Avançar para o conteúdo principal

Taça Portugal CX: Mário Costa e Joana Monteiro triunfam em Palmela

A dupla Mário Costa e Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde) venceram este domingo em elites a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. A variante de inverno do ciclismo levou até Palmela um total de 115 atletas entre as diversas categorias e contou com a presença na cerimónia de pódio do vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 Rafael Reis (W52-FC Porto), que na próxima temporada vestirá as cores da equipa Profissional Continental Caja Rural-Seguros RGA.

Pódio da corrida elite masculina, com vitória de Mário Costa e presença na cerimónia de pódio do vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016 Rafael Reis, natural de Palmela (© UVP-FPC)

Um circuito de 1,7 km com um desnível acumulado de 10m na Quinta do Anjo, em Palmela, recebeu a terceira prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Na corrida elites masculinos, Mário Costa imperou sobre os adversários, agarrando a segunda vitória entre as três provas já realizadas, reforçando desta forma a liderança da Taça. Completaram o pódio Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte/BikeZone), a 25s, e Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 1m01s.

Na prova elites femininas, a campeã nacional de XCO Joana Monteiro cimentou a liderança ao somar o terceiro triunfo consecutivo diante de sobre Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão), a 3m, e Cecília Araújo (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep), a 1 volta.

Na prova que une sub-23 e juniores femininas, o triunfo ficou em Raquel Queirós (ASC-Focus Team-Vila do Conde), seguida da líder da Taça Marta Branco (Maiatos-Reabnorte-BikeZone), 20s, e Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde), a 2m25s.

Entre os juniores masculinos, Carlos Salgueiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep) cimentou a liderança com o terceiro triunfo consecutivo. Seguiu-se na meta a dupla Rafael Serafin e Márcio Peralta (BTT Loulé/BPI), a 20s e 31s respectivamente.

Também na prova de cadetes, Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) somou o terceiro triunfo e cimentou o comando da Taça. Completaram o pódio Julian Espinoza (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 22s, e Lucas Braga (Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact), a 1m23s.

Em femininas, Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) também conquistou a terceira vitória, deixando a 58s Daniela Campos (BTT Loulé/BPI) e a 3m34s Rafaela Ramalho (Escola BTT Matosinhos).

Em master 30, o campeão nacional Rúben Nunes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) brilhou pela terceira vez na meta, superando por 42s o companheiro de equipa Manuel Lopes e por 1m51s Rogério Matos (Rompe Trilhos-Apcar). Em master 40, a vitória sorriu a Rui Torpes (Individual), mas o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep) manteve a liderança ao cruzar em seguida a linha a 13s, fechando o pódio Francisco Anjos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão). Em master 50, Rodolfo Lopes (EDV-VianaCycles-EntrePortas-MyPharma) assegurou o terceiro triunfo consecutivo, a 1m10s de Reinaldo Luís (HC Turquel-TalachaShop-Valsabor) e 1m36s de António Marques (Azuribike Mangualde Team).

Em master femininas, Marina Leitão (Vasconha BTT Vouzela) venceu e manteve a liderança. Seguiram-se na meta Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde), a 30s, e Andreia Freitas (Clube BTT de Águeda-Blackjack), a 46s.

Não pontuando para o ranking da Taça, em juvenis a vitória coube novamente a João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde), por 1m26s sobre Miguel Pedroso (Tomatubikers-Toyota-Macedo & Macedo) e a 2m54s de Marta Almeida (Clube BTT de Águeda).

Na categoria promoção, Tiago Silva (Individual) venceu por 29s sobre Pedro Pinheiro (Róódinhas/Santos Silva) e a 2m08s de Mauro Silva (Vasconha BTT Vouzela).

A quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse realiza-se a 15 de Janeiro, em Rebordosa, e a quinta e última prova no dia 22 do mesmo mês, em Melgaço. Anteriormente, celebra-se o Campeonato Nacional a 8 de Janeiro na Quinta das Arcas, em Sobrado.

Resultados completos (UVP-FPC)













______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.