Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Internacionais Lusos na Volta ao Algarve 2017; Equipas Lusas na Volta ao Algarve 2017; André Cardoso na Vuelta a Andalucia; Tour of Oman: Kristoff triunfa em Naseem Park; Apresentação Equipas Polartec-Fundación Alberto Contador.


Internacionais Lusos na Volta ao Algarve 2017


É já amanhã, dia 15, que começa a 43ª edição da Volta aoAlgarve. Entre as 19 equipas estrangeiras presentes, farão parte do elenco do pelotão algarvio 7 ciclistas internacionais lusos bem conhecidos do público.

Com a equipa alemã BORA-hansgrohe vem o campeão nacional de fundo José Mendes, que iniciou a temporada a competir em dois troféus do Challenge Mallorca (25º CG Trofeo Andratx) e esteve também na Vuelta a Murcia (57º CG).

Pela espanhola Movistar Team está presente o campeão nacional de contra-relógio Nelson Oliveira, esta temporada 37º no Dubai Tour, e Nuno Bico, que participou nos quatro troféus da Challenge Mallorca, tendo como melhor classificação o 43º lugar no Trofeo Porreres. A equipa soma neste início de ano três vitórias, duas de Nairo Quintana e uma de Alejandro Valverde.

Com a suíça Katusha-Alpecin estão presente José Gonçalves e Tiago Machado. Ambos já correram este ano o Santos Tour Down Under e a Cadel Evans Great Ocean Road Race, terminando Gonçalves em 30º e 46º lugar, Machado em 58º e 40º lugar. A equipa soma também três vitórias este ano, uma com Tony Martin e duas de Alexander Kristoff.

Com a norte-americana Trek-Segafredo vem o campeão nacional sub-23 de fundo Rúben Guerreiro, que já este ano se destacou em 18º da geral no Santos Tour Down Under, sendo 3º da juventude. A equipa tem igualmente três triunfos, alcançados por Fabio Felline, John Degenkolb e Bauke Mollema.

Com a colombiana Manzana Postobón está presente Ricardo Vilela, fazendo o ciclista português e a própria equipa a estreia da temporada em terras algarvias.

Com a espanhola Caja Rural-Seguros RGA deveria participar Rafael Reis, vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 e que este ano obteve um assinalável 15º lugar na geral da Vuelta a San Juan. Infelizmente, Rafael não estará presente, tendo informado o Cycling & Thoughts que na recente Volta a la Comunitad Valenciana ficou envolvido numa queda, tentando desde esse momento recuperar de uma grave luxação no pulso, que o impede de competir na Algarvia.

Etapa 1, 15/Fev, 4ªfeira
Albufeira / Lagos
182,9 km
Etapa 2, 16/Fev, 5ªfeira
Lagoa / Alto da Fóia - Monchique
189,3 km
Etapa 3, 17/Fev, 6ªfeira
Sagres / Sagres (CRI)
18 km
Etapa 4, 18/Fev, sábado
Almodôvar / Tavira
203,4 km
Etapa 5, 19/Fev, domingo
Loulé / Alto do Malhão
179,2 km



Lista oficial Volta ao Algarve
(clicar na imagem para ver em tamanho real)


Equipas Lusas na Volta ao Algarve 2017


As equipas continentais lusas confirmaram os ciclistas presentes na 43ª edição da Volta ao Algarve. Para ver artigo completo sobre as equipas lusas, clicar aqui.
 

André Cardoso na Vuelta a Andalucia


André Cardoso (Trek-Segafredo) é o único ciclista português presente na 63ª edição da Vuelta a Andalucia, prova que se inicia amanhã, dia 15, até ao dia 19 de Fevereiro.

Na forte esquadra norte-americana Trek-Segafredo, André Cardoso irá pedalar ao lado de Alberto Contador, Matthias Brändle, Fabio Felline, Jesús Hernández, Markel Irizar e Haimar Zubeldia.

A Vuelta a Andalucia corre-se exactamente nos mesmos dias da Volta ao Algarve, tendo as duas provas a mesma categoria UCI, 2.HC.

Na Andaluzia vai estar um pelotão de 21 equipas [lista], dispostas a lutar pelas cinco etapas em discussão:
Etapa 1
Rincón de la Victoria (Málaga) / Granada
155,4 km
Etapa 2
Torredonjimeno / Alto Peña del Águila, Mancha Real
177,9 km
Etapa 3
Lucena / Córdoba (CRI)
12 km
Etapa 4
La Campana (Sevilla) / Sevilla
179,3 km
Etapa 5
Setenil de las Bodegas (Cádiz) / Coín (Málaga)
151,5 km

(© Trek-Segafredo)


Tour of Oman: Kristoff triunfa em Naseem Park


O norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) bateu ao sprint a dupla italiana Kristian Sbaragli (Dimension Data) e Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida) no dia inaugural do Tour of Oman.

Já em 2016, Kristoff tinha ganho no mesmo local de chegada da terceira etapa. Hoje, o favoritismo cumpriu-se com nova vitória. “Claro, todos no pelotão olhavam para nós, já que éramos os favoritos comigo como um dos melhores sprinters. Por isso, tivemos de assumir o comando da corrida desde o início. Quick-Step Floors ajudou e mais tarde também a Sunweb. A nossa equipa fez um trabalho incrível. No final, todos contribuíram para o lançamento. Conhecíamos o final do ano passado e sabíamos que tínhamos de vir para a frente um pouco tarde, principalmente por causa da estrada recta e do vento de frente. Esperámos um bom bocado. Só no final, a 300m, fomos para a frente. Ainda foi difícil com o vento de frente, mas o nosso comboio foi perfeito. Marco Haller e Michael Morkov foram os últimos a trazer-me para a posição ideal, mas também Nils Politt ajudou muito. Estou orgulhoso desta equipa. Já em Bessèges mostrámos que temos um bom grupo. Espero que possamos continuar assim”, declarou Kristoff.

A primeira etapa percorreu 176,5 km entre Al Sawadi Beach e Naseem Park com um grupo de cinco corredores a formar a fuga do dia. Larry Warbasse (Aqua Blue Sport), Aime De Gendt (Sport Vlaanderen – Baloise), Alan Marangoni (Nippo - Vini Fantini), Giuseppe Fonzi (Wilier Triestina) e Christophe Masson (WB Veranclassic Aqua Protect) nunca obtiveram uma vantagem para além dos 4 minutos, terminando a aventura a 10 km do final.

Na luta ao sprint pela linha de meta, Kristoff foi implacável com os adversários, conquistando a segunda vitória da temporada, a terceira para a equipa Katusha-Alpecin.

O ciclista português Rui Costa (UAE Abu Dhabi) terminou este primeiro dia integrado no pelotão, no 27º lugar, com o sprinter companheiro de equipa Sacha Modolo a estar na luta pela etapa, cruzando a linha em 9º. O director desportivo Pedrazzini mostrou-se satisfeito com os resultados: “Estou satisfeito com a boa performance de toda a equipa ao longo da etapa, todos demonstraram espírito de equipa ao correm juntos. Apreciei bastante o cuidado que Ait El Abdia e Mirza tiveram no apoio ao capitão Rui Costa. Poderíamos ter feito um melhor sprint sem o furo de Kump. Esta foi a primeira vez na temporada que este comboio correu em conjunto, o que significa que iremos melhorar a nossa força dia-a-dia.”

Amanhã, a segunda etapa irá percorrer 145,5 km entre Nakhal e Al Bustan.

Resultados, Top 10 e Luso
Alexander Kristoff (Nor) Katusha-Alpecin
3:46:29
Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data
m.t.
Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida
m.t.
Lasse Norman Hansen (Den) Aqua Blue Sport
m.t.
Lucas Sebastian Haedo (Arg) UnitedHealthcare
m.t.
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Roy Jans (Bel) WB Veranclassic Aqua Protect
m.t.
Benjamim Giraud (Fra) Delko Marseille Provence KTM
m.t.
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
10º
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
27º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.

Classificação Geral, Top 10 e Luso
Alexander Kristoff (Nor) Katusha-Alpecin
3:46:19
Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data
+4s
Aime De Gendt (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise
+4s
Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida
+6s
Giuseppe Fonzi (Ita) Wilier Triestina
+6s
Larry Warbasse (USA) Aqua Blue Sport
+9s
Alan Marangoni (Ita) Nippo-Vini Fantini
+9s
Lasse Norman Hansen (Den) Aqua Blue Sport
+10s
Lucas Sebastian Haedo (Arg) UnitedHealthcare
+10s
10º
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
+10s
31º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+10s

Kristoff triunfa ao sprint na 1ª etapa do Tour of Oman (© Tim de Waele) 

Apresentação Equipas Polartec-Fundación Alberto Contador


Esta segunda-feira, as equipas júnior e sub-23 Polartec-Fundación Alberto Contador foram apresentadas oficialmente em Móstoles, Madrid, com a presença de Alberto Contador. Em 2017, o grupo sub-23 conta com o ciclista português Daniel Viegas (ex Bairrada).

Entre os ilustres convidados presentes, o evento contou com o Secretário de Estado do Desporto José Ramón Lete e o Presidente da Federação Espanhola de Ciclismo José Luis López Cerrón, que quiseram apoiar a quinta temporada do projecto que promove o ciclismo e a formação dos jovens ciclistas.

José Ramón Lete destacou na sua intervenção o mérito de levar adiante uma iniciativa como esta da Fundação Alberto Contador, na qual se une o desporto a actividades solidárias como ‘Bicis para la Vida’, de promoção do uso da bicicleta, e a luta contra o icto (acidente vascular cerebral). Lete agradeceu a Alberto Contador o seu empenho e desejou sucesso a todos os corredores da Polartec.

No evento estiveram os patrocinadores da equipa, nomeadamente o norte-americano Gary Smith, presidente da Polartec, que mostrou o seu orgulho por trabalhar junto aos irmãos Contador, Alberto e Fran, e reafirmou a sua aposta no projecto anunciando o prolongamento do patrocínio da equipa até à temporada 2018. Smith anunciou ainda que as equipas irão viajar aos Estados Unidos no final da temporada para realizar um estágio especial na terra do seu patrocinador.

José Miguel Aparicio, director geral da Skoda Espanha, foi o anfitrião da apresentação, que se realizou no concessionário que a marca possui em Móstoles. Aparicio destacou o vínculo da Skoda ao ciclismo, que começou precisamente como fabricante de bicicletas. Disse ainda sentir-se encantado em começar a colaborar com a Fundação Alberto Contador, porque juntamente com o ciclismo tem outros objectivos solidários, tanto ou mais importantes que a promoção do desporto.

Na apresentação houve um capítulo reservado ao trabalho social da Fundação Alberto Contador, neste caso para o projecto de ‘Bicis para la Vida’. Susana Pato, da Fundação Ananta, uma das principais implicadas no projecto junto à Fundação Seur e à Associação de Deficientes de Pinto, destacou que desde 2002 se reciclaram e partilharam mais de 600 bicicletas a mais de 20 associações e ONG’s, destacando as acções levadas a cabo em países como Marrocos e Senegal. Além disso, este ano a Fundação Alberto Contador trará ao projecto ‘Bicis para la Vida’ a mesma quantidade que os seus corredores ganhem em prémios. Em 2016, a cifra passou mais de 5.600 euros.

O ex-companheiro e amigo de Alberto Contador, o italiano Ivan Basso, também não quis perder a apresentação das equipas, entre outras razões por ter o cargo de responsável da incorporação de novos talentos na equipa Trek-Segafredo.

Alberto Contador fechou o evento destacando a importância dos patrocinadores, que apostaram na Fundação, dado o difícil que é encontrar sponsors para um projecto em contínuo crescimento e com necessidades também crescentes. Agradeceu o compromisso de todos, desde a Polartec às bicicletas Look, passando pela Rotor e Skoda, destacando a versatilidade dos seus veículos para um desporto tão exigente como o ciclismo.

Sobre a temporada em termos pessoais, Alberto Contador declarou: “Estou muito animado com o início desta temporada com a nova equipa Trek-Segafredo, o grande ambiente que se respira e a vontade de fazer as coisas.” Concluí-o sobre a prova competição, a Vuelta a Andalucia [15-19/Fevereiro]: “Os dados são bons e veremos o que sucede na Andaluzia, embora seja uma corrida um tanto peculiar este ano, com as três primeiras etapas decisivas. Veremos o que podemos fazer.”

Equipa Sub-23 Polartec-Fundación Alberto Contador 2017: Miguel Ángel Ballesteros, Joan Bou, Juan Camacho, Daniele Cantoni, Sergio Hernández, Juan Pedro López, Diego Pablo Sevilla, Fran Pérez, Isaac Cantón, Iker Eskibel, Harrison Jones, Jorge Pastor, Daniel Viegas, Claudio Clavijo, Tomeu Gelabert e Alejandro Ropero.

Equipa Júnior Polartec-Fundación Alberto Contador 2017: Joan Martí Bennassar, Marc Brustenga, Carlos García, David Cabezas, Hugo Sampedro, Rodrigo Cascajo, Axel Clausse, Domingo Estrada, Sergio García, Maties Gornals, Pol Hernández, Felipe Pavón e Jakub Pilecek.

(© Polartec-Fundación Alberto Contador)

Daniel Viegas (© Polartec-Fundación Alberto Contador)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.