Avançar para o conteúdo principal

BORA-hansgrohe de José Mendes com ambição no WorldTour

O campeão nacional português José Mendes prepara-se para a sua primeira temporada no WorldTour com as cores da equipa alemã BORA-hansgrohe, que no ano de 2017 sobe ao mais alto escalão do ciclismo internacional.

(© José Mendes)

Após quatro anos com a mesma estrutura no escalão Pro Continental, José Mendes chega ao WorldTour com a equipa que abraçou desde os seus primeiros passos no pelotão internacional na remota Team NetApp-Endura em 2013, designada nos últimos dois anos de Bora-Argon18 e com a qual em 2016 obteve lugares de destaque como o 6º lugar no Tour of Norway e 7º no Tour de Slovénie, para além da medalha de ouro na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais e a prata no contra-relógio.

O português de 31 anos deixou vincado o seu valor desde as primeiras competições, sendo agora um dos eleitos a permanecer no projecto WorldTour. Definido pela equipa como um trepador de grande talento e um dos mais importantes gregários, José Mendes será uma das peças-chave para alcançar os objectivos aos quais a BORA-hansgrohe se propõem alcançar no próximo ano.

Segundo o manager da equipa, Ralph Denk, “Desde 2015, quando a BORA entrou na sua primeira temporada como nosso principal patrocinador, o nosso plano era tornarmo-nos uma equipa mundial. Já disse no início desta temporada que penso que o Grand Départ 2017 em Düsseldorf é uma janela de oportunidade para o ciclismo alemão. Juntamente com o nosso novo patrocinador hansgrohe e o novo parceiro Specialized, conseguimos montar uma equipa de ciclismo de classe mundial. Com o bi-campeão do mundo Peter Sagan temos uma das estrelas de topo para a primeira parte da temporada. Para os Grand Tours temos Rafal Majka e Leopold König como corredores-chave. A equipa irá ainda apoiar os talentos alemães.”

Este passo para o UCI WordTour significa ainda muitas mudanças no lado da gestão. Em 2016, a equipa tinha cerca de 45 empregados, agora temos 75. Penso que melhorámos em todas as áreas. O que permanece igual é a nossa afirmação “ride.natural.”, além de uma dieta saudável e estilo de vida, respeito e justiça, que são valores fundamentais da BORA-hansgrohe”, conclui Ralph Denk.

O grupo para a próxima época é bastante forte e conta com nomes consolidados no panorama internacional. Da equipa fazem parte 27 corredores de 11 nacionalidades: Pascal Ackermann (Ger), Shane Archbold (Nzl), Jan Bárta (Cze), Erik Baška (Svk), Cesare Benedetti (Ita), Sam Bennett (Irl), Maciej Bodnar (Pol), Emanuel Buchmann (Ger), Marcus Burghardt (Ger), Silvio Herklotz (Ger), Leopold König (Cze), Michal Kolar (Svk), Patrick Konrad (Aut), Rafal Majka (Pol), Jay McCarthy (Aus), José Mendes (Por), Gregor Mühlberger (Aut), Matteo Pelucchi (Ita), Christoph Pfingsten (Ger), Lukas Pöstlberger (Aut), Pawel Poljanski (Pol), Juraj Sagan (Svk), Peter Sagan (Svk), Aleksejs Saramotins (Lva), Andreas Schillinger (Ger), Michael Schwarzmann (Ger) e Rüdiger Selig (Ger).

Conferência de imprensa de apresentação da BORA-hansgrohe (foto site oficial da equipa)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.