Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Volta ao Algarve em directo na TV; Terceira vitória para Caleb Ewan no Tour Down Under; Sete equipas sub-23 no pelotão luso; Uma família unida pelo Ciclocrosse (Vídeo).



Volta ao Algarve em directo na TV


A organização da Volta ao Algarve anunciou hoje que a edição de 2017 terá transmissão televisiva em directo no canal internacional Eurosport e no canal nacional TVI24. A 43ª edição da Algarvia vai para a estrada entre os dias 15 e 19 de Fevereiro e contará com uma hora de emissão em directo.

De acordo com o comunicado da Volta ao Algarve, a transmissão em directo será possível graças ao investimento da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Associação Turismo do Algarve (ATA) em parceria com o Turismo de Portugal, que encaram a Volta ao Algarve, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), como um extraordinário meio de promoção internacional da região. O apoio dos municípios, que recebem as partidas e chegadas, foi também importante para que se desse este passo decisivo para o crescimento da Volta ao Algarve.

Desidério Silva, presidente da RTA: “A transmissão da Volta ao Algarve valoriza e dá notoriedade a esta região, que é um destino turístico de excelência para as bicicletas, nas suas diferentes vertentes. Somos uma região com excelentes condições naturais e paisagísticas, com percursos cicláveis e com grande oferta hoteleira, de cultura, património e gastronomia. O directo permitirá alavancar a notoriedade internacional do mais importante destino turístico do país.”

Carlos Luís, presidente da ATA: “A ATA, responsável pela promoção internacional do Algarve, congratula-se com a divulgação da região pela Eurosport em toda a Europa, pois permite-nos chegar aos nossos principais mercados emissores de turistas. Mostrar o destino nesta altura do ano através da Volta ao Algarve é uma excelente oportunidade promocional para o Algarve.”

Delmino Pereira, presidente da FPC: “Destaco a excelente cooperação estabelecida entre a Federação e as entidades que tornaram possível o directo televisivo: a RTA e a ATA, as autarquias, o IPDJ e os patrocinadores. O incremento de mediatismo da Volta ao Algarve valoriza a corrida e o ciclismo, pois intensifica-se um novo pico de atenção pública sobre a modalidade, que traz benefícios para as equipas e os corredores participantes, portugueses e estrangeiros. Por outro lado, é a afirmação do ciclismo enquanto meio privilegiado para a divulgação e dinamização turística.”

(© Volta ao Algarve)


Terceira vitória para Caleb Ewan no Tour Down Under


Caleb Ewan (Orica-Scott) obteve a terceira vitória em quatro etapas disputadas na 19ª edição do Santos Tour Down Under. Na chegada a Campbelltown, o australiano voltou a imperar ao sprint frente ao campeão do mundo Peter Sagan (BORA-hansgrohe) e o holandês Danny van Poppel (Team Sky). Richie Porte (BMC) segurou a camisola do comando da geral.

A quarta etapa partiu de Norwood para uma jornada de 149,5 km, animada por um trio em fuga. Ondrej Cink (Bahrain-Merida), Cameron Meyer (UniSA-Australia) e Jack Bauer (Quick-Step Floors) tentaram a sua sorte, mas o pelotão esteve atento e não deixou o trio obter grande vantagem. Bauer foi o último a ser alcançado a 5 km da meta.

Em mais um final ao sprint, Caleb Ewan não deixou os créditos por mãos alheias, conquistando mais uma vitória para a Orica-Scott. “Realmente, não podia pedir por um melhor começo de ano. A minha equipa voltou a fazer um trabalho incrível. Apoiaram-me num circuito que poderia ter resultado de qualquer maneira e penso que vocês viram na TV o quanto eles se empenharam em perseguir e estavam realmente empenhados em mais uma vitória. Hoje foi complicado. É difícil para um comboio manter-se unido numa descida. Foi com Daryl Impey na maior parte e ele fez um mega trabalho. Todas as vitórias são graças à equipa. Sem eles e sem o seu apoio, obviamente não tinha conseguido as vitórias que tenho. É uma vitória para mim, mas é também uma vitória enorme para a equipa.

Entre os ciclistas portugueses em competição, foi novamente o campeão nacional sub-23 Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) quem fechou o dia nos lugares cimeiros, cruzando a linha em 15º, subindo a 10º na geral e conservando a camisola branca da juventude. “Foi um pouco perigoso nos últimos quilómetros. Trabalhámos para o Edward e os companheiros fizeram um grande trabalho levando-o para a frente. Penso que o Edward foi parado por alguns corredores nos metros finais, foi infeliz, e eu apenas continuei e consegui terminar em 15º e subir uma posição na geral. Sinto-me bem e estou preparado para amanhã”, comentou Rúben Guerreiro à imprensa.

A quinta e penúltima etapa irá ligar McLaren Vale a Willunga Hill em 151,5 km.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
3:45:19
Peter Sagan (Svk) BORA-hansgrohe
m.t.
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
m.t.
Ben Swift (GBr) UAE Abu Dhabi
m.t.
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
m.t.
Baptiste Planckaert (Bel) Katusha-Alpecin
m.t.
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
m.t.
Callum Scotson (Aus) UniSA-Australia
m.t.
Jasha Sütterlin (Ger) Movistar Team
m.t.
10º
Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo
m.t.
15º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
m.t.
28º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
m.t.
43º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
m.t.

Classificação Geral:

Richie Porte (Aus) BMC
14:20:18
Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team
+20s
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+22s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+24s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+27s
Rohan Dennis (Aus) BMC
+29s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+29s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+29s
Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal
+29s
10º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+29s
38º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+1:14s
71º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+4:17s

Caleb Ewan obtém a terceira vitória no Santos Tour Down Under (©TDWsport.com)


Sete equipas sub-23 no pelotão luso 2017


O pelotão português de estrada mantém em 2017 as sete equipas de formação sub-23. O blog Cycling & Thoughts publicou artigos referentes às equipas, com entrevistas aos protagonistas, e relembra em seguida os links:

* Maia

Pelotão Luso (© Helena Dias)



Uma família unida pelo Ciclocrosse (Vídeo)


A Taça de Portugal de Ciclocrosse termina já no próximo domingo, 22 de Janeiro. Enquanto os ciclistas se preparam para a quinta e derradeira prova em Melgaço, deixamos a todos os apaixonados por esta vertente um vídeo partilhado pelo canal Cannondale Bicycles.

“O ciclismo, especialmente o ciclocrosse, é o que une a família Cozza. Enquanto algumas famílias vão para os campos de futebol aos fins-de-semana de manhã, a família Cozza prepara-se e anda de bicicleta. Embora toda a família tenha sido bem sucedida, com Craig a ganhar o primeiro lugar no Nacional na categoria Master, é a união da família e os laços que são criados através do ciclismo que os faz prosseguir, não importa as condições.”



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.