Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Equipa W52-FC Porto-Mestre da Cor apresentada no Dragão; Richie Porte conquista Willunga Hill pela quarta vez; Um francês no pelotão luso sub-23; Team Sky - Pinarello Dogma F10 (Vídeo).

Equipa W52-FC Porto-Mestre da Cor apresentada no Dragão


A equipa continental W52-FC Porto-Mestre da Cor foi hoje apresentada oficialmente no Estádio do Dragão, ao intervalo do jogo de futebol FC Porto vs Rio Ave, tendo a equipa da casa ganho por 4-2.

Sob a direcção desportiva de Nuno Ribeiro, a W52-FC Porto-Mestre da Cor é constituída por 14 ciclistas em 2017: Amaro Antunes, Ángel Sánchez Rebollido, António Carvalho, Daniel Freitas, Gustavo Veloso, Jacobo Ucha, João Rodrigues, Joaquim Silva, Nacho Pérez Martin, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, Rui Vinhas, Samuel Caldeira e Tiago Ferreira.

Equipa W52-FC Porto-Mestre da Cor (© FC Porto)


Richie Porte conquista Willunga Hill pela quarta vez


O australiano Richie Porte (BMC) conquistou pela quarta vez consecutiva a 1ª categoria de Willunga Hill, sentenciando a liderança do Santos Tour Down Under. O conterrâneo Nathan Haas (Dimension Data) e o colombiano Esteban Chaves (Orica-Scott) seguiram-se na meta a uma distância de 20 segundos da vitória.

A quinta etapa começou em McLaren Vale e logo ao início dos 151,5 km tentou-se uma fuga, que não resultou. Will Clarke (Cannondale-Drapac) voltou a insistir e conseguiu fugir ao pelotão, juntando-se em seguida Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Jeremy Maison (FDJ) e Jack Bauer (Quick-Step Floors). O quarteto chegou à primeira passagem por Willunga Hill com 2m30s de vantagem sobre o pelotão.

Com a segunda passagem a aproximar-se, as equipas Sky, Orica-Scott e BMC anularam por completo a vantagem da fuga, terminando com a aventura a cerca de 5 km da linha de meta.

Entre a multidão presente em Willunga Hill, Richie Porte sentiu-se em casa deixando para trás com incrível facilidade os mais directos adversários, que se mantinham junto ao líder da geral. O quarto triunfo do australiano no alto de Willunga chegou em solitário com 20 segundos sobre os rivais.

À imprensa, Richie Porte declarou: “Digo-vos uma coisa, doeu mais do que as outras três vezes que subi até cá acima. Ataquei de longe e foi um grande trabalho de equipa, estou feliz por conseguir vencer pelos meus companheiros.” Sobre o dia de amanhã, Porte acrescentou: “O circuito de Adelaide não é fácil, tudo pode acontecer. Estou feliz onde me encontro neste momento. Tenho uma boa distância para os outros corredores e isso faz-nos sentir um pouco mais relaxados para amanhã.”

Porte parte para a sexta e última etapa, do circuito de Adelaide num total de 90 km, com 48s de vantagem sobre o 2º da geral Esteban Chaves (Orica-Scott) e a 51s do 3º Nathan Haas (Dimension Data).

Entre os ciclistas portugueses foi novamente o jovem Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) a cruzar em primeiro a linha na 21ª posição, perdendo a liderança da camisola branca e encontrando-se agora em 3º da juventude“Foi uma boa experiência de aprendizagem para o nosso jovem neo-pro Rúben. Ele acabou de perder a camisola branca por pouco, mas ele aprendeu a lutar por uma camisola na sua primeira corrida WorldTour, o que será importante para o futuro”, partilhou o companheiro Peter Stetina com a imprensa.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Richie Porte (Aus) BMC
3:40:13
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+20s
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+20s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+20s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+20s
Nathan Earle (Aus) UniSA-Australia
+23s
Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal
+23s
Sergio Henao (Col) Team Sky
+23s
Robert Gesink (Ned) LottoNL-Jumbo
+23s
10º
Tom Jelte Slagter (Ned) Cannondale-Drapac
+23s
21º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+46s
25º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+1:01s
58º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+3:36s

Classificação Geral:
Richie Porte (Aus) BMC
18:00:21
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+48s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+51s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+54s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+59s
Rohan Dennis (Aus) BMC
+1:02s
Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal
+1:02s
Robert Gesink (Ned) LottoNL-Jumbo
+1:02s
Wilco Kelderman (Ned) Team Sunweb
+1:02s
10º
Nathan Earle (Aus) UniSA-Australia
+1:06s
18º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+1:25s
30º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+2:25s
58º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+8:03s

Richie Porte triunfa em Willunga Hill (© Santos Tour Down Under)


Um francês no pelotão luso sub-23


A temporada de 2017 apresenta uma novidade no pelotão luso sub-23. Pierre Tartié, ciclista francês de 21 anos, integra a equipa de formação Maia depois de defender as cores da GSC Blagnac Vélo Sport31 na época transacta.

Pierre Tartié falou ao site francês DirectVelo sobre a oportunidade de ingressar na equipa Maia: “É graças a Guillaume de Almeida [ciclista da RP-Boavista em 2016] que pude juntar-me a esta estrutura. Ele incentivou-me a tentar a minha sorte. A Maia é uma equipa que se dedica exclusivamente à formação e eu gosto disso. Como é o meu último ano nesse escalão, vou querer aproveitar. E em Portugal, corremos sempre com os profissionais. É uma oportunidade de armazenar o máximo de experiência.”

O site francês noticia que Pierre Tartié foi contactado pelas equipas sub-23 Maia, Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e Sicasal-Constantinos-DeltaCafés, tendo o jovem Tartié optado pela equipa do director desportivo José Rodrigues. Para além do ciclista francês, a equipa Maia conta em 2017 nas suas fileiras com António Costa, António Moreira, Bruno Rodrigues, Diogo Duarte, Hélder Silva, João Barbosa, João Fernandes, João Rocha, Natanael Almeida, Patrick Videira, Pedro Silva e Rúben Silva.

Pierre Tartié (© Desanlis Julie)



Team Sky - Pinarello Dogma F10 (Vídeo)


Na escolha do vídeo para esta edição de sábado, trazemos imagens da Team Sky e de uma beleza do pelotão WorldTour 2017: a bicicleta Pinarello, modelo Dogma F10.

Mais leve, mais rígida e mais aerodinâmica do que a F8, a nova bicicleta F10 entra em 2017 com um novo design, buscando elementos do equipamento Castelli vestido pelos ciclistas da Team Sky.

Segue os passos da Dogma 60.1, Dogma 2, Dogma 65.1, Dogma F8, Dogma K8-S e Dogma F8 Xlight, modelos que impulsionaram a Team Sky para um enorme sucesso, incluindo as quatro vitórias do Tour de France.

A marca italiana Pinarello cumpre desta forma o oitavo ano de uma parceria de sucesso com a equipa britânica.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.