Avançar para o conteúdo principal

Equipas Lusas na Volta ao Algarve 2017

As equipas continentais lusas confirmaram os ciclistas presentes na 43ª edição da Volta ao Algarve.


A equipa Efapel, com Américo Silva no comando desportivo, apresenta-se com Sérgio Paulinho, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Mateo García, António Barbio, Jesús Del Pino, Álvaro Trueba e Rafael Silva, que fechou a Prova de Abertura – Região de Aveiro no 8º lugar da luta ao sprint, no passado dia 5 deste mês. Para Américo Silva, “Este ano decidimos preparar esta prova de uma forma um pouco diferente. Não somos alheios à cobertura televisiva da Volta ao Algarve. Sabemos que isso nos pode dar mais mediatismo e queremos aproveitar para tentar obter um bom resultado. Sabemos que não será fácil perante o nível do pelotão, que conta com algumas das principais forças internacionais presentes. Mas acreditamos que podemos deixar a nossa marca numa prova como esta.”

A LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, sob a direcção de José Augusto, conta com os ciclistas Edgar Pinto, César Fonte, Antonio Angulo, Hugo Sancho, Luís Afonso, Samuel Blanco, Zulmiro Magalhães e João Matias, melhor ciclista classificado na Prova de Abertura em 16º da geral. Para José Augusto: “A equipa está muito motivada para participar na primeira prova por etapas da época e uma das competições mais importantes do país. Mesmo com uma equipa jovem e extremamente motivada, sei que será difícil lutar por uma vitória, vamos encontrar um pelotão com ciclistas do top mundial. Mas o nosso principal objectivo é tentar colocar atletas com as nossas cores na frente da corrida.”

A Louletano-Hospital de Loulé, sob a direcção de Jorge Piedade, compete com David de la Fuente, Pedro Paulinho, Sandro Pinto, Hélder Ferreira, Nuno Almeida, Oscar Hernández, Luís Mendonça, melhor classificado na Prova de Abertura em 6º da geral, e Vicente de Mateos, que vem de uma forte prestação na Challenge Mallorca, representando a Selecção de Espanha, finalizando três dos Troféus no Top 10, um deles no 3º lugar do pódio no Trofeo Serra de Tramuntana.

Por parte da RP-Boavista, o director desportivo José Santos tem nas suas fileiras Domingos Gonçalves, João Benta, Filipe Cardoso, Luís Gomes, Pablo Guerrero, Victor Etxeberria, Daniel Sánchez e Xuban Errazquin. Recorde-se que a esquadra vem de vencer por equipas a Prova de Abertura, tendo finalizado entre os primeiros lugares com Sánchez em 7º, Gomes em 9º, Cardoso em 12º e Benta em 13º.

A esquadra Sporting-Tavira, dirigida por Vidal Fitas, apresenta-se com Rinaldo Nocentini, Jesús Ezquerra, David Livramento, Oscar González, Alejandro Marque, Shaun-Nick Bester, Joni Brandão e Fábio Silvestre, que finalizou no 3º lugar do pódio na Prova de Abertura.

A W52-FC Porto, sob a direcção de Nuno Ribeiro, chega à Algarvia com as baixas de João Rodrigues e do experiente sprinter Samuel Caldeira, ambos por fractura de clavícula. Na luta pela Volta ao Algarve estão presentes Amaro Antunes, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, Jacobo Ucha, Joaquim Silva, Rui Vinhas, Tiago Ferreira e António Carvalho. A equipa teve em Nacho Pérez Martin o melhor homem na Prova de Abertura em 11º da geral, mas foi na primeira competição do ano em Espanha, na Volta a la Comunitat Valenciana que o grupo se destacou mais ao finalizar três etapas no Top 10, nomeadamente Amaro Antunes em 3º na etapa rainha.

Etapa 1, 15/Fev, 4ªfeira
Albufeira / Lagos
182,9 km
Etapa 2, 16/Fev, 5ªfeira
Lagoa / Alto da Fóia - Monchique
189,3 km
Etapa 3, 17/Fev, 6ªfeira
Sagres / Sagres (CRI)
18 km
Etapa 4, 18/Fev, sábado
Almodôvar / Tavira
203,4 km
Etapa 5, 19/Fev, domingo
Loulé / Alto do Malhão
179,2 km



Lista oficial da Volta ao Algarve
(Clicar na imagem para ver em tamanho real)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.