Avançar para o conteúdo principal

Apresentação Jorbi-Team José Maria Nicolau: “A teimosia é mais forte do que a razão”

O Centro Cultural do Cartaxo recebeu na tarde de sábado a apresentação oficial das equipas de formação Jorbi-Team José Maria Nicolau, pertencentes ao Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.

Em 2017, o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau completa 14 anos na estrada como uma das mais importantes casas de formação de jovens ciclistas, perpetuando na sua imagem o nome do grande ciclista português José Maria Nicolau, vencedor de duas Voltas a Portugal na década de 30.


Precisamente pelo icónico ciclista português se deu início à apresentação oficial das equipas, evento a cargo de Mariana Nicolau, uma das peças fundamentais na longevidade do projecto, a par de Paulo Figueiredo e de José Nicolau.

Para além da importante lembrança do saudoso ciclista cartaxeiro, relembraram-se os momentos mais importantes da época de 2016 vividos nos diversos escalões de formação, não esquecendo o agradecimento à marca portuguesa de bicicletas Jorbi pela ligação ao Clube ao longo de sete temporadas.

A cerimónia contou com casa cheia e entre os ilustres na plateia a presença de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, que realçou a teimosia do Clube em manter as equipas na estrada, saudou o trabalho realizado junto dos jovens e focou o facto de ser o concelho com maior número de vitórias na Volta a Portugal, através dos seus ciclistas como José Nicolau, Alfredo Trindade ou Marco Chagas.

Também presente esteve Délio Pereira, presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, que deixou uma palavra de apreço pelo trabalho de José Nicolau em levar o nome do Cartaxo no projecto de ciclismo.

Um representante da Federação Portuguesa de Ciclismo também deixou uma palavra de apreço pelo trabalho do Clube em formar campeões na estrada e na vida.

Na hora de subir ao palco, o presidente do Clube e director desportivo da equipa Sub-23 José Nicolau agradeceu aos pais dos seus pupilos pelo apoio ao projecto. E sublinhou: “A teimosia é mais forte do que a razão e, por isso, temos lutado. Os jovens fazem com que valha a pena o esforço e as noites não dormidas para acompanhá-los.” Concluiu agradecendo o apoio de todos os envolvidos no projecto, no qual alguns dos jovens sub-23 se dedicam duplamente ao aliar o ciclismo aos estudos universitários.

No decorrer do evento, em nome do Clube, Mariana Nicolau chamou ao palco e homenageou Rui Alexandre, ciclista de relevo no projecto em anos anteriores. José Nicolau acrescentou: “Não é preciso ser campeão, basta ser humilde.”

Presença assídua nas apresentações das equipas do Clube, o campeão português Marco Chagas foi igualmente distinguido e homenageado, destacando na sua intervenção a responsabilidade de ser atleta de uma terra que é uma das principais referências do ciclismo, sendo o concelho com mais vitórias na Volta a Portugal, através de Nicolau, Trindade e outros nomes nem sempre reconhecidos. Assinalou ainda a extrema importância do concelho manter uma modalidade como o ciclismo na sua região.

Ao Cycling & Thoughts, José Nicolau disse: “Mais um ano, no qual o trabalho é maior, porque os patrocinadores são escassos. Fizemos algumas permutas com gente que faz com que não tenhamos os Euros vivos, mas que nos ajudam a não gastar. Sem ter neste ano nenhuma responsabilidade, nem nenhuma meta a atingir, tudo o que vier é ganho.”

A equipa sub-23 é bastante jovem, mas José Nicolau vê nos seus pupilos vontade de batalhar na estrada. “Dos onze ciclistas sub-23, seis ou sete são de 1º e de 2º ano e na Prova de Abertura tiveram um comportamento muito bom, embora com muitos azares em termos de furos e uma queda que limitou um ou dois atletas. Vai ser uma época tranquila. Tudo o que eles fizerem é bem-vindo, mas tenho noção que quando os outros se descuidarem um pouco, nós podemos dizer alguma coisa, porque temos três ou quatro miúdos com muito valor. Claro que este ano vai ser um pouco complicado demonstrarem esse valor, excepto os dois mais velhos, que têm de se reafirmar, tanto o Jorge [Marques] como o André [Ramalho].”

No que toca aos mais experientes do grupo sub-23, José Nicolau ressalvou: “O ano passado, o André já se afirmou e este ano vai afirmar-se ainda mais. Demonstrou isso logo na primeira corrida e também por essa razão foi chamado à Selecção Nacional para o primeiro estágio, o que é muito bom tanto para o Clube como para ele. Mais a mais, é um miúdo que está na Universidade e o estatuto de atleta de alta competição fazia-lhe muita falta, para poder treinar e faltar alguns dias para competir e ter direito a repor as horas e os testes. Era muito importante e foi conseguido. Nos mais novos, penso que podemos ter uma ou outra surpresa, mas há que trabalhar com calma, sem stress. Este ano vamos andar com os pés bem assentes na terra e sempre a dignificar o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.”

Precisamente Jorge Marques, no seu 3º ano de sub-23, referiu ao Cycling & Thoughts: “Temos uma equipa muito jovem, ambiciosa, com muita vontade de aprender e com colegas de equipa muito unidos. Espero ajudá-los a evoluir, ensiná-los tudo aquilo que sei e também aprender coisas com eles. A nível de objectivos pessoais, os dois anos anteriores de sub-23 foram anos muito importantes de aprendizagem. Espero conseguir obter melhores resultados, estar sempre presente para tudo o que a equipa necessitar e que seja um ano bastante positivo, tanto para mim como para os meus colegas.”

Sobre a importância do Clube na sua formação, Jorge Marques assinalou: “Tanto o Zé como a Mariana e o Paulo têm sido pilares fundamentais no nosso ciclismo, porque aquilo que eles fazem muito pouca gente o faz actualmente, que é antes de formar ciclistas, formar homens e mulheres. Não adianta sermos campeões ou campeãs e não termos princípios básicos de vida, não termos qualidades como a humildade, o trabalho, a dedicação, a simpatia. Não adianta termos todo o perfil de um grande ciclista ou de um grande atleta e depois não termos essas qualidades humanas, que são muito importantes. Aquilo que eles têm feito ao longo destes anos, como disse o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e com toda a razão, de serem teimosos, no bom sentido… aquilo que têm feito por nós, apesar das dificuldades financeiras, de só não darem aquilo que não podem… isso é muito importante, tenho muito a agradecer-lhes as oportunidades que me deram. Estou com eles só há dois anos, mas pelo que sei dos anos anteriores sempre foi assim e só espero que continuem a ser teimosos por muitos anos.”

Da equipa júnior do Clube sobe este ano ao grupo sub-23 Bernardo Gonçalves, que nos falou sobre essa mudança de pelotão, correndo agora lado a lado com os profissionais: “É totalmente diferente. Já vi na Prova de Abertura que o ritmo é totalmente diferente, é tudo mais complicado, mas estamos aqui para aprender e trabalhar. Pessoalmente, quero tentar fazer as corridas, ajudar a equipa e aprender a andar no pelotão profissional.” Sobre o trabalho do Clube, salientou “A dedicação, o tempo que eles nos dão a nós. Como ouvimos na apresentação, o Paulo e a Mariana fazem directas para estar connosco, nos levarem às provas e isso prova a dedicação que eles têm.”

A equipa sub-23 é composta por 11 corredores: André Cunha, André Ramalho, Bernardo Gonçalves, Cláudio Sousa, Fábio Leaça, Germano Arroyo, João Ribeiro, Jorge Marques, Micael Vitorino, Nuno Marques e Sandro Branco.

A equipa de juniores é composta por 8 corredores: Bernardo Norte, Duarte Areias, Guilherme Oliveira, João Silva, Luís Oliveira, Rafael Espadinha, Telmo Costa e Tomás Sequeira.

A equipa de cadetes apresenta 3 elementos: Duarte Bento, João Rocha e Miguel Carvalho.

Entre os mais novos do escalão escolas estão 6 rostos: Daniel Estêvão, Francisco Brilha, Guilherme Cunha, Simão Salvaterra e as pequenas Leonor Estêvão e Jasmim Valadas.

Galeria de fotos AQUI.

Equipas Jorbi-Team José Maria Nicolau 2017 (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro