Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa veste camisola UAE Abu Dhabi no WorldTour

O ciclista Rui Costa veste em 2017 a camisola da equipa UAE Abu Dhabi, primeira esquadra dos Emirados Árabes Unidos no WorldTour. O grupo foi recentemente dado a conhecer à imprensa, com o português campeão do mundo de 2013 a ser um dos rostos de destaque na apresentação realizada em Abu Dhabi.

Em declarações à imprensa, Rui Costa revelou um pouco dos objectivos para a presente temporada: “Como líder tenho muita responsabilidade. O meu objectivo é fazer um grande Giro d’Italia.” Acrescentou ainda: “Já estive no Dubai e em Oman, mas ao acordar esta manhã em Abu Dhabi apaixonei-me por este lugar.”

O Presidente da equipa Matar Suhail Al Yabhouni Al Dhaheri referiu na apresentação: “Estamos muito satisfeitos por sermos o principal patrocinador desta talentosa e histórica equipa. Esperamos muitos anos de trabalho em conjunto, a vencer e a inspirar em conjunto uma nova geração de ciclistas nos Emirados Árabes Unidos e além-fronteiras. Uma forte atitude positiva e de vida juntamente com forte competição e desporto são a chave para uma mente e estilo de vida saudáveis e nós nos Emirados queremos promover tais valores positivos nos nossos cidadãos e também no mundo.”

A equipa UAE Abu Dhabi corre esta temporada com bicicletas Colnago e componentes Campagnolo, tendo estreia marcada para o próximo dia 15 de Janeiro no criterium People’s Choice Classic, na Austrália, onde irá também competir a partir do dia 17 no Santos Tour Down Under. Já Rui Costa tem a sua estreia marcada na Argentina, no Tour de San Juan a partir do dia 24 deste mês.

O grupo tem estado concentrado em Terracina, Itália, onde Rui Costa e mais quatro elementos chegaram após a apresentação da equipa em Abu Dhabi. Nos planos de trabalho têm contado com a presença dos preparadores físicos Samuel Marangoni e Giacomo Notari.

Segundo Samuel Marangoni: “Os ciclistas que vão estrear-se na Austrália ou na Argentina estão a trabalhar na intensidade do ritmo, também explorando o facto de estarem a pedalar em grupo. Simulámos algumas situações de corrida, que depressa se tornaram competições amigáveis entre os ciclistas, esta é uma boa forma de estar preparado para enfrentar a intensidade de corrida. Cada corredor está a treinar seguindo os seus programas de treino pessoais e nós estamos a monitorizar a eficácia do seu trabalho pelos dados recolhidos nos seus medidores de potência Power2Max e através de testes, tais como o Mader test. Além disso, estamos igualmente a simular situações de contra-relógio com grupos de 6 ou 8 corredores, que serão preciosos para a eficácia nos contra-relógios por equipas.”

O dia na concentração termina com sessões de trabalho no ginásio, sob a orientação de Giacomo Notari: “Antes de jantar, os ciclistas passam 45’ a fazer exercícios de stretching [alongamento] e core stability [estabilidade da zona central do corpo]. Estes exercícios ajudam a prevenir lesões, para melhorar a eficácia nas bicicletas e apoiar o trabalho chave dos massagistas.”

Ao lado de Rui Costa compõem a equipa UAE Abu Dhabi em 2017: Darwin Atapuma (Col), Matteo Bono (Ita), Simone Consonni (Ita), Valerio Conti (Ita), Kristijan Durasek (Cro), Roberto Ferrari (Ita), Filippo Ganna (Ita), Andrea Guardini (Ita), Marko Kump (Slo), Vegard Stake Laengen (Nor), Marco Marcato (Ita), Louis Meitjes (RSA), Yousef Mirza (UAE), Sacha Modolo (Ita), Matej Mohoric (Slo), Manuele Mori (Ita), Przemyslaw Niemiec (Pol), Simone Petilli (Ita), Jan Polanc (Slo), Edward Ravasi (Ita), Ben Swift (GBr), Oliviero Troia (Ita), Diego Ulisi (Ita) e Federico Zurlo (Ita).

Rui Costa com as cores da UAE Abu Dhabi (© Facebook Atleta)

Rui Costa com Diego Ulissi (© Sprint Cycling)

Rui Costa na apresentação da equipa UAE Abu Dhabi (© Facebook Equipa)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro