Avançar para o conteúdo principal

Brian Cookson: “O ciclismo está a crescer e continuará em 2017”

As retrospectivas fazem parte de todos os finais de ano e o Presidente da UCI Brian Cookson deu estes dias a sua visão sobre o ciclismo em 2016, numa entrevista alargada publicada no site da União Ciclista Internacional. Entre os temas abordados, referiu os momentos altos, os desafios, o trabalho da UCI e o que podemos esperar em 2017.

Para Brian Cookson, 2016 “Foi um ano de verdadeiro progresso. Para além dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o nosso desporto progrediu em diversas áreas importantes ao longo do ano: o ciclismo feminino transformou-se pelo lançamento incrivelmente bem sucedido do UCI Women’s WorldTour, também introduzimos uma nova categoria Feminina Sub-23 nos Campeonatos do Mundo UCI de Ciclocrosse, anunciámos uma série de mudanças no ciclismo de pista a fim de criar corridas mais cativantes para o espectador, vimos a estreia do UCI BMX Freestyle Park World Cup e, finalmente, premiámos 15 Campeonatos do Mundo UCI em sete disciplinas. Estou entusiasmado com o nosso desporto na entrada de 2017.”

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro marcaram indubitavelmente a temporada, evento que para Brian Cookson se revelou um grande desafio para o ciclismo. “A preparação dos Jogos do Rio não foi fácil, particularmente no que concerne ao velódromo. Estive em permanente contacto com o Prefeito do Rio e com o Comité Olímpico Internacional (COI) e conseguimos graças a um enorme esforço de equipa. No final, os Jogos foram uma maravilhosa promoção para as quatro disciplinas olímpicas do ciclismo. Tivemos algumas performances incríveis em impressionantes cenários emitidos por todo o mundo. Uma das coisas únicas do ciclismo é que podemos ajudar a mostrar a cidade anfitriã e foi certamente o que fizemos no Rio. Também tivemos grandes multidões: o velódromo e o estádio de BMX esgotaram e tivemos muitos milhares a assistir BTT num fantástico circuito. As multidões foram uma clara demonstração do apelativo que é o nosso desporto. Tive a oportunidade de passar algum tempo com o Presidente do COI Bach, e muitos membros e altos funcionários do COI, e ficou claro o quanto gostaram dos nossos eventos.”

O paraciclismo também esteve no centro das atenções mundiais no presente ano. “2016 foi verdadeiramente um grande ano para o paraciclismo”, referiu Cookson. “O nosso desporto tem competições de estrada e de pista nos Jogos Paralímpicos e as duas atraíram vastas multidões no Rio. Testemunhámos algumas conquistas incríveis nos Jogos com nada menos do que 10 recordes mundiais e 20 recordes paralímpicos superados. Mas não posso falar dos Jogos Paralímpicos no Rio sem prestar homenagem a Bahman Golbarnezhad do Irão, que morreu tragicamente após uma queda na prova de estrada C4.”

Acrescentou: “Em geral, o paraciclismo está a crescer. Colin Lynch, da Irlanda, estabeleceu o primeiro recorde da hora UCI no paraciclismo, o membro da Comissão de Atletas UCI e paraciclista Greta Neimanas foi escolhida pela Agência Mundial Anti-dopagem (AMA) para entrar no seu Comité de Atletas e o Centro Mundial de Ciclismo da UCI acolheu recentemente paraciclistas de cinco países num estágio de duas semanas, o quarto evento organizado pela UCI desde 2015.” 

Este foi igualmente um ano de significativas mudanças implementadas pela UCI. Sobre as mesmas e o rumo que quer dar à União Ciclista Internacional, Cookson afirmou: “Fizemos grandes progressos em termos de governação. Agora temos um Código de Ética da UCI revisto e reforçado, que se aplica a uma base muito mais ampla, incluindo todo o pessoal bem como consultores, organizadores de corridas e, de modo geral, a todos os detentores de licenças no âmbito do ciclismo. Amplia o campo de competência da Comissão de Ética da UCI, cuja filiação é cada vez mais composta por experientes profissionais independentes do mundo do ciclismo. O Presidente é agora Bernard Foucher, membro do Supremo Tribunal de Justiça Administrativa de França e Árbitro no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).”

“Prometi uma reforma constitucional e estou satisfeito por termos uma Constituição da UCI revista, que estabelece novos processos democráticos, incluindo a restrição do número de mandatos do Presidente (para três). A reforma constitucional marca mais um passo importante na governação da UCI, na linha das melhores práticas internacionais, e ajudámos a reforçar a credibilidade da UCI na comunidade desportiva internacional, bem como diante dos nossos membros.”

“À medida que prosseguimos o nosso trabalho de restabelecer a credibilidade no ciclismo, continuámos a investir significativamente no nosso programa anti-dopagem, que é correctamente considerado como um dos líderes de qualquer desporto. Aliás, proteger a integridade do nosso desporto permanece como prioridade absoluta e é por isso que investimos recursos significativos para testar literalmente milhares de bicicletas contra a fraude tecnológica.”

“Congratulo-me por termos reforçado o número de parcerias existentes, bem como acrescentar novas como a Telenet. É um claro sinal da confiança na UCI e nas mudanças que fizemos e saudamos a Tissot, histórico cronometrista da UCI, como primeiro Parceiro Mundial do Ciclismo. Os nossos parceiros são grandes apoios e permitem-nos continuar a nossa missão de expansão do ciclismo por todo o mundo. Noutro marco histórico, assinámos um acordo de 8 anos com a EBU e IMG para os direitos mundiais de transmissão televisiva, que irão levar os nossos principais eventos à mais ampla audiência possível em todo o mundo.”

“Estamos igualmente a tornar-nos uma voz mais activa na promoção do ciclismo nas comunidades. Este ano, concedemos a nossa marca UCI Bike City a cidades e regiões na Noruega e Holanda, a fim de reflectir o grande trabalho que está a acontecer no terreno. Isto é algo que verão mais no futuro à medida que tomamos uma posição mais sólida na promoção do ciclismo, não somente como um desporto, mas também como meio de transporte e como actividade diária saudável. Resumindo, estou muito satisfeito com o progresso que fizemos e a direcção que estamos a seguir.”

Brian Cookson, Presidente da União Ciclista Internacional
(© GettyImages)

Além das mudanças, a UCI enfrentou um enorme desafio quanto à imagem do ciclismo. “Diria que a maior ameaça em 2016 foi relativamente à credibilidade do nosso desporto”, salientou Cookson. “Refiro-me à fraude tecnológica, que esteve no centro das atenções desde cedo na temporada, quando descobrimos um motor escondido numa bicicleta nos Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse em Heusden-Zolder (Bégica), em Janeiro. A Comissão Disciplinar da UCI impôs uma sanção de seis anos e uma multa significativa na respectiva corredora Femke Van den Driessche. Fomos muito rápidos e eficientes em lidar com este caso, sublinho que continua a ser o único caso de fraude tecnológica até à data. A nossa luta contra a fraude tecnológica tem estado em curso desde a minha eleição em 2013, visando homens e mulheres de diferentes disciplinas de ciclismo. Por exemplo, este ano testámos 274 bicicletas nos Campeonatos do Mundo de Pista em Londres, 117 no Aviva Women’s Tour, 3773 no Tour de France e 1372 nos Campeonatos do Mundo de Estrada em Doha. Depois de considerar diferentes métodos de teste, encontrámos um que é flexível, confiável, eficaz, rápido e fácil de implementar. Naturalmente, iremos continuar a levar a sério a possibilidade de fraude tecnológica em 2017. Continuaremos a rever quais as ameaças que podem surgir nesta área e avaliaremos qualquer nova informação sobre os métodos de teste ou potenciais formas de fraude.”

Na nova era global do ciclismo, a UCI vê chegar um forte investidor ao mundo das duas rodas. “Wanda Sports está a promover o Tour of Guangxi, nova corrida UCI WorldTour, levando o pelotão a um dos mais populares destinos turísticos da China, na parte sul do país, durante 6 dias em Outubro”, explica Cookson. “A partir de 2017 realizar-se-á paralelamente uma nova corrida elite feminina, que se candidatou ao estatuto de UCI Women’s WorldTour para 2018. Para garantir o desenvolvimento a longo prazo do ciclismo na China, Wanda Sports irá construir um centro de ciclismo, que servirá de satélite ao Centro Mundial de Ciclismo da UCI, em Aigle. A abertura de um centro satélite na China, no qual promissores atletas serão apoiados e financiados pela Wanda Sports, representa um enorme impulso para o nosso desporto. O centro incluirá uma pista interior de competição internacional de 250m, uma pista de BMX e um circuito de estrada, com os mais talentosos jovens corredores a serem seleccionados para passarem tempo no Centro Mundial de Ciclismo da UCI. Este é um enorme passo para o ciclismo na região.”

“Wanda Sports irá também organizar as primeiras três edições (2017, 2018 e 2019) dos novos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Urbano no final de Outubro. Este emocionante evento reúne Moutain Bike Cross-Country Eliminator, Trials e BMX Freestyle Park, inspirando toda uma nova geração de fãs de ciclismo urbano.”

“Depois das primeiras edições bem sucedidas da Gala de Ciclismo UCI, organizada em Abu Dhabi, esta comemoração de ciclismo irá deslocar-se para a China em 2017, tendo lugar na cidade montanhosa de Guilin, local da chegada da última etapa do Tour of Guangxi. Este acordo mostra o que é possível e como gostamos de trabalhar com os nossos parceiros de uma forma ampla e criativa. É por isso que quando entregamos os nossos grandes eventos, também queremos ver claramente os planos de legado ligados a esses eventos. Por tal, gostaria de ver este tipo de parcerias espelhadas por outros territórios.”

Uma das questões bastante abordadas nos meios de comunicação, que tomou conta de várias linhas nos principais sites internacionais de ciclismo, foi a concessão das TUEs – Therapeuthic Use Exemption (Isenção de Uso Terapêutico). Brian Cookson abordou o tema: “A primeira coisa a dizer é que a UCI reforçou o seu processo de avaliação de TUE em Junho de 2014, durante o primeiro ano da minha presidência. Esta mudança pôs em prática uma Comissão de TUE mais robusta e independente de três pessoas, composta por peritos independentes, que exige unanimidade antes de sancionar qualquer pedido de TUE. Este é um padrão mais elevado do que o exigido pelas normas internacionais. O número de TUEs que a UCI sancionou nos anos recentes está a diminuir – de 31 em 2013 para 13 no último ano. Nós sempre partilhamos os detalhes das TUEs concedidas com a WADA, o que acrescenta outro nível de escrutínio.”

Sobre as mudanças que estão a ser implementadas no ciclismo profissional masculino de estrada, Cookson realça: “Congratulo-me, após muitos anos, de termos encontrado uma forma de tornar o WorldTour verdadeiramente global. Para 2017, podemos esperar uma temporada que nos leva a mais continentes e países do que nunca, da Califórnia à China passando pelo Médio Oriente.”

Entre as mudanças, Cookson assinalou a questão da protecção dos corredores. “A segurança do ciclista é extremamente importante para todos nós e experienciámos alguns trágicos incidentes no início do ano. Estamos a trabalhar arduamente com todas as partes interessadas – organizadores de corridas, equipas e ciclistas – para fazer tudo o que podermos para prevenir tais incidentes no futuro. Em 2016, introduzimos regulamentos mais rigorosos que regem a conduta de todos os condutores de veículos e motociclistas numa corrida de estrada, com as violações a serem encaminhadas para a Comissão Disciplinar da UCI. Para garantir que não há zonas cinzentas, iremos publicar brevemente um guia Caravana de Corrida [Race Caravan], detalhando todos os regulamentos relevantes de segurança, incluindo a posição dos veículos durante uma corrida. Os ciclistas também têm um papel na sua própria segurança e introduzimos novos regulamentos a clarificar exactamente quando os atletas têm de parar nas passagens de nível. Esta regra foi rigorosamente aplicada em 2016, resultando na desqualificação de alguns ciclistas. A restante questão da segurança abordada em 2016 foi a respeitante às condições de clima extremo, com a introdução do novo Protocolo de Clima Extremo.”

Também o ciclismo de pista foi alvo de novos regulamentos, assinalados por Brian Cookson: “Há mudanças muito emocionantes, que estamos já a ver na actual Taça do Mundo de Ciclismo de Pista Tissot e que também serão apresentadas nos Campeonatos do Mundo, em Abril. Uma das mudanças significativas, que resulta de uma consulta extensa, é a redução do número de corridas no Omnium de seis para quatro, com o evento a ser agora realizado num dia em vez de dois. A introdução do Madison feminino é outro grande passo, trazendo perfeita paridade entre homens e mulheres nos eventos de pista. As mudanças na regulamentação estão a fazer o ciclismo de pista muito mais atractivo para o espectador e estou muito animado com o futuro da disciplina Olímpica, que estará de volta aos holofotes com as próximas duas etapas da Taça do Mundo de Pista em Cali e Los Angeles.”

A Presidência de Brian Cookson tem-se focado igualmente no desenvolvimento e crescimento do ciclismo feminino. “2016 foi um ano inovador com a introdução do UCI Women’s WorldTour, transmissão televisiva ao vivo de mais de metade das corridas e aumento da exposição nas redes sociais: a conta Twitter @UCIWomensCycling tem actualmente mais de 20.000 seguidores, enquanto a conta Instagram UCI Women’s Cycling triplicou a sua base de fãs para perto de 35.000 em apenas seis meses. Há boas notícias para 2017 com as corridas elite femininas a irem a novas cidades e regiões da Europa, China e EUA. O UCI Women’s WorldTour 2017 verá a adição de duas corridas por etapas e de duas corridas de um dia, aumentando o número total de dias de competição em mais de 30%. O calendário alargado reflecte o significativo progresso feito para reforçar o perfil e o profissionalismo do ciclismo feminino e estabelecer o seu estatuto como desporto principal. Estou determinado a continuar a puxar pelo profissionalismo do ciclismo feminino.”

No fecho da entrevista, Cookson abordou as prioridades da UCI e do ciclismo para 2017. “Estou muito animado com o futuro e com 2017 em particular. Ambos os WorldTours masculino e feminino irão levar os pelotões a novas corridas e novos territórios. Veremos novos eventos na China e os Campeonatos do Mundo de Pista serão realizados em Hong Kong no próximo mês de Abril, sendo apenas a segunda vez na história do ciclismo de pista que a Ásia recebe este evento. O primeiro foi em Maebashi, Japão, em 1990. Também teremos os Campeonatos de Mundo de Estrada, que serão realizados na bonita cidade de Bergen, na Noruega, e contará com 12 corridas durante 9 dias, vários eventos de participação em massa e um grande programa cultural.”

“Estou ansioso por chegar a mais e mais pessoas à medida que expandimos a família de ciclismo. O crescimento na nossa base de fãs tem sido excepcional e actualmente temos um alcance nas redes sociais de 1.6 milhões de pessoas, em comparação com quase nada há três anos atrás. Em 2017, iremos crescer muito mais.”

“Aguardo com expectativa um ano durante o qual iremos continuar a construir sobre a já muito melhorada imagem UCI, alcançar mais e mais pessoas em todo o mundo e fazer crescer a nossa família do ciclismo. O ciclismo está a crescer e continuará em 2017. Na UCI, temos o dever de fazer o que podermos para promover esse crescimento e fazê-lo de forma transparente e justa, lidando de forma honesta e justa com todas as partes envolvidas. E têm o meu compromisso absoluto que é exactamente isso que continuaremos a fazer.”

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.