Avançar para o conteúdo principal

Mário Costa e Joana Monteiro integram equipa internacional Primaflor-Mondraker-Rotor

Os portugueses Mário Costa e Joana Monteiro integram em 2017 a equipa Primaflor-Mondraker-Rotor, um dos maiores projectos internacionais nas vertentes de XCO e XCM, que será apresentado no próximo dia 14 de Janeiro nas instalações do TM Grupo Inmobiliario em Mar de Pulpí.

A dupla de campeões portugueses Mário Costa e Joana Monteiro chegam ao patamar internacional há muito ambicionado por ambos, após a conquista de pódios nas mais importantes competições nacionais e lugares de destaque ao nível internacional, sendo dois rostos permanentes da Selecção Nacional. Na Primaflor-Mondraker-Rotor vão partilhar equipa com o reconhecido espanhol Carlos Coloma, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Mário Costa e Joana Monteiro (© Gerês Granfondo)

Mário Costa [palmarés], medalha de bronze no Nacional de XCO, falou ao Cycling & Thoughts sobre esta oportunidade internacional: “Depois de um 2016 onde não atingi o principal objectivo de estar nos Jogos Olímpicos, 2017 era uma incógnita na minha cabeça. Rodeado das pessoas certas, fui capaz de seguir em frente e continuar na luta. Houve interesse de várias equipas internacionais e, no final, acabei por assinar pela Primaflor-Mondraker-Rotor. Estiveram a observar durante a época e viram potencial em mim. Estou muito satisfeito por estar numa das melhores equipas do mundo e a desenvolver novas bicicletas e materiais. As condições de trabalho que tenho e o pensar numa carreira a longo prazo foram as razões que me fizeram assinar.”

Quanto aos objectivos para 2017, Mário Costa concluiu: “Revalidar a vitória na Taça de Portugal, ser Campeão Nacional, melhorar os resultados nas Taças do Mundo e no Campeonato do Mundo.”

A campeã nacional de XCO Joana Monteiro [palmarés] também partilhou com o Cycling & Thoughts o seu pensamento sobre o desafio que tem pela frente: “Desde que comecei a correr Taças do Mundo, alimentei o sonho de correr numa equipa profissional. Depois de no ano passado ter alguns resultados motivadores, decidi procurar. Tinha vontade de sair de cá e a minha carreira precisava disso. Felizmente, consegui. E ter uma proposta com excelentes condições como esta é ainda muito mais desafiador, para não falar da oportunidade de ter companheiros de equipa com uma qualidade enorme e, claro, o prazer de partilhar esta experiência com o Mário. Penso que vai ser um ano interessante para mim!”

Joana Monteiro abordou ainda os objectivos para a temporada: “Vencer o Campeonato Nacional de XCO e a Taça de Portugal de XCO. Apesar de ser o meu primeiro ano de Elite, tenho todos os motivos para ambicionar um Top 30 nas Taças do Mundo e no Mundial.”

A equipa Primaflor-Mondraker-Rotor conta com um plantel de luxo para o ano de 2017, incluindo os multi-campeões nacionais Mário Costa e Joana Monteiro:
Carlos Coloma (Logroño, 1981) | Bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Catriel Soto (Buenos Aires, 1987) | Campeão Panamericano de XCO
Mário Costa (Vila do Conde, 1991) | Seis vezes campeão de Portugal
Raiza Goulao-Henrique (Brasil, 1991) | Campeã do Brasil e Olímpica no Rio
Joana Monteiro (Vila Nova de Famalicão, 1994) | Sete vezes campeã de Portugal
María Rodríguez (Alcalá de Guadaíra, 1997) | Vencedora do Open de Espanha
Josep Durán (Bañoles, 1997) | Campeã de Espanha Sub-23
Milton Ramos (Olancho, 1979) | Vencedor da Iron Bike
Jesús Del Nero (Chinchón, 1982) | Vencedor do Open de Espanha Ultramaratona
Ramón Sagüés (Barcelona, 1978) | 1º na QH MTB (UCI Maratón Series)
María José Haro (Pulpí, 1980) | Pódio Corporate na Titán Desert
Miriam Palacios (Huelva, 1999) | Vencedora do Superprestígio
Didac Carvacho (Tossa de Mar, 2000) | Vencedor do Open de Espanha XCO
David Campos (Vélez Rubio, 2000) | Vencedor do Superprestígio

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro