Avançar para o conteúdo principal

Época memorável de Ricardo Gomes em S. João de Ver

Em 21 anos de existência, o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas ao Paraciclismo na temporada de 2016. Ricardo Gomes, de 32 anos, foi o representante da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade em Paraciclismo D (surdez), pontuando de sucesso o ano de estreia do clube nesta categoria.

Ricardo Gomes no aquecimento para a 1ª prova
da Taça de Portugal de Paraciclismo. (foto Helena Dias)

Com as cores da terra, Ricardo Gomes brilhou na pista e na estrada, conquistando em ambas as vertentes importantes vitórias para o histórico clube. A temporada começou da melhor maneira nas competições de pista, sagrando-se campeão nacional em perseguição individual e 500m contra-relógio.

Seguiu-se o calendário de estrada e no asfalto o percurso traçado não fugiu à glória. No estágio da equipa, realizado com os ciclistas da equipa sub-23, Ricardo Gomes confessou-nos o objectivo principal de se sagrar campeão nacional de estrada, a fim de juntar o título ao já alcançado em pista. Ricardo vestiu a camisola de campeão nacional de contra-relógio e agarrou a medalha de bronze na prova de fundo, ficando a escassos 3 segundos do ouro.

No referido estágio também nos confidenciou o sonho de vencer a primeira prova da Taça de Portugal, já que corria em casa num contra-relógio disputado em Santa Maria da Feira. O sonho cumpriu-se com Ricardo Gomes a vencer o esforço individual. A esta vitória somou mais duas, ganhando no total três das cinco provas pontuáveis e conquistando desta forma a Taça de Portugal.

Tal como o Sport Ciclismo S. João de Ver apelidou, Ricardo Gomes protagonizou “uma época memorável” para o clube que aposta essencialmente nos escalões de formação e viu assim ganha a aposta feita em 2016 no Paraciclismo.

O ano de Ricardo Gomes viu ainda o sucesso estender-se ao BTT, vertente que pratica pela equipa Saertex Portugal/Edaetech e com a qual conquistou o Campeonato Nacional de XCO, a Taça de Portugal de XCM, o título de vice-campeão nacional de XCM e de campeão do Minho de XCM.

Ricardo Gomes com equipa sub-23 no estágio
Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade. (foto Helena Dias)

Comentários

  1. Como sempre atenta e dando realce a tudo o que se passa na modalidade nada ficando para segundo plano.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.