Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Maia e ACDC Trofa

O blog Cycling & Thoughts dá por finalizada a série de artigos contemplando a temporada 2016 das esquadras portuguesas passando em retrospectiva o ano das equipas de clube sub-23 Maia e ACDC Trofa.

Embora os resultados nas tabelas classificativas tenham sido parcos nos lugares cimeiros, ambas as equipas formaram parte do pelotão nacional, abrindo portas a um número importante de jovens corredores, que buscam a oportunidade de mostrar e aperfeiçoar as suas qualidades, a fim de singrar no ciclismo.

Na equipa Maia, o jovem José Dias destacou-se em grande medida no terreno montanhoso. Os triunfos chegaram através da conquista da camisola da montanha na Volta dos Campeões e no Grande Prémio de Gondomar, estando entre os melhores classificados do Campeonato Nacional Sub-23 ao fechar a prova de fundo na 10ª posição, destacando-se o carácter de dureza que marcou todo o percurso da corrida disputada em Braga, incluindo a subida de 2ª categoria do Sameiro.

Entre as boas exibições do grupo maiato, destaca-se a vitória na abertura da temporada por António Barradas de uma camisola secundária na Volta à Maia (1ª prova da Taça de Portugal Sub-23). Na principal prova nacional do escalão sub-23, a Volta a Portugal do Futuro, a equipa não deixou de estar em destaque procurando a vitória na meta, chegando a terminar entre os primeiros com Hugo Brito (7º na Et1), Patrick Videira (8º na Et3) e José Silva (9º na Et1).

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa Maia em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude):
José Dias *Montanha Volta dos Campeões
José Dias *Montanha GP de Gondomar
António Barradas *MVolantes Volta à Maia 1ªprova Taça de Portugal Sub-23
Hugo Brito Et1 Volta a Portugal do Futuro
Equipa Et1 CRE Volta dos Campeões
Hugo Brito *Juventude Volta a Albergaria
Natanael Almeida CG Prémio Anadia
Patrick Videira Et3 Volta a Portugal do Futuro
Hugo Brito Et2 Volta dos Campeões
José Silva Et1 Volta a Portugal do Futuro
10º José Dias Campeonato Nacional Fundo Sub-23
10º Patrick Videira CG Arouca 2ªprova Taça de Portugal Sub-23

Equipa Maia

A equipa ACDC Trofa viveu uma temporada mais modesta, contando com a experiência do elite Márcio Barbosa na obtenção de maior visibilidade para o grupo. Foi precisamente com este corredor que alcançaram a vitória de uma etapa na Volta à Madeira, prova na qual finalizou em 4º da geral e ainda somou a camisola da montanha.

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa ACDC Trofa em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude):
Márcio Barbosa Et2 Volta à Madeira
Márcio Barbosa *Montanha Volta à Madeira
Márcio Barbosa *Volta Mais Rápida - Circuito de Nafarros
Equipa CG Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et4 Volta à Madeira
Márcio Barbosa CG Volta à Madeira
Márcio Barbosa Et3 Volta à Madeira
Sebastião Ramos *Juventude Volta às Terras de Sta. Maria
Márcio Barbosa Et1 Volta à Madeira
Márcio Barbosa Et4 Volta à Madeira
Márcio Barbosa CG Circuito de Nafarros
Daniel Pegado CG Volta à Madeira
Daniel Pegado Et3 Volta à Madeira
Ricardo Abreu CG Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et1 Volta à Madeira
Daniel Pegado Et4 Volta à Madeira
Ricardo Abreu Et2 Volta à Madeira
10º Daniel Pegado Et2 Volta à Madeira
10º Ricardo Abreu Et3 Volta à Madeira

Equipa ACDC Trofa

______
Retrospectiva 2016: W52-FC Porto | Máxima Ganhadora
Retrospectiva 2016: Efapel | Máxima Rival
Retrospectiva 2016: GoldWin-Team José Maria Nicolau
Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass
Retrospectiva 2016: Sicasal-Constantinos-Udo
Retrospectiva 2016: Anicolor

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.