Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Marcel Kittel abre Dubai Tour com vitória; Rafael Reis e W52-FC Porto na Volta a la Comunitat Valenciana; Anunciado percurso Amgen Tour of California 2017; Reviver a Volta Valenciana 2016 (Vídeo).
  

Marcel Kittel abre Dubai Tour com vitória


O alemão Marcel Kittel (Quick-Step Floors) abriu a 4ª edição do Dubai Tour com uma vitória ao sprint em Palm Jumeirah, vestindo a liderança da prova emiradense. O holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) e o britânico Mark Cavendish (Dimension Data) completaram o pódio da jornada.

Kittel declarou à imprensa: “Estou muito feliz. Nos últimos dias, senti-me confiante relativamente à equipa. Estou feliz por ter um início vitorioso, tal como no ano passado. Foi difícil, porque há muitos sprinters fortes aqui e precisas encontrar o momento certo. Estivemos sempre numa boa posição, não exactamente na frente, mas escolhemos a distância certa para lançar o sprint. Depois de passarmos a rotunda, tentámos encontrarmo-nos e pedalar a todo o gás até à linha de meta. Resultou muito bem.”

A primeira etapa percorreu 181 km iniciados no Dubai com um quinteto a sair em fuga aos primeiros quilómetros. Daniel Pearson (Aqua Blue Sport), Nicola Boem (Bardiani-CSF), Silvan Dillier (BMC), Thomas Stewart (One Pro Cycling) e Matteo Bono (UAE Abu Dhabi) chegaram a acumular alguma vantagem sobre um pelotão objectivamente a lutar por um final ao sprint.

A 10 km do final, a fuga terminou e o vencedor da geral do ano transacto Marcel Kittel sprintou para a vitória da etapa inaugural, somando o sétimo triunfo da temporada para a Quick-Step Floors.

O único português no pelotão, o campeão nacional de contra-relógio Nelson Oliveira (Movistar Team) cruzou a meta integrado no pelotão, na 40ª posição.

A segunda etapa irá percorrer 186 km com final em Ras al Khaimah.

Resultados, Top 10 e Lusos
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
4:06:33
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
m.t.
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
m.t.
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
m.t.
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Elia Viviani (Ita) Team Sky
m.t.
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
m.t.
Simone Consonni (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Steele Von Hoff (Aus) One Pro Cycling
m.t.
10º
Adam Blythe (GBr) Aqua Blue Sport
m.t.
40º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
m.t.

Classificação Geral
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
4:06:23
Nicola Boem (Ita) Bardiani-CSF
+3s
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
+4s
Thomas Stewart (GBr) One Pro Cycling
+4s
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
+6s
Silvan Dillier (Sui) BMC
+6s
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
+10s
Sacha Modolo (Ita) UAE Abu Dhabi
+10s
Elia Viviani (Ita) Team Sky
+10s
10º
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
+10s
42º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+10s

Marcel Kittel supera ao sprint os adversários em Palm Jumeirah (© Dubai Tour)


Rafael Reis e W52-FC Porto na Volta a la Comunitat Valenciana


O pelotão da 68ª Volta a la Comunitat Valenciana (2.1) conta este ano com a presença do ciclista português Rafael Reis, que vem da sua estreia com as cores da Caja Rural-Seguros RGA na Vuelta a San Juan, na qual obteve um 15º lugar na geral. Também presente estará a equipa continental lusa W52-FC Porto, que dá a sua primeira pedalada da temporada em Espanha.

O director desportivo da Caja Rural-Seguros RGA, Eugenio Goikoetxea lembrou a prova argentina: “Vimos da primeira competição do ano numa Vuelta a San Juan, que se tornou muito exigente com muito calor e um ritmo altíssimo, com médias superiores a 45 km/h. Agora chegamos directamente à Vuelta a la Comunidad Valenciana e fazemo-lo com algumas baixas e a dúvida de Benito, após o forte golpe sofrido na última etapa. Os que correram na Argentina irão repetir aqui em Valência. O objectivo será começar o mês de Fevereiro da melhor forma possível.”

Rafael Reis fará parte da Caja Rural-Seguros RGA ao lado de David Arroyo, Miguel Ángel Benito, Chris Butler, Jonathan Lastra, Antonio Molina, Sergio Pardilla e Héctor Sáez.

Do lado da W52-FC Porto, a esquadra azul e branca estreia-se em 2017 na Volta a la Comunitat Valenciana com um forte grupo. Sob a direcção desportiva de Nuno Ribeiro, a equipa lusa entrará em prova com os vencedores da Volta a Portugal Gustavo Veloso e Rui Vinhas, acompanhados pelo sprinter Samuel Caldeira, o recém-chegado Amaro Antunes, Raúl Alarcón, Joaquim Silva, Ángel Sánchez e António Carvalho.

Percurso Volta a la Comunitat Valenciana, 1-5/Fevereiro:
Etapa 1
Orihuela / Orihuela (CRE)
37,9 km
Etapa 2
Alicante / Denia
180,6 km
Etapa 3
Canals / Riba-Roja de Túria
161 km
Etapa 4
Segorbe / Llucena
180 km
Etapa 5
Paterna / Valencia
130,2 km



Anunciado percurso Amgen Tour of California 2017


A organização do Amgen Tour of California anunciou esta terça-feira o percurso da edição de 2017 e também da prova feminina Breakway from Heart Disease Women’s Race.

O ano em que a prova sobe ao calendário WorldTour, o Amgen Tour of California oferece menos uma etapa, mas promete a mesma emoção nas estradas norte-americanas.

Por nove vezes cidade anfitriã, Sacramento recebe a partida da etapa inaugural numa jornada plana e com final num circuito tendo o edifício do Capitólio como cenário, onde irão finalizar os 167,5 km. Na segunda etapa, o pelotão parte de Modesto para chegar a San Jose no final de 143km, não sem antes enfrentar a categoria especial do Mt. Hamilton.

O pelotão ruma à costa na terceira etapa de 186,5 km entre Pismo Beach e
Morro Bay, tendo de superar uma curta ascensão de 500m no desfecho do dia. Santa Barbara recebe a partida e a chegada da quarta etapa, contendo nos seus 159,5 km quatro prémios de montanha, incluindo Balcom Canyon, que para muitos ciclistas locais é considerado demasiado íngreme para sequer tentar pedalar.

A etapa rainha é servida à quinta jornada, que liga Ontario ao alto do Mt. Baldy em 125,5 km, contendo ao longo do percurso subidas na Glendora Moutain Road e na Glendora Ridge Road. Se alguma dúvida permanecer na liderança da geral, a sexta etapa pode desfazer no contra-relógio individual de 24 km em Big Bear Lake, num terreno relativamente plano a 2100m de altitude.

O fecho da edição de 2017 do Amgen Tour of California decorrerá ao longo dos 125 km da sétima etapa, partindo de Mountain High e podendo ainda lutar-se pela camisola da montanha nas subidas de Mt. Emma Road, Angeles Forest Highway e Upper Big Tujunga Road, antes da chegada esperada ao sprint em Pasadena.

Percurso Amgen Tour of California 2017 (2.UWT), 14-20/Maio:
Etapa 1
Sacramento / Sacramento
167,5 km
Etapa 2
Modesto / San Jose
143 km
Etapa 3
Pismo Beach / Morro Bay
186,5 km
Etapa 4
Santa Barbara / Santa Clarita
159,5 km
Etapa 5
Ontario / Mt. Baldy
125,5 km
Etapa 6
Big Bear Lake / Big Bear Lake (CRI)
24 km
Etapa 7
Mountain High / Pasadena
125 km

Percurso Heart Disease Women’s Race 2017 (2.WWT), 11-14/Maio:
Etapa 1
South Lake Tahoe / South Lake Tahoe
117 km
Etapa 2
South Lake Tahoe / South Lake Tahoe
108 km
Etapa 3
Elk Grove / Sacramento
118 km
Etapa 4
Sacramento / Sacramento
70 km




Reviver a Volta Valenciana 2016 (Vídeo)


Com a Volta a la Comunitat Valenciana a começar amanhã, nada melhor do que reviver a edição de 2016 ganha pelo holandês Wout Poels (Team Sky), vencedor de duas etapas, a par do irlandês Daniel Martin (Quick-Step Floors), o holandês Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo) e o belga Stijn Vandenbergh (AG2R La Mondiale).

Nessa edição, a presença portuguesa fez-se pelos pedais de Ricardo Vilela a fechar em 29º da geral, Bruno Pires em 34º, José Gonçalves em 52º e Domingos Gonçalves em 75º lugar.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.