Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Maximiliano Richeze triunfa na Vuelta a San Juan; Tim Wellens bisa na Challenge Mallorca; Joana Monteiro e Mário Costa dominam Costa Blanca Bike Race; Vencedores do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse; Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse; Efapel em busca da vitória em 2017; Annemiek van Vleuten conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo).

Maximiliano Richeze triunfa na Vuelta a San Juan


O argentino Maximiliano Richeze (Quick-Step Floors) venceu a sexta etapa da Vuelta a San Juan, batendo ao sprint os companheiros de fuga, o italiano Oliviero Troia (UAE Abu Dhabi) e o argentino Nicolás Tivani (Unieuro Trevigiani-Hemus1896). Bauke Molema (Trek-Segafredo) manteve a liderança da geral.

A penúltima etapa foi encurtada dos iniciais 185,7 km para 168,1 km, devido à temperatura superar os 40ºC. Na frente de corrida, uma fuga de 9 corredores enfrentou o calor e a perseguição do pelotão por vários quilómetros, até três dos elementos ganharem uma vantagem sobre os companheiros de fuga com 108 km pedalados. Maximiliamo Richeze (Quick-Step Floors), Oliviero Troia (UAE Abu Dhabi) e Nicolás Tivani (Unieuro Trevigiani-Hemus1896) mantiveram-se unidos na frente, numa sintonia que os levou a disputar a vitória da etapa.

Nos últimos metros frente à linha de meta Tivani lançou o sprint, mas foi Richeze quem teve a força nos pedais para conquistar a quarta vitória da Quick-Step Floors na Vuelta a San Juan.

Os ciclistas lusos chegaram integrados no pelotão em 33º Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e 54º Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), mantendo ambos os lugares na geral.

A sétima e derradeira etapa irá percorrer 138,2 km em San Juan.

A etapa pode ser seguida em directo site da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Maximiliano Richeze (Arg) Quick-Step Floors
3:48:47
Oliviero Troia (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Nicolás Tivani (Arg) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
m.t.
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+52s
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
+52s
Jose Rivera (Arg) ECM Pocito
+52s
Mattia Viel (Ita) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
+52s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+52s
Nicolas Marini (Ita) Nippo-Vini Fantini
+52s
10º
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
+52s
33º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+52s
54º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+52s

Classificação Geral:
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
18:02:09
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+14s
Rodolfo Torres (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+16s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+20s
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+26s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+27s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+52s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+1:17s
Egan Arley Bernal (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+1:29s
10º
Pieter Serry (Bel) Quick-Step Floors
+1:31s
15º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+2:36s

Maximiliano Richeze conquista a sexta etapa (© Vuelta a San Juan)


Tim Wellens bisa na Challenge Mallorca


O ciclista belga Tim Wellens repetiu o triunfo alcançado ontem ao vencer este sábado o Trofeo Andratx-Mirador des Colomer, obtendo para a equipa Lotto Soudal a terceira vitória consecutiva na Challenge Mallorca. O espanhol Alejandro Valverde (Movistar Team) e o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) completaram o pódio.

Os 158,7 km do terceiro troféu da Challenge Mallorca ficaram marcados por uma fuga de 11 corredores, sendo quase todos alcançados antes do alto de Puig Major e a restarem 55 km para o final. Seguiram-se uma série de ataques, mas a decisão da jornada seria traçada nos 3 km finais em subida.

Tim Wellens acelerou nos momentos finais, garantindo a vitória pelo segundo dia consecutivo, marcando a excelente prestação da equipa Lotto Soudal na Challenge Mallorca. “Realmente, não esperava isto. O plano era eu atacar no início da subida e ir até ao meu limite, para que os outros tivessem de fazer o mesmo. Depois, Tiesj Benoot e Louis Vervaeke tinham de atacar. Como ontem, a nossa equipa tomou o controlo da corrida. Depois de Puig Major, Bart De Clercq e Tomasz Marczynski atacaram. Nós queríamos isolar Alejandro Valverde e isso foi um sucesso. Frederik Frison trouxe-nos numa posição perfeita até ao início da subida e depois ataquei. Foi novamente uma performance de equipa. Todos contribuíram para esta vitória. É maravilhoso bater Valverde num final como este. Ao sprint, ele teria sido mais rápido. Acho esta segunda vitória ainda mais bonita do que a de ontem, porque houve mais tensão. Não irei correr amanhã, mas talvez apareça e torça para os meus companheiros conquistarem a quarta vitória!”, declarou Tim Wellens à imprensa.

Na representação lusa, o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe) foi 25º na meta, seguido de Nuno Bico (Movistar Team) em 61º e Nuno Meireles (Equipo Bolivia) em 76º lugar. O ciclista espanhol Vicente de Mateos, da equipa Louletano-Hospital de Loulé a correr pela Selecção Espanhola, assegurou o terceiro Top 10 consecutivo ao finalizar esta terceira jornada em 10º na meta.

Entre os vencedores do dia destaca-se Alejandro Valverde (Movistar Team) com o prémio da combatividade, Sebástian Mora (Espanha) com o prémio do combinado, Mikel Bizkarra (Euskadi-Murias) com o prémio da montanha, Rafael Marquez (Team Inteja) com o prémio das metas volantes, Pedro Gregori (Equipo Bolivia) com o prémio sprints especiais e Josep Miralles com o prémio de primeiro maiorquino.

Amanhã, termina a Challenge Mallorca com a disputa do Trofeo Playa de Palma-Palma de 161,5 km. A presença lusa manter-se-á com Nuno Bico (Movistar Team) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).

Resultados, Top 10 e Lusos:
Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal
4:27:55
Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
m.t.
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
m.t.
Louis Vervaeke (Bel) Lotto Soudal
+4s
David Belda (Esp) Burgos BH
+5s
Pieter Weening (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
+7s
Rafal Majka (Pol) BORA-hansgrohe
+7s
Ian Boswell (USA) Team Sky
+7s
Alex Aranburu (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+7s
10º
Vicente de Mateos (Esp) Espanha
+7s
25º
José Mendes (Por) BORA-hansgrohe
+21s
61º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+6:00s
76º
Nuno Meireles (Por) Equipo Bolivia
+19:25s

Tim Wellens vence Trofeo Andratx-Mirador des Colomer (© Challenge Mallorca)


Joana Monteiro e Mário Costa dominam Costa Blanca Bike Race


Os ciclistas Joana Monteiro e Mário Costa (Primaflor-Mondraker-Rotor) dominam por estes dias a Costa Blanca Bike Race, subindo hoje uma vez mais ao pódio com as suas duplas no final da terceira etapa de 60 km entre Benidorm e Villajoyosa.

Depois de alcançar dois segundos lugares nas etapas anteriores, a campeã lusa Joana Monteiro voltou hoje a finalizar na 2ª posição a terceira etapa, juntamente com a sua companheira de dupla Raiza Goulão. A vitória pertenceu à dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team), ficando em 3º a dupla Merce Pacios e Muriel Bouhet (MTBPro)

Na prova masculina, o português Mário Costa em dupla com Milton Ramos subiram ao pódio no 3º lugar, tendo a vitória pertencido à dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), completando o pódio no 2º lugar Didier Bats e Hans Becking (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team).

Mário Costa no pódio da Costa Blanca Bike Race (© PMRA Racing Team)



Vencedores do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse


Disputou-se este sábado o primeiro de dois dias do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse em Bieles, no Luxemburgo.

A prova de juniores masculinos foi completamente dominada pela Grã-Bretanha, conquistando os três lugares do pódio com Thomas Pidcock a sagrar-se campeão do mundo, seguido de Daniel Tulett a 38s e Ben Turner a 44s.

Na corrida sub-23 feminina, a medalha de ouro coube à holandesa Annemarie Worst, ficando a prata para a norte-americana Ellen Noble, a 10s, e o bronze para a britânica Evie Richards, a 26s.

Na corrida elite feminina, a belga Sanne Cant conquistou o título mundial por 1s sobre a holandesa Marianne Voss (WM3 Pro Cycling Team) e a 21s da checa Katerina Nash (Luna Pro Team).

Amanhã, o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse irá revelar os campeões sub-23 e elite masculinos.

Pódio elite do Campeonato do Mundo de Ciclocrosse (© Balint Hamvas)


Portugal entra no mapa internacional do Ciclocrosse


Foi ontem anunciada pela União Ciclista Internacional a estreia de Portugal no calendário internacional de Ciclocrosse com a realização da prova de categoria 2, Troféu Internacional de Valongo a 21 de Janeiro de 2018. Para ler o artigo completo, aqui.

Ana Rita Vigário (© UVP-FPC)


Efapel em busca da vitória em 2017


A equipa continental Efapel apresentou oficialmente o grupo de nove ciclistas eleitos para defender as cores da esquadra lusa.

Na sede da Efapel, em Serpins, o director desportivo Américo Silva falou sobre a temporada prestes a iniciar: “Os objectivos da Efapel serão sempre o estar na disputa de todas as competições e com o objectivo de as vencer. A vitória na Volta a Portugal é um sonho, que desejamos ver concretizado.”

Para cumprir o sonho de conquistar a Volta a Portugal, a equipa contratou um dos grandes nomes nacionais há muito no estrangeiro. Sérgio Paulinho, de 36 anos, é o garante da experiência angariada ao longo de anos no pelotão internacional e ao serviço das melhores equipas WorldTour e de líderes de topo. À Efapel, o ciclista medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas traz uma qualidade indubitável espelhada em vitórias de etapas no Tour de France e na Vuelta a España.

Outra das novidades é o regresso de Bruno Silva (28 anos) ao grupo que representou em 2014. Entre as chegadas conta-se ainda o colombiano Mateo García (20) e o espanhol Jesus del Pino (26).

Aos novos rostos juntam-se os ciclistas que transitam da época anterior, os portugueses Daniel Mestre (30), Henrique Casimiro (30), Rafael Silva (26), António Barbio (23) e o espanhol Álvaro Trueba (24).

Equipa Efapel 2017 (© Efapel)


Annemiek van Vleuten conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo)


A emoção da vitória é igual numa corrida feminina ou masculina. A holandesa Annemiek van Vleuten conquistou para a Orica-Scott a alegria da vitória na Cadel Evans Great Ocean Road Race (1.2).

O pódio da prova australiana de 113 km ficou completo pela norte-americana Ruth Winder (UnitedHealthcare) e a japonesa Mayuko Hagiwara (Wiggle High5).

A prova masculina de 173,9 km, inserida no calendário UCI WorldTour, contará com a presença lusa de Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin).



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.