ao Alentejo.

Ricardo Vilela homenageado pelo Município de Bragança (©Facebok Atleta)



UAE Team Emirates de Rui Costa com novo patrocinador


Na véspera de iniciar a importante competição WorldTour Abu Dhabi Tour (2.UWT), a equipa do português Rui Costa anunciou a chegada de três novos patrocinadores, entre eles a Fly Emirates, que entra na nova designação da equipa: UAE Team Emirates.

O patrocínio da companhia aérea de renome mundial é um enorme impulso para a equipa e também para o ciclismo profissional de forma mais ampla. Emirates é a maior companhia aérea no Médio Oriente, operando mais de 3600 voos por semana, desde o Aeroporto Internacional do Dubai, para mais de 154 cidades em 81 países dos seis continentes. A marca é conhecida mundialmente como um dos principais apoios de eventos desportivos de classe mundial, equipas e tem desfrutado a longo prazo de grande sucesso no patrocínio do futebol, rugby, ténis, motociclismo, corrida de cavalos, golfe e cricket, entre outros.

Sheikh Majid Al Mualla, vice-presidente sénior da divisão do Centro de Operações Comerciais da Emirates, disse: “Esta é a nossa primeira incursão no patrocínio a uma equipa profissional internacional de ciclismo e não há melhor local para o fazer do que em casa, nos Emirados Árabes Unidos. Acreditamos que, através do patrocínio da UAE Team Emirates, nos próximos quatro anos iremos ajudar a trazer os Emirados para o patamar mundial do ciclismo. Emirates pretende criar ligações mais significativas com os fãs de ciclismo em todo o mundo e esperamos que a equipa profissional inspire o desenvolvimento contínuo do desporto nos Emirados Árabes Unidos.”

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa extraordinária, na capital Abu Dhabi, na qual foram também confirmados mais dois novos patrocinadores: ADS Securities e International Golden Group (IGG).

No Abu Dhabi Tour, a equipa vai estar presente com Rui Costa, Andrea Guardini, Simone Consonni, Kristijan Durasek, Louis Meintjes, Manuele Mori, Ben Swift e Diego Ulissi.

Etapas Abu Dhabi Tour, 23-26/Fevereiro
Etapa 1
Baynounah Educational Complex / Madinat Zayed
189 km
Etapa 2
Al Maryah Island / Big Flag
153 km
Etapa 3
Hazza Bin Zayed Stadium / Jebel Hafeet
186 km
Etapa 4
Yas Marina / Yas Marina
143 km

Rui Costa (© Facebook Atleta)


Vencedor da Algarvia Roglic estende contrato com LottoNL-Jumbo


A estrela eslovena Primoz Roglic estendeu o seu contrato com a equipa LottoNL-Jumbo para a temporada de 2018. Após a recente conquista da Volta ao Algarve, o director geral Richard Plugge mostrou-se satisfeito ao confirmar a renovação.

Roglic entrou de imediato na equipa holandesa WorldTour, após o término da sua carreira nos saltos de esqui. O ano passado, ficou em segundo a seguir a Tom Dumoulin no contra-relógio individual do Giro d’Italia, na Holanda, e venceu o longo contra-relógio nas famosas colinas de Chianti. A temporada de estreia foi rapidamente reforçada em 2017 com a vitória da geral da Volta ao Algarve, em Portugal.

“Nós assinámos o Roglic como um talento inexperiente. Sob a nossa orientação, ele deu alguns belos passos”, afirmou Plugge. “É um verdadeiro atleta, que trabalha profundamente no seu desenvolvimento. Ele treinou para os saltos de esqui, mas no ciclismo ainda está a melhorar. Colocámos muita energia e Primoz subiu a bordo. Ele é muito permeável ao treino.”

Primoz Roglic declarou: “Gosto da equipa LottoNL-Jumbo. Ambas as partes estavam satisfeitas como as coisas estavam a correr, por isso, estou feliz por ter acordado tão depressa a extensão do contrato. Isto irá permitir-me ter mais oportunidades de vencer e de desenvolvimento. Havia interesse de várias outras equipas, mas o acompanhamento adequado ainda é muito importante para mim. Além disso, dou-me bem com todos na equipa e isso conta.”

O ciclista de 27 anos quer desenvolver as suas qualidades de trepador como um ciclista de classificações gerais. Ao fazê-lo, quer manter afiada a sua veia de contra-relogista. Plugge acrescentou: “Ele tem um enorme potencial e nós queremos mostrar o seu talento e desenvolvimento. Apesar da sua idade, ele não está no ciclismo há muito tempo e, por isso, ainda é novo nesse sentido.”

O palmarés de Roglic inclui também a vitória da geral no Tour of Azerbaijan e em casa no Tour of Slovenia em 2015.

Primoz Roglic, vencedor da Algarvia (© João Fonseca)


Dorsais e percurso Volta ao Alentejo


A Volta ao Alentejo disputa-se de 22 a 26 de Fevereiro, percorrendo na 35ª edição um total de 882,8 km, repartidos por cinco etapas [perfis etapas] sem grandes dificuldades montanhosas, mas de percurso exigente. Na luta pela Alentejana vão estar 19 equipas, entre as quais a WorldTour Movistar Team.

A primeira etapa liga Portalegre a Castelo de Vide em 158 km, contendo as dificuldades montanhosas de Cabeço do Mouro (2ªcat), Monte Paleiros (3ªcat), Marvão (4ªcat) e Sra. da Penha (3ªcat). A segunda etapa liga Monforte a Portel em 171,3 km, tendo apenas a subida de Monsaraz (4ªcat).

A terceira e mais longa etapa liga Mourão a Mértola em 208,8 km, sem qualquer prémio de montanha. A quarta etapa liga Odemira a Alcácer do Sal em 175,8 km, com a subida em Santiago do Cacém (4ªcat). A quinta e última etapa liga Ferreira do Alentejo a Évora em 168,9 km, apenas com a subida em Montemor-o-Novo (4ªcat).

Etapa 1, 22/Fev, 4ªfeira
Portalegre / Castelo de Vide
158 km
Etapa 2, 23/Fev, 5ªfeira
Monforte / Portel
171,3 km
Etapa 3, 24/Fev, 6ªfeira
Mourão / Mértola
208,8 km
Etapa 4, 25/Fev, sábado
Odemira / Alcácer do Sal
175,8 km
Etapa 5, 26/Fev, domingo
Ferreira do Alentejo / Évora
168,9 km

Clicar na imagem para ver tamanho real



Percurso Liège e Flèche Wallonne (Vídeo)


Foram hoje divulgados os percursos da Flèche Wallonne (19/Abril) e Liège-Bastogne-Liège (23/Abril), clássicas do calendário WorldTour.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.