Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: Ramunas Navardauskas vence CRI na Vuelta a San Juan; Movistar Team apresenta-se forte para 2017; Preparados para mais emocionante acção em 2017? (Vídeo).

Ramunas Navardauskas vence CRI na Vuelta a San Juan


Ramunas Navardauskas venceu o contra-relógio individual da Vuelta a San Juan, garantindo a primeira vitória na história da estreante equipa Bahrain-Merida. O ciclista lituano subiu desta forma à liderança da classificação geral.

Navardauskas foi o ciclista mais rápido no contra-relógio individual em San Juan, gastando 14m03s no percurso de 11,9 km. O holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) pedalou o segundo melhor tempo, a 3s, e o companheiro de equipa austríaco Matthias Brändle foi terceiro, a 7s.

Na representação portuguesa, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) destacou-se em 17º lugar, gastando mais 37s do que o vencedor, subindo na geral ao 17º posto. Rui Costa (UAE Abu Dhabi) pedalou o 25º tempo, gastando mais 51s, subindo a 21º da geral.

A quarta etapa irá percorrer 160,5 km com partida e chegada a San Martin.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
0:14:03
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+3s
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafedo
+7s
Rémi Cavagna (Fra) Quick-Step Floors
+7s
Walter Vargas (Col) Medellin-Inder
+17s
Sebastian Trillini (Arg) Italomat-dogo
+19s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+19s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+21s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+32s
10º
Kanstantsin Siutsou (Bel) Bahrain Merida
+32s
17º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+37s
25º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+51s

Classificação Geral:
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
6:22:27
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+3s
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafedo
+7s
Rémi Cavagna (Fra) Quick-Step Floors
+7s
Sebastian Trillini (Arg) Italomat-dogo
+19s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+19s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+21s
Elia Viviani (Ita) Itália
+23s
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+29s
10º
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+32s
17º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+37s
21º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+51s

Ramunas Navardauskas vence CRI na Vuelta a San Juan (© Bahrain Merida)



Movistar Team apresenta-se forte para 2017


A espanhola Movistar Team foi hoje apresentada oficialmente no Auditório do Edifício Central de Distrito Telefónica. A equipa galardoada nos últimos quatro anos com o título de melhor equipa do mundo, pelo Ranking UCI WorldTour, integra em 2017 no seu plantel o campeão nacional de contra-relógio Nelson Oliveira e o jovem Nuno Bico.

A esquadra dirigida por Eusebio Unzué tem como máximos objectivos subir ao mais alto lugar do pódio no Tour de France e reeditar os resultados de 2016, um dos melhores da sua história. As metas passam pela luta pelo Tour, após quatro pódios obtidos nas últimas quatro edições pelo colombiano Nairo Quintana e o espanhol Alejandro Valverde. Este será o grande objectivo de 2017, ano no qual o Giro d’Italia, a Vuelta a España, as melhores provas de uma semana e as clássicas do calendário mundial serão os pontos de referência para lutar pelo quinto título consecutivo no UCI WorldTour.

Eusebio Unzué destacou uma vez mais o agradecimento à Telefónica e a todos os patrocinadores da equipa, sublinhando os objectivos para a temporada: “É claro que as grandes voltas voltarão a ser o grande objectivo e, após fazer pódio nos últimos anos, vamos tentar lutar de novo pelo Tour de France, a única das três que ainda não conseguimos com o maillot Movistar. E, apesar de ser muito difícil voltar a acabar como melhor equipa do mundo, tentaremos manter a regularidade durante todo o ano, que nos deu esse posto estes quatro anos.”

Carlos López-Blanco, Director Geral de Assuntos Públicos e Regulação da companhia, também destacou: “A Telefónica celebra mais um ano de união vencedora com a Movistar Team, que se manterá pelo menos até 2019, como anunciámos o ano passado. Cabe destacar que quase metade do conjunto azul tem menos de 26 anos de idade, uma juventude que lutará ao máximo pela vitória, um ano mais com o experiente apoio de Quintana e Valverde.”

O evento serviu também para valorizar o esforço comum entre Telefónica e Abarca Sports em fazer avançar o ciclismo através da tecnologia. Chema Alonso, Director de Dados da Telefónica, explicou como o Big Data, através de LUCA (a unidade de BIg Data da Telefónica), está a aproveitar todos os dados gerados em corrida pela Movistar Team durante 2016 a fim de apoiar a planificação de treinos de cada corredor e proporcionar novas variáveis de decisão crítica na estratégia de competição. Uma aposta pela inovação, que continuará no futuro e que reforçará o notável impulso digital da equipa com mais de 1.200.000 seguidores nos seus perfis de Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e SoundCloud, complementados pelo site www.movistarteam.com.

A Movistar Team iniciará já amanhã a sua temporada em Espanha, no primeiro Troféu da Challenge de Mallorca e com a presença do português Nuno Bico. No calendário da equipa encontram-se no mês de Fevereiro as provas portuguesas Volta ao Algarve e Volta ao Alentejo.

A equipa azul mantém em 2017: Andrey Amador (Costa Rica, 30 anos); Winner Anacona (Colômbia, 28); Jorge Arcas (Huesca, 24), Carlos Betancur (Colômbia, 27), Jonathan Castroviejo (Vizcaya, 29), Alex Dowsett (Grã-Bretanha, 28), Imanol Erviti (Navarra, 33), Rubén Fernández (Múrcia, 25), Jesús Herrada (Cuenca, 26), José Herrada (Cuenca, 31), Gorka Izagirre (Guipúzcoa, 29), Adriano Malori (Itália, 28), Dani Moreno (Madrid, 35), Nelson Oliveira (Portugal, 27), Antonio Pedrero (Barcelona, 25), Dayer Quintana (Colômbia, 24), Nairo Quintana (Colômbia, 26), José Joaquín Rojas (Múrcia, 31), Marc Soler (Barcelona, 23), Rory Sutherland (Austrália, 34), Jasha Sütterlin (Alemanha, 24) e Alejandro Valverde (Múrcia, 36). As novas incorporações são: Carlos Barbero (Burgos, 25), Daniele Bennati (Itália, 36), Nuno Bico (Portugal, 22), Richard Carapaz (Equador, 23), Héctor Carretero (Albacete, 21) e Víctor de la Parte (Álava, 30).

Apresentação oficial Movistar Team 2017 (© Equipa)


 Preparados para mais emocionante acção em 2017? (Vídeo)


Os famosos vídeos proporcionados pelas “on-board cameras” tornaram-se virais no ano de 2016. A Velon, juntamente com a GoPro, promete trazer mais emocionante acção em 2017, através de um olhar privilegiado dentro do pelotão, composto pelas melhores equipas mundiais nas mais empolgantes provas WorldTour.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.