Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Apresentada Funvic/Brasil Pro Cycling de Daniel Silva; Pré-inscritos para Volta ao Algarve; Rui Costa no Tour of Oman; Anass Ait El Abdia em entrevista; Movistar Team visita Rafa Nadal Academy (Vídeo).

Apresentada Funvic/Brasil Pro Cycling de Daniel Silva


A equipa Profissional Continental Funvic/Brasil Pro Cycling foi apresentada esta quinta-feira em São José dos Campos, Pindamonhangaba, na sede da Funvic – Fundação Universitária Vida Cristã, patrocinadora oficial desde 2008. A esquadra brasileira recebe em 2017 nas suas fileiras o ciclista português Daniel Silva, 3º na Volta a Portugal 2016.

A Funvic/Brasil Pro Cycling apresentou-se com novos equipamentos da marca portuguesa Pacto, novas caras e uma nova gestão mais direccionada a jovens ciclistas, mantendo no comando Benedito Tadeu Júnior ‘Kid’, que declarou: “Montámos um grupo mesclando nomes já consagrados no desporto com jovens, que têm um grande potencial e estão iniciando a carreira agora. Muito além de resultados, estamos focados também no futuro do ciclismo brasileiro.”

Entre as contratações destaca-se o português Daniel Silva, o medalhista paraolímpico Lauro Chaman e o espanhol Jordi Simón, medalha de bronze nos Nacionais 2016.

A equipa é assim composta por 17 ciclistas: Lauro Chaman (Bra), Francisco Chamorro (Arg), Roberto Silva (Bra), André Almeida (Bra), Pedro Nicácio (Bra), Magno Nazaret (Bra), Caio Godoy (Bra), Murilo Affonso (Bra), Flávio Santos (Bra), Daniel Silva (Por), Jordi Simón (Esp), Gabriel Silva (Bra), André Gohr (Bra), Breno Morais (Bra), Victor Ranghetti (Bra), Rafael Pires (Bra) e Lincoln Silva (Bra).

O primeiro grande desafio da Funvic/Brasil Pro Cycling chega entre os dias 20 e 26 de Março, tendo presença garantida na prova WorldTour Volta a Catalunya. Anteriormente, a equipa irá participar no Torneio de Verão na Baixada Santista, no Brasil.

A Funvic/Brasil Pro Cycling conta ainda com uma equipa feminina, composta por 4 ciclistas: Cristiane Silva, Luciene Ferreira da Silva, Tatielle Valadares e Wellyda dos Santos Rodrigues.
 
Funvic/Brasil Pro Cycling 2017 (© Luis Claudio Antunes/Bike76)


Pré-inscritos para Volta ao Algarve


A organização da Volta ao Algarve divulgou hoje a lista de ciclistas pré-inscritos para a 43ª edição. Para ver em tamanho real, clicar na imagem.



Rui Costa no Tour of Oman


Rui Costa irá defender as cores da equipa UAE Abu Dhabi no Tour of Oman (2.HC), prova a celebrar-se entre os dias 14 a 19 de Fevereiro.

Ao lado do português Rui Costa irá alinhar o campeão emiradense Yousef Mirza, o campeão marroquino Anass Ait El Abdia, o esloveno Marko Kump e os italianos Roberto Ferrari, Sacha Modolo, Marco Marcato e Federico Zurlo.

No percurso do Tour of Oman destaca-se a segunda etapa, contendo a 5 km da meta a quarta e última subida do dia a Aljissah (1,4 km a 9% de pendente média), a terceira etapa com chegada ao alto de Quriyat (2,8 km a 6,5% de pendente média) e a quinta etapa (rainha) com chegada ao alto de Jabal Al Akhdhar (0,8 km a 10,5% de pendente média).

O trio Ferrari-Kump-Modolo irá lutar pelas etapas ao sprint. Com o apoio da equipa e de experientes ciclistas como Marcato, o português Rui Costa irá tentar sobressair na chegada ao alto de Jabal Al Akhdhar, dando continuidade à excelente forma demonstrada na Vuelta a San Juan no final de Janeiro, na qual conquistou a etapa rainha e finalizou em 5º da geral. Zurlo fará a sua estreia, tal como Ait El Abdia, e Mirza será o homem a ter em conta para as fugas.

Percurso Tour of Oman 2017
Etapa 1
Al Sawadi Beach / Naseem Park
176,5 km
Etapa 2
Nakhal / Al Bustan
145,5 km
Etapa 3
Sultan Qaboos University / Quriyat
162 km
Etapa 4
Yiti (Jebel Sifah) / Ministry of Tourism
118 km
Etapa 5
Sama’il / Jabal Al Akhar (Green Mountain)
152,5 km
Etapa 6
The Wave Muscat / Matrah Corniche
130,5 km

Rui Costa (© Bettini)


Anass Ait El Abdia em entrevista


O campeão marroquino de estrada Anass Ait El Abdia, de 23 anos, foi a última contratação anunciada pela equipa emiradense UAE Abu Dhabi, onde pedala o português Rui Costa. Numa entrevista publicada hoje no site da equipa UAE Abu Dhabi, Anass Ait El Abdia fala sobre o sonho de ser ciclista profissional e da entrada no WorldTour. Ler artigo completo, aqui.

(© UAE Abu Dhabi)


Movistar Team visita Rafa Nadal Academy (Vídeo)


A Movistar Team, dos portugueses Nelson Oliveira e Nuno Bico, visitou no final de Janeiro a Rafa Nadal Academy, academia de ténis do famoso campeão espanhol. Alejandro Valverde, Nairo Quintana e Andrey Amador foram os rostos marcantes nessa visita, partilhada pela equipa num curto vídeo e que elegemos para o fecho desta edição das Notícias Diárias Cycling & Thoughts.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.