Avançar para o conteúdo principal

Festival de Pista de Tavira encerra temporada lusa

O pelotão português encerrou a temporada com a realização do tradicional Festival de Pista de Tavira, última prova a contar para o Ranking APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Neste dia de feriado de 5 de Outubro, pela Implantação da República (1910), os ciclistas elites e sub-23 lutaram pela vitória em Eliminação, Perseguição por Equipas e as 100 Voltas à pista.

Pódio 100 Voltas: 1º César Martingil, 2º Samuel Caldeira,
3º Francisco Campos (foto SCS João de Ver)

O internacional José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), recente vencedor do Campeonato Nacional de Rampa, bateu toda a concorrência na prova de Eliminação.

Na Perseguição por Equipas o triunfo pertenceu aos jovens da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, que superaram de forma muito renhida os profissionais da esquadra Sporting CP-Tavira.

A fechar o dia, o campeão nacional de Rampa Sub-23 César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) venceu as 100 Voltas à pista, diante do profissional Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e do jovem Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

O Festival de Pista encerrou a temporada lusa de ciclismo e Rafael Reis (W52-FC Porto) tornou-se no grande vencedor do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016. Desde o mês de Abril manteve-se na liderança da tabela nacional, estando na última actualização realizada no final de Agosto empatado em número de pontos com o segundo classificado Joni Brandão (Efapel), mas detendo maior número de vitórias, o que lhe garantiu a permanência no comando. Joni Brandão não esteve presente nas derradeiras competições, mas Rafael Reis esteve terminando em 6º lugar no Campeonato Nacional de Rampa. A par da vitória a nível individual, também agarrou com os companheiros da W52-FC Porto o triunfo do Ranking Equipa do Ano 2016.


Resultados Eliminação, Top 10

1° José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA
2° César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
3° Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA
4° Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira
5° Sérgio Sousa (Por) Team Vorarlberg
6° António Carvalho (Por) W52-FC Porto
7° Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte
8° Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira
9° Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
10° João Rodrigues (Por) W52-FC Porto


Resultados 100 Voltas, Top 10

1° César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
2° Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
3° Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade
4° Micael Isidoro (Por) Louletano-Hospital de Loulé
5° Shaun-Nick Bester (Rsa) Sporting CP-Tavira
6° Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA
7° Rafael Reis (Por) W52-FC Porto
8° Samuel Magalhães (Por) Louletano-Hospital de Loulé
9° João Santos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade
10° Rafael Lourenço (Por) Sporting CP-Tavira

Comentários

  1. Já se sabe que sou fã deste blogue onde sigo a modalidade que tanto gosto e confesso já tinha saudades. Parabéns pela nova imagem e as maiores felicidades na continuação deste trabalho que admiro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.