Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste domingo: Volta ao Algarve: Amaro Antunes conquista Malhão, Roglic a geral Algarvia; Tour of Oman: Kristoff vence etapa, Ben Hermans a geral e Rui Costa no pódio; Vuelta a Andalucia: Wellens vence etapa e Valverde a geral; Leonel Coutinho conquista Memorial Manuel Sanroma; Apresentação Jorbi-Team José Maria Nicolau; Melhores momentos do 2º e 3º dia Campus Actívate Calpe (Vídeo).


Volta ao Algarve: Amaro Antunes conquista Malhão, Roglic a geral Algarvia


O português Amaro Antunes (W52-FC Porto) protagonizou este domingo uma arrebatadora vitória no Alto do Malhão, fechando na geral na 5ª posição. Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e Tiesj Benoot (Lotto Soudal) completaram o pódio da última etapa da Volta ao Algarve.

Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) tornou-se no primeiro ciclista esloveno a conquistar a Algarvia, completando o pódio da 43ª edição o polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky) e o francês Tony Gallopin (Lotto Soudal).

Amaro Antunes declarou: “Ganhar é algo que a W52-FC Porto já habituou os adeptos. Este é um lugar habitual de treinos, conheço esta subida de olhos fechados. Sabia onde tinha de arrancar. Inicialmente, hesitei um pouco, contive-me e finalmente arranquei no momento certo. É especial ganhar em casa, é muito emotivo e algo que hoje, no hotel, sonhava. Amigos e familiares vieram para aqui às cinco da madrugada para pintar a estrada e a única resposta que lhes tinha de dar, o único agradecimento possível, era chegar aqui em primeiro lugar. Para dizer a verdade, na primeira passagem fiz toda a subida em pele de galinha e quando a equipa começou a tirar só tinha em mente a vitória. Queria retribuir o apoio de quem acreditou em mim, em especial o meu director desportivo Nuno Ribeiro. Acreditou desde o início que a vitória seria possível. Foi muito bom chegar aqui com os aplausos do público. É algo que não vou esquecer tão cedo. Não é por acaso que temos aqui alguns dos melhores ciclistas do mundo, um pelotão de luxo e isso ainda mais valor dá à minha vitória.”

Primoz Roglic afirmou: “Fizemos um grande trabalho e controlámos a corrida até onde seria possível. Na subida final, seria a minha vez. Consegui ficar com o Kwiatkowski e agora é tempo de celebrar. Foi duro para todos, mas felizmente consegui levar esta camisola até ao final. Veremos o que o futuro me traz. Sei que combino a montanha e o contra-relógio com certa facilidade e espero estar forte nas próximas corridas. Mas agora vou festejar. Quando comecei a competir não imaginava chegar a este nível. É um sonho estar aqui de amarelo.”

A Volta ao Algarve terminou com uma jornada de 179,2 km entre Loulé e o Alto do Malhão, marcada por uma numerosa fuga de 21 corredores, formada após 50 km percorridos e em consequência das famosas ‘bordures’.

Protagonizaram a fuga o português José Gonçalves e Maurits Lammertink (Katusha-Alpecin), Oscar Gatto (Astana), Michael Schwarzmann (BORA-Hansgrobe), Alberto Bettiol e Sep Vanmarcke (Cannondale-Drapac), Arnaud Démare (FDJ), André Greipel (Lotto Soudal), Dries Devenyns (Quick-Step Floors), Benjamim King (Dimension Data), Timo Roosen (LottoNL-Jumbo), Philippe Deignan (Sky), John Degenkolb (Trek-Segafredo), Geoffrey Soupe (Cofidis), Aleksei Tsatevich (Gazprom-Rusvelo), Juan Arboleda (Manzana Postobon), Jesper Asselman e Andre Looij (Roompot-Nederlandse Loterij), Pieter Vanspeybrouck (Wanty-Groupe Gobert) e os ciclistas de equipas lusas Jesus Del Pino (Efapel) e Raúl Alarcón (W52-FC Porto).

No menu do dia, uma jornada recheada de prémios de montanha em Monte da Casinha (3ªcat), duas passagens em Vermelhos (3ªcat) e duas passagens no Alto do Malhão (2ªcat de 2,8 km de extensão a 8,9% de pendente média e máxima de 9,2%), coroado uma primeira vez a 41,5 km para a meta.

W52-FC Porto e Sky foram as equipas com maior empenho na frente do pelotão na perseguição à fuga. Na frente, nos derradeiros quilómetros destacou-se da grande fuga um grupo de sete corredores, incluindo o luso José Gonçalves e o espanhol Raúl Alarcón, mas o esforço foi terminado às primeiras rampas no Malhão, momento em que o grupo com os favoritos à geral entrou em campo para a contenda final.

A pouco mais de 1 km da linha de todas as glórias, em resposta ao incansável trabalho da equipa W52-FC Porto, foi pelos pedais de Amaro Antunes que surgiu o decisivo ataque rumo à vitória da etapa. O ciclista luso de 26 anos deixou para trás o camisola amarela Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) e os mais directos adversários, rumando numa forte pedalada à glória no Alto do Malhão.

Depois de se distinguir em 3º entre os melhores na etapa rainha da Vuelta a la Comunitat Valenciana, ganha por Nairo Quintana, Amaro Antunes voltou a brilhar entre os grandes nomes do WorldTour conquistando a etapa rainha da Volta ao Algarve.

Neste dia, as equipas continentais portuguesas tiveram um desempenho irrepreensível. Para além da vitória da W52-FC Porto por Amaro Antunes, a Louletano-Hospital de Loulé cruzou a linha em 2º com Vicente de Mateos e em 10º com David de la Fuente, a equipa Sporting-Tavira em 6º com Rinaldo Nocentini e a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack em 13º com Edgar Pinto.

Na geral, as equipas lusas também obtiveram lugares de grande destaque: 5º Amaro Antunes, 9º Rinaldo Nocentini, 10º Edgar Pinto e 13º Alejandro Marque (Sporting-Tavira).

Nas demais classificações, André Greipel (Lotto Soudal) venceu a camisola dos pontos e o companheiro de Tiesj Benoot a juventude, Juan Osorio (Manzana Postobon) a montanha e a Astana triunfou por equipas, sendo a lusa Sporting-Tavira a 6ª equipa classificada e a W52-FC Porto a 8ª entre 25 esquadras presentes.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
4:29:28
Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
+12s
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
+12s
Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky
+15s
Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
+15s
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+15s
Jaime Roson (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+15s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+15s
Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal
+15s
10º
David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
+15s

Classificação Geral Final, Top 10
Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
19:04:03
Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky
+22s
Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal
+55s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+59s
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+1:29s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+1:36s
Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar Team
+1:40s
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
+1:42s
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+1:56s
10º
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+2:19s

Amaro Antunes conquista Malhão (© João Fonseca)


Tour of Oman: Kristoff vence etapa, Ben Hermans a geral e Rui Costa no pódio


O norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) triunfou pela terceira vez no Tour of Oman, superando ao sprint na última etapa o romeno Eduard Michael Grosu (Nippo-Vini Fantini) e o italiano Sacha Modolo (UAE Abu Dhabi).

O belga Ben Hermans (BMC) conquistou a classificação geral, completando o pódio o português Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e o italiano Fabio Aru (Astana).

O vencedor da etapa Alexander Kristoff disse: “Foi um dos dias mais ventosos desde há muito em Omã e sabíamos que seria difícil controlar a corrida. Contudo, tivemos sorte já que a equipa BMC tentou controlar a corrida para o líder da geral Ben Hermans. No final, eles tentaram ganhar com um ataque tardio de Greg Van Avermaet. Não controlámos toda a corrida, mas fizemos o nosso trabalho principal no final. Felizmente, tive os meus companheiros a apoiar-me nas voltas ao circuito. Especialmente Marco Haller, que fez um trabalho incrível nos últimos dois quilómetros. Ele trouxe-me para uma boa posição para o sprint. À falta 150 metros eu estava em segundo e fazia um forte vento de frente. Os últimos 150 metros pareceram 300 metros, mas no final consegui ganhar e estou muito feliz por vencer a minha terceira etapa no Tour of Oman 2017!”

O vencedor da geral Ben Hermans declarou: “Estou muito feliz por conseguir vencer duas etapas e a geral. É mais do que poderia ter sonhado. Foi a semana perfeita para mim, perfeito início de temporada. Sabia através dos treinos que estava muito bem. Já tinha tido este sentimento inúmeras vezes, mas nunca tinha ganho uma classificação geral. Ganhei etapas ou clássicas, mas nunca estive tão bem contra este tipo de trepadores que estão aqui. Neste sentido foi uma surpresa para mim. Definitivamente, dá-me mais confiança. Não estou ao nível de Richie Porte, Tejay van Garderen ou Greg Van Avermaet, mas penso que terei as minhas oportunidades. Talvez nas clássicas poderei ter uma oportunidade. Liège-Bastogne-Liège é certamente um objectivo para mim.”

Após uma prestação de alto nível em Omã, o segundo à geral Rui Costa disse: “Que grande sensação estar no pódio no final de tão emocionante competição, que foi disputada pela equipa UAE com o constante desejo em ser protagonista. O percurso do Tour of Oman foi exigente e exaltou a qualidade dos ciclistas, por isso, considero este segundo lugar uma boa conquista. Claro que teria ficado ainda mais satisfeito se tivesse ganho uma das duas etapas onde terminei em segundo. Contudo, esta será uma motivação adicional para continuar nesta boa senda de performances.”

A derradeira etapa desenrolou-se ao longo de 130,5 km entre The Wave e Muttrah Corniche. A fuga formou-se logo aos primeiros quilómetros pela iniciativa de Iljo Keisse (Quick-Step Floors), Aime De Gendt (Sport Vlaanderen) e Benjamin Geraud (Delko Marseille Provence). O belga Keisse foi o último resistente a ser alcançado pelo pelotão à falta de 5 km para a meta.

Antes do desfecho ao sprint, ainda houve tempo para o ataque de Romain Bardet (AG2R La Mondiale), seguido de Greg Van Avermaet (BMC), ambos inglórios. A jornada rumava a alta velocidade para a linha de todas as decisões, onde Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) conquistou a quarta vitória da temporada, terceira em Omã. Venceu ainda a classificação por pontos.

Ben Hermans (BMC) venceu a geral, não sem antes passar pelo susto de sofrer uma queda na primeira subida deste dia. Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e Fabio Aru (Astana) completaram o pódio. O quarto na geral, Merhawi Kudus (Dimension Data) venceu a classificação da juventude e a Dimension Data imperou por equipas.

Resultados, Top 10 e Luso
Alexander Kristoff (Nor) Katusha-Alpecin
2:57:03
Eduard  Michael Grosu (Rom) Nippo-Vini Fantini
m.t.
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Bert Van Lerberghe (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise
m.t.
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Ramon Sinkeldam (Ned) Team Sunweb
m.t.
Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain Merida
m.t.
Lasse Norman Hansen (Den) Aqua Blue Sport
m.t.
Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data
m.t.
10º
Roy Jans (Bel) WB Veranclassic Aqua Protect
m.t.
59º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.

Classificação Geral Final, Top 10
Ben Hermans (Bel) BMC
20:56:20
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+22s
Fabio Aru (Ita) Astana
+35s
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+58s
Tsgabu Grmay (Eth) Bahrain Merida
+1:12s
Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale
+1:17s
Mathias Frank (Sui) AG2R La Mondiale
+1:19s
Lachlan Morton (Aus) Dimension Data
+1:21s
Giovanni Visconti (Ita) Bahrain Merida
+1:33s
10º
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+1:38s

Rui Costa no pódio em Omã (© Bettini)


Vuelta a Andalucia: Wellens vence etapa e Valverde a geral


O belga Tim Wellens (Lotto Soudal) levou a fuga até à linha de meta, triunfando na derradeira etapa frente aos companheiros de aventura Simon Clarke (Cannondale-Drapac) e Victor Campenaerts (LottoNL-Jumbo).

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) conquistou a geral vencendo a quinta Vuelta a Andalucia da sua carreira e atingindo desta forma as 100 vitórias da sua carreira. Alberto Contador (Trek-Segafredo) e Thibaut Pinot (FDJ) completaram o pódio.

Alejandro Valverde disse: “Estou muito feliz, foi um triunfo muito trabalhado. A equipa esteve excelente, tenho que lhes agradecer a todos eles. Não foi um dia nada fácil, com chuva, muito frio, vento… mas no final não houve ataques e conseguimos este quinto triunfo aqui, que nos custou tanto. Esta vitória 100 deixa-me muito entusiasmado. Significa que a trajectória foi fenomenal, são números muito bons e espero continuar a ampliá-los. Não há tempo para muitas celebrações, porque em apenas dez dias tenho Paris-Nice, que será o meu próximo objectivo.”

A última etapa ligou Cádiz a Málaga em 151,5 km. A fuga do dia tomou forma aos primeiros quilómetros, composta por Tim Wellens (Lotto Soudal), Victor Campenaerts (LottoNL-Jumbo), Marco Minnaard (Wanty-Groupe Gobert), Maciej Paterski (CCC Sprandi Polkowice), Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias), Nick Van Der Lijke (Roompot-Nederlandse Loterij), Simon Clarke (Cannondale-Drapac) e Domens Novak (Bahrain Merida).

Em dia de chuva, a fuga conseguiu chegar a bom porto disputando entre si a vitória da quinta e derradeira etapa, sendo Tim Wellens (Lotto Soudal) o mais forte na chegada a Málaga, conquistando desta formas o terceiro triunfo da temporada.

Alejandro Valverde (Movistar Team) fechou a competição andaluz com a vitória da geral e dos pontos, Georg Preidler (Team Sunweb) triunfou na montanha.

Resultados, Top 10 e Luso
Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal
3:58:31
Simon Clarke (Aus) Cannondale-Drapac
m.t.
Victor Campenaerts (Bel) LottoNL-Jumbo
m.t.
Maciej Paterski (Pol) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Domen Novak (Slo) Bahrain Merida
m.t.
Nick Van Der Lijke (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Marco Minnaard (Ned) Wanty-Groupe Gobert
+1:34s
Héctor Saez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+1:45s
Ivan Garcia (Esp) Bahrain Merida
+1:45s
10º
Hugo Hofstetter (Fra) Cofidis
+1:45s
36º
André Cardoso (Por) Trek-Segafredo
+1:45s

Classificação Geral Final, Top 10 e Luso
Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
17:12:23
Alberto Contador (Esp) Trek-Segafredo
+1s
Thibaut Pinot (Fra) FDJ
+6s
Wout Poels (Ned) Team Sky
+21s
Diego Rosa (Ita) Team Sky
+45s
Mikel Landa (Esp) Team Sky
+48s
Sebastien Reichenbach (Sui) FDJ
+52s
Rigoberto Urán (Col) Cannondale-Drapac
+1:29s
Ondrej Cink (Cze) Bahrain-Merida
+1:48s
10º
Javier Moreno (Esp) Bahrain-Merida
+1:50s
26º
André Cardoso (Por) Trek-Segafredo
+5:29s

Valverde, Contador e Pinot no pódio em Andalucía (© Photo Gomez)


Leonel Coutinho conquista Memorial Manuel Sanroma


Almagro acolheu este fim-de-semana o XVIII Memorial Manuel Sanroma e no pódio brilhou o português Leonel Coutinho, vencendo as duas etapas e a geral na estreia da temporada com as novas cores da equipa Supermercados Froiz.

No sábado, Leonel Coutinho imperou ao sprint no final de uma jornada de 105 km com chegada a Ejido de San Juan. O pódio ficou completo por Cristian Torres (Escribano Sports Team) e Javier Perez (Gsport-Valencia Esport).

Já no domingo, ao final de 145 km na chegada à Plaza Mayor foi novamente o jovem ciclista luso a triunfar na meta. Leonel Coutinho declarou no final da jornada: “Esta é a melhor corrida que já fiz. A equipa esteve sempre espectacular, um grande trabalho desde o início até ao fim numa corrida bastante dura. Estivemos sempre na frente, sempre na luta, nunca desistimos e no final ficámos três, qualquer um dos meus colegas de equipa merecia a vitória e estão todos de parabéns. É uma equipa magnífica.”

A equipa de Leonel Coutinho conquistou também o 2º lugar com Ángel de Julián e agarrou ainda o triunfo no colectivo do Memorial Miguel Sanroma, que rende homenagem a Lolo Sanroma, ciclista profissional natural de Almagro, falecido na Volta a Catalunha de 1999.

Classificação Geral Final, Top 10
Leonel Coutinho (Supermercados Foiz)
6:09:55
Ángel de Julián (Supermercados Froiz)
m.t.
Óscar Pelegri (Caja Rural-Seguros RGA)
m.t.
Diego Tirilonte (Rias Baixas)
m.t.
Victor Romero (ULB-Natural Greatness)
m.t.
Noel Martin (Kuota-Construcciones Paulino)
m.t.
Sergio Casanova (ULB-Natural Greatness)
m.t.
Jesus Albert Rubio (Controlpack)
m.t.
Bernat Font (Gsport Valencia Esport)
m.t.
10º
Gonzalo Serrano (Caja Rural-Seguros RGA)
m.t.

Leonel Coutinho conquista o primeiro troféu da temporada (© PC Lolo Sanroma Almagro)


Apresentação Jorbi-Team José Maria Nicolau


As equipas de formação Jorbi-Team José Maria Nicolau foram ontem apresentadas oficialmente no Centro Cultural do Cartaxo. O artigo, com entrevistas e galeria de fotografias, referente à apresentação das equipas de escolas, cadetes, juniores e sub-23 pode ser visualizado por completo aqui.

Equipa sub-23 Jorbi-Team José Maria Nicolau (© Helena Dias)


Melhores momentos do 2º e 3º dia Campus Actívate Calpe (Vídeo)


O blog Cycling & Thoughts continua a fazer eco da 12ª edição do Campus de Ciclismo Actívate, de Eduardo Chozas. Depois de apresentarmos as melhores imagens do dia inaugural, com presença de Miguel Indurain, seguem-se os vídeos do 2º e 3º dia deste importante evento de ciclismo, imagens de autoria Pedaleo.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.