Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: W52-FC Porto 20ª na abertura da Volta Valenciana; Bis de Marcel Kittel no Dubai Tour; Manzana Postobón de Ricardo Vilela apresentada oficialmente; Novos rostos da equipa continental Dimension Data for Qhubeka 2017; Bicicletas de topo em 2017 (Vídeo).


W52-FC Porto 20ª na abertura da Volta Valenciana


A equipa continental lusa W52-FC Porto abriu a temporada em Espanha, obtendo um 20º lugar no contra-relógio por equipas da Volta a la Comunidad Valenciana. A vitória da etapa inaugural coube à esquadra WorldTour BMC, com o italiano Manuel Senni a vestir a primeira camisola do comando da geral.

Manuel Senni descreveu a difícil vitória alcançada pela equipa. “Foi um duro percurso e um dia muito difícil na primeira parte da corrida com aquela subida, mas tivemos homens fortes como Stefan Küng, Michael Schär e Alessandro De Marchi capazes de fazer um grande trabalho a puxar na frente. Na verdade, todos fizeram um bom trabalho. Entrei tarde na corrida, por isso, estava apenas a tentar ao máximo ficar junto a eles o máximo tempo possível. No fim, ainda tive pernas e consegui ir o percurso todo. Na chegada a linha de meta eu estava na frente e, antes que eu desse conta, cruzei a linha em primeiro. Não houve plano para tal suceder, mas estou muito feliz com isso.”

Sobre a primeira vez na sua carreira profissional que veste a camisola de líder numa corrida, Manuel Senni acrescentou: “Maravilhoso! É uma sensação incrível e uma grande experiência. Estamos aqui para fazer o nosso melhor e dar tudo para tentar trazer a camisola amarela até ao final, seja comigo ou outra pessoa. Temos um par de homens fortes para a geral, portanto irei continuar a dar 100% pela equipa e fazer tudo o que me pedirem ao longo dos próximos dias.”

O esforço colectivo percorreu 37,9 km em Orihuela. A BMC destacou-se entre as 25 equipas presentes, alcançando a vitória com o tempo de 43m17s e a pedalar a uma média de 52,538 km/h. A Sky obteve o 2º melhor tempo, gastando mais 21s, e a Quick-Step Floors o 3º lugar, gastando mais 49s.

Os azuis e brancos da W52-FC Porto ficaram a 4m27s da vitória na 20ª posição, tendo como melhor posicionado na geral Amaro Antunes em 130º lugar. A equipa lusa foi antecedida na meta pela esquadra do seu ex-ciclista Rafael Reis, a Caja Rural-Seguros RGA, que finalizou no 17º lugar a 3m50s, ocupando Reis o 112º lugar na geral.

A segunda etapa irá percorrer 180,6 km entre Alicante e Denia.

Resultados, Top 10 e Lusos
BMC
0:43:17
Team Sky
+21s
Quick-Step Floors
+49s
Movistar Team
+1:02s
LottoNL-Jumbo
+1:12s
Astana
+1:16s
FDJ
+1:30s
Katusha-Alpecin
+1:52s
Cannondale-Drapac
+1:57s
10º
Orica-Scott
+2:00s
17º
Caja Rural-Seguros RGA
+3:50s
20º
W52-FC Porto
+4:27s

Classificação Geral
Manuel Senni (Ita) BMC
0:43:17
Michael Schar (Sui) BMC
m.t.
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
m.t.
Nicolas Roche (Irl) BMC
m.t.
Stefan Küng (Sui) BMC
m.t.
Ben Hermans (Bel) BMC
m.t.
Lukasz Wisniowski (Pol) Team Sky
+21s
Philip Deignan (Irl) Team Sky
+21s
Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky
+21s
10º
Wout Poels (Ned) Team Sky
+21s
112º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+3:50s
130º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+4:27s
131º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+4:27s
132º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+4:27s
133º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+4:27s
134º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+4:27s
135º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+4:27s
136º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+4:27s
176º
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto
+6:50s

Equipa W52-FC Porto à partida para o contra-relógio (© Volta Valenciana)


Bis de Marcel Kittel no Dubai Tour


Marcel Kittel (Quick-Step Floors) sprintou para a vitória em Ras al Khaimah em mais uma chegada emocionante no Dubai Tour. O ciclista alemão alargou a vantagem no comando da geral ao triunfar pelo segundo dia consecutivo diante do holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) e do italiano Jakub Mareczko (Wilier Triestina).

Sobre a oitava vitória da equipa esta temporada, Kittel disse: “Hoje foi difícil. O final era diferente e complicado e, por isso, não houve oportunidade de estirar o pelotão, mas a adaptação a diferentes situações de corrida mostra a força da equipa. Os companheiros fizeram uma vez mais um trabalho incrível, Fabio trouxe-me para a frente no momento certo, Matteo manteve a velocidade alta e eu saltei de roda em roda e consegui alcançar a vitória. Também é bom vencer desta maneira. É bom ter sete vitórias de etapa aqui. Tal como disse no início da semana, o Dubai sempre foi bom para mim. A corrida ainda não terminou e o nosso objectivo é continuar a trabalhar e levar dia-a-dia o melhor possível. Veremos como as coisas correm.”

O tiro de partida dos 186 km da segunda etapa foi dado no Dubai, com a fuga a formar-se nos primeiros 20 km. Mark Christian (Aqua Blue Sport), Simone Andreetta (Bardiani-CSF), Jempy Drucker (BMC), Peter Williams (One Pro Cycling) e Yousef Mirza (UAE Abu Dhabi) deram corpo ao quinteto em fuga, que à imagem de ontem terminou a 10 km da meta.

Na luta final ao sprint, a vitória sorriu ao líder da geral Marcel Kittel, tendo o único português em competição Nelson Oliveira (Movistar Team) cruzado a meta novamente integrado no pelotão, em 72º lugar.

A terceira etapa, a mais longa desta edição, irá percorrer 200 km com final em Al Aqah.

Resultados, Top 10 e Lusos
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
4:25:33
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
m.t.
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
m.t.
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
m.t.
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Juan José Lobato (Esp) LottoNL-Jumbo
m.t.
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
m.t.
Riccardo Minali (Ita) Astana
m.t.
Marco Maronese (Ita) Bardiani-CSF
m.t.
10º
Adam Blythe (GBr) Aqua Blue Sport
m.t.
72º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
m.t.

Classificação Geral
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
8:31:46
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
+8s
Nicola Boem (Ita) Bardiani-CSF
+13s
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
+14s
Thomas Stewart (GBr) One Pro Cycling
+14s
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
+16s
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
+16s
Yousef Mirza (UAE) UAE Abu Dhabi
+16s
Silvan Dillier (Sui) BMC
+16s
10º
Peter Williams (GBr) One Pro Cycling
+19s
49º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+20s

Marcel Kittel bisa no Dubai Tour (© TDWSport.com)



Manzana Postobón de Ricardo Vilela apresentada oficialmente


A única equipa Profissional Continental colombiana, a Manzana Postobón, foi apresentada oficialmente na Plaza Mayor da cidade de Medellín. Nas suas fileiras milita o ciclista português Ricardo Vilela, de 29 anos, após dois anos a representar a esquadra espanhola Caja Rural-Seguros RGA.

O presidente da Postobón, Miguel Fernando Escobar Penagos, manifestou: “Há dois anos, Postobón deu uma nova vida à Manzana Postobón Team com um projecto desportivo a longo prazo. Hoje já estamos a ver os frutos, como o feito de ter superado todos os processos exigidos pela União Ciclista Internacional para ser uma esquadra Profissional Continental na temporada 2017. Este grande passo permite à equipa competir em grandes provas internacionais. Estamos muito orgulhosos dos nossos ciclistas e acreditamos firmemente na importância de apoiar o desporto colombiano.”

O presidente da Corporação Pedaleamos por Colombia, Alejandro Restrepo, afirmou: “É uma enorme alegria, porque continuamos a cumprir o sonho, que tínhamos quando iniciámos este projecto como equipa nacional, e agora somos Profissionais Continentais. Será um orgulho, porque vamos representar uma grande marca como a Manzana Postobón. Contamos com uma equipa de grandiosos guerreiros, capazes de atingir os objectivos e estaremos a seu lado para que possam cumpri-los.”

No evento foi apresentada a equipa Pro Continental, constituída por 16 ciclistas que irão competir em Portugal, Espanha, França, Turquia, Noruega, Malásia e Bélgica, sendo algumas das provas de categoria WorldTour, como a Volta a Catalunya [20-26/Mar]. A estreia será precisamente no país de Ricardo Vilela, nomeadamente na Volta ao Algarve [15-19/Fev], tendo também presença marcada em seguida na Volta ao Alentejo [22-26/Fev].

Também apresentada foi a equipa nacional integrada por seis ciclistas, que irão competir nas provas do calendário da Colômbia.

Sob a direcção desportiva de Luis Fernando Saldarriaga, a Pro Continental Manzana Postobón é composta em 2017 por Hernan Aguirre (Col), Juan Jose Amador (Col), Hernando Bohórquez (Col), Jetse Bol (Ned), Jhojan Garcia (Col), Sergio Andres Higuita (Col), Juan Sebastian Molano (Col), Fernando Orjuela (Col), Juan Felipe Osorio (Col), Wilmar Paredes (Col), Antonio Piedra (Esp), Aldemar Reyes (Col), Yecid Arturo Sierra (Col), Bernardo Suaza (Col), Ricardo Vilela (Por) e Juan Pablo Villegas (Col).

Ricardo Vilela defende em 2017 as cores da colombiana Manzana Postobón (© Equipa)


Novos rostos da equipa continental Dimension Data for Qhubeka 2017


A equipa continental sul-africana Dimension Data for Qhubeka, filial da WorldTour Team Dimension Data, anunciou a chegada de seis jovens ciclistas africanos ao grupo, que irá correr predominantemente o calendário Europeu.

Preparada para a segunda temporada na estrada, a equipa Dimension Data for Qhubeka vê chegar ao grupo o campeão etíope Hafetab Weldu (Eth, 20), Getachow Astbha (Eth, 20), Joseph Areruya (Rwa, 21), Samuel Mugisha (Rwa, 19), El Mehdi Chokri (Mor, 20) e Louis Visser (RSA, 18), transitando da temporada passada Stefan de Bod (RSA, 20 anos), Nicholas Dlamini (RSA, 21), Metkel Eyob (Eri, 23), Amanuel Ghebreigzahbier (Eri, 22) e Jun Rey Navarra (Phi, 24).

À chegada dos novos ciclistas junta-se a contratação do treinador sul-africano Andrew Smith. Como treinador principal do Centro Mundial do Ciclismo da UCI em África, Smith tem sido peça-chave no desenvolvimento de vários ciclistas africanos, muitos deles tendo já passado à equipa WorldTour. A sua experiência e orientação são primordiais para transformar o grupo talentoso de corredores na próxima geração de profissionais africanos no WorldTour.

A equipa já deu a pedalada de saída na temporada com uma concentração em Western Cape, na África do Sul. Os Campeonatos Nacionais Sul-Africanos sub-23 serão o primeiro objectivo primordial da equipa antes de competir em diversos eventos na África do Sul até meados de Março. Posteriormente, a equipa seguirá para a base de formação em Lucca, Itália, até à conclusão da temporada no final de Outubro.

Nas palavras do Dr. Carol Austin, responsável da equipa continental, “A nossa equipa continental 2017 representa a próxima geração do talento africano. A nossa diversificada equipa representa cinco nações africanas, individualmente inspiradas e ligadas através do sonho comum de uma carreira profissional no ciclismo. Esta temporada, recrutámos especificamente ciclistas mais jovens para permitir a cada indivíduo um espaço de tempo realista de 2-3 anos de formação. Temos um sólido programa de corrida europeu de Abril a Outubro, que inclui uma robusta selecção de eventos europeus sub-23. Estes eventos oferecem aos ciclistas a oportunidade de testarem e aprimorarem o seu talento e capacidade entre os seus pares. Esperamos um novo nível de performance na Europa esta temporada. Nicholas Dlamini, Stefan de Bod, Metkel Eyob e Amanuel Ghebreigzahbier irão aproveitar a forma e a experiência ganhas com a nossa equipa no ano passado. Os nossos novos ciclistas já demonstraram o seu potencial nas corridas africanas e esperamos orientar os seus próximos passos. Estamos gratos pela visão partilhada entre os nossos patrocinadores e liderança, que nos permite oferecer oportunidades, orientação, apoio e formação sustentada necessários aos ciclistas africanos para fazer a ponte para uma carreira profissional no ciclismo.”

(© Chris Allison / Cyclista)


Bicicletas de topo em 2017 (Vídeo)


Bike Radar apresenta as cinco bicicletas de equipas WorldTour, que na sua opinião são as mais interessantes na temporada 2017: Factor 02 da equipa francesa AG2R La Mondiale; Pinarello Dogma da britânica Team Sky; Colnago C60 da emiradense UAE Abu Dhabi do português Rui Costa; Specialized Venge ViAS Disc – com travões de disco – de Tom Boonen, Marcel Kittel (Quick-Step Floors) e Peter Sagan (BORA-hansgrohe); Canyon Ultimate CF SLX da equipa belga feminina Canyon SRAM Racing.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.