Avançar para o conteúdo principal

Nasce a equipa feminina de estrada Maiatos/Reabnorte

Maiatos/Reabnorte é a nova equipa feminina de ciclismo de estrada. O primeiro estágio rumo a 2017 teve lugar este fim-de-semana no Quartel da Sra. da Horta, no Porto.

A fim de promover a integração e fortalecer o espírito de grupo, durante três dias (18 a 20 deste mês) as atletas da estreante equipa feminina Maiatos/Reabnorte protagonizaram sessões de treino intensivo no Quartel da Sra. da Hora [fotos de Júlio Ornelas], orientadas pelo Regimento de Transmissões do Porto. Aliada à preparação física, as ciclistas desenvolveram também uma sessão de bicicleta em redor da cidade do Porto.

Uma das mais conceituadas ciclistas femininas da actualidade e integrante da equipa, Ana Rita Vigário falou ao Cycling & Thoughts sobre este primeiro encontro: Um dos objectivos deste estágio era juntar todas as atletas e a direcção do clube para se conhecerem e esclarecerem os objectivos da próxima época. Outro importante objectivo está relacionado com o desenvolvimento de competências pessoais, tais como o espírito de união, coragem, persistência e justiça. O estágio foi assim um grande sucesso, uma vez que todas estas competências foram trabalhadas e alcançadas com êxito pelas atletas, com a ajuda também do excelente trabalho realizado pelo Regimento de Transmissões do Porto.

Ana Rita Vigário acrescentou: Eu ingressei neste projecto, porque fui convidada pelos Maiatos, pelo Presidente Paulo Ribeiro para fazer parte da equipa de BTT. O Paulo sabia que eu tinha uma equipa feminina de ciclismo de estrada ligada ao meu clube e, por isso, fez-me uma proposta, ou seja, para além de ingressar na equipa de BTT formaria também uma equipa de estrada feminina. Aceitei este desafio, a equipa é formada pelas atletas que estavam comigo na equipa de 2016 e convidei mais 6 atletas para fazerem parte deste projecto. Eu não digo o que espero desta equipa, mas sim que tenho uma equipa lutadora, unida e pronta a trabalhar para vencermos.”

Tendo por base um clube com experiência de largos anos no BTT, a nova equipa de estrada Maiatos/Reabnorte tem como finalidade a participação em competições de alto nível em Portugal e no estrangeiro, bem como a projecção nacional e internacional dos seus atletas, clube e patrocinadores.

O grupo para 2017 é composto pelas elites Ana Rita Vigário, Isabel Mota, Andreia Lopes, Sofia Brites, as sub-23 Ana Tomás, Cláudia Costa, Rita Lopes, Margarida Lopes, Beatriz Lopes, a júnior Marta Branco e a cadete Rafaela Ramalho. Sob a orientação de Ana Rita Vigário e Luís Nepomuceno, a equipa conta também no staff com Paulo Ribeiro, Lúcia Ferreira e Valentim Ferreira.

No calendário da equipa perspectiva-se a disputa das provas pontuáveis da Taça de Portugal, os Campeonatos Nacionais de Fundo e de Contra-relógio, provas regionais do Porto e Minho e também provas em Espanha.

Maiatos/Reabnorte no 1º estágio da equipa (© Júlio Ornelas)
Ana Rita Vigário no 1º estágio da equipa Maiatos/Reabnorte (© Júlio Ornelas)

Maiatos/Reabnorte no 1º estágio da equipa (© Júlio Ornelas)

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.