Avançar para o conteúdo principal

Retrato de João Letras: “O meu objectivo é dedicar-me a 100% ao ciclismo”

João Letras [31/08/1991] completou o segundo ano com as cores da equipa sediada na terra do saudoso Joaquim Agostinho, a Sicasal-Constantinos-Udo de Torres Vedras. Contudo, este jovem corredor de 25 anos chegou do sul do país, mais precisamente de Cuba, no doce Alentejo, terra natal onde se apaixonou desde muito cedo pelo ciclismo.

João Letras nutre uma paixão de longa data pelo ciclismo.
(foto Helena Dias)

As primeiras vitórias chegaram logo no escalão Infantil, vencendo três provas no ano de 2003 e alcançando outros tantos pódios pelo Centro de Ciclismo de Cuba, primeira equipa da sua carreira e na qual continuou a brilhar no escalão de Juvenil, obtendo sete vitórias nas vertentes de Estrada e BTT no ano de 2005.

Ao Cycling & Thoughts, João Letras relembra os primeiros passos nesta modalidade, pela qual se deixou fascinar seguindo o exemplo bem familiar. “O meu pai e o meu irmão tiveram muita influência na minha entrada para o ciclismo. Na altura, eles competiam pelo clube da terra, o Centro de Ciclismo de Cuba. Acompanhava-os sempre para as corridas e a partir daí comecei a querer também fazer corridas de bicicleta. Dei as primeiras pedaladas aos 8 anos de idade e a minha primeira competição foi logo na minha terra, em Cuba. Lembro-me tão bem como se fosse ontem, ainda não tinha bicicleta própria e o meu pai pediu uma emprestada a um amigo para que eu pudesse correr. Fiz penúltimo nessa corrida, fiquei feliz na altura, porque para primeira corrida foi óptimo não ficar em último.”

No Clube de Ciclismo de Cuba permaneceu em Cadete e Júnior, sagrando-se Campeão Regional de Estrada de Setúbal em ambos os escalões, de 2006 a 2009. Os longos anos passados neste Clube foram determinantes para o crescente gosto de João Letras pela modalidade.

“Foi a equipa que me marcou mais e foram os melhores anos enquanto ciclista, não só por ser a equipa da terra, mas também porque é uma altura que fica marcada para sempre, porque os anos de Escolas até Juniores são os que marcam mais. Iniciei-me nesta equipa em Iniciado até Júnior, foram mais ou menos 10 anos ligados ao Centro de Ciclismo de Cuba e estou muito grato por tudo o que fizeram por mim. Em todos estes anos conheci muita gente e fiz muitos amigos no ciclismo, obtive muitos lugares importantes e também consegui ser Campeão Regional de Setúbal por 4 anos consecutivos.”

Em 2013, nos ares ribatejanos, pedalava pela histórica equipa sub-23 Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. Na formação que leva o nome do vencedor de duas Voltas a Portugal, João Letras venceu o 1º Circuito de Ciclismo do Ciclo-Ases e foi 3º na Vuelta a Sevilla e no Festival de Pista integrado no Circuito da Malveira.

No ano seguinte voltou a mudar totalmente de cenário, saindo do pelotão Elite/Sub-23 para integrar a equipa Peçamodovar / Casa do Benfica, com a qual disputou e venceu provas no âmbito Master. Para João Letras, esta “Foi uma mudança que não estava à espera. Caiu-me esta oportunidade assim de repente e não hesitei. As coisas não estavam a correr como desejava e decidi tomar esta decisão. Já conhecia a equipa Peçamodovar / Casa do Benfica, sabia que era das melhores equipas a correr no pelotão Master e na qual estavam ciclistas que já tinham sido profissionais, o que também me ajudou a aprender muito mais nesse ano com essas pessoas. Na altura fiquei um pouco triste, pois iria sair do pelotão Elite/Sub-23, no qual já estava familiarizado depois de correr lá 3 anos, mas depressa me passou e até acabou por correr bem.”

Com a Peçamodovar somou 13 vitórias, entre elas três etapas na Volta aos Açores e uma etapa na Vuelta a Sevilla. Foi também com esta equipa que conquistou o título de Campeão Ibérico (Elites/Seniores) e deste dia em Huelva recorda: “Como em todas as provas, eu vou para ganhar e esse dia não foi excepção. Embora não tenha levantado os braços, consegui fazer 1º lugar no escalão de Elites Amadores e assim tornar-me Campeão Ibérico até ao dia de hoje, pois os últimos dois campeonatos só se disputaram para o escalão Master. Foi uma corrida muito bem disputada, nós éramos poucos, tinha o meu irmão e mais alguns colegas de equipa da Peçamodovar para me ajudar a concretizar este objectivo. Embora tenha chegado uma fuga, tudo fizemos para a anular, mas já foi tarde. Até eu fui para a frente tentar anular, mas não deu. Felizmente, ainda me consegui fazer ao sprint, fazer primeiro dos Elites e assim trazer a camisola para casa.”

O ano passado marcou o regresso ao pelotão Elite/Sub-23 com a equipa Sicasal-Constantinos-Udo, onde permaneceu em 2016. João Letras fala-nos da oportunidade de ingressar neste projecto e os dois anos desta ligação. “2014, na equipa Peçamodovar / Casa do Benfica, foi uma das minhas melhores épocas no ciclismo. Ganhei 13 corridas nesse ano e as que não ganhei estive sempre em destaque. Isso deu-me visibilidade e a oportunidade de voltar ao escalão máximo do ciclismo português. Fui convidado para ingressar neste novo projecto, quando este estava para arrancar. Era uma nova equipa que iria surgir com o apoio da tão prestigiada e conhecida Sicasal. Fiquei contente com esta nova oportunidade e não pensei duas vezes. Infelizmente, a equipa foi criada um pouco tarde e metade dos atletas, que fizeram parte da estrutura em 2015, viriam a abandonar a equipa à medida que a época avançava, pois era muito complicado o ritmo competitivo para eles. Já em 2016 foi totalmente diferente, a equipa foi toda reestruturada e com isso tivemos uma equipa muito mais forte. Ciclistas capazes de se bater com os melhores e por pouco que não vencemos algumas corridas.”

João Letras conquistou em Alcobaça o
3º lugar do pódio, após um renhido sprint. (foto Helena Dias)

No presente ano, João Letras esteve em destaque nos tradicionais Circuitos de final de temporada, finalizando entre os primeiros em Alcobaça (3º), Malveira (6º) e Bombarral (7º), três provas ganhas por profissionais das equipas continentais. Ainda assim, o balanço que nos faz de toda a temporada não é totalmente satisfatório, fruto de um erro bem comum entre os atletas.

“Infelizmente, esta época não correu como desejava. E, creio, a principal razão para isso ter acontecido foi ter metido na cabeça que queria perder peso para conseguir acompanhar os melhores no terreno montanhoso. Passei a pré-época a cortar muito na alimentação e, devido a isso, entrei na época 2016 com uma anemia. Isto arrastou-se durante o ano todo, quase até ao final. Com algum descanso e alterações na alimentação, na parte final consegui recuperar e nos Circuitos já me senti melhor. Senti-me com força e com capacidade de lutar pelos lugares cimeiros. A prestação nestas últimas corridas serviram para voltar a ganhar confiança, pois estava novamente a bater-me junto com os melhores sprinters nacionais. Esta situação que passei foi essencialmente uma grande lição para mim e aprendi muito com o erro.”

Acabado de completar 25 anos, o objectivo de subir a profissional impõe-se no horizonte e os objectivos são concretos. “Apesar do último ano não ter corrido tão bem como tinha pretendido, tive a felicidade de ter acabado a minha Licenciatura [em Educação e Comunicação Multimédia]. Esta ocupou-me muito tempo e, por vezes, não consegui fazer um treino específico, porque tive de ficar a fazer trabalhos ou sair da escola mais tarde. Agora que estou livre, gostava muito de ter uma oportunidade enquanto ciclista profissional. O meu objectivo é dedicar-me a 100% àquilo que sonho desde os meus 8 anos de idade. Vou fazer tudo ao meu alcance para alcançar o meu grande objectivo.”

“Sou um ciclista humilde, trabalhador, muito dedicado e sempre pronto a ajudar os colegas. Sou mais forte em terreno plano e considero-me um bom sprinter”, conclui João Letras a entrevista ao Cycling & Thoughts.

João Letras no Circuito da Malveira.
(foto Helena Dias)

João Letras protagonizou uma renhida batalha
com Gustavo Veloso na pista do Circuito da Malveira.
(foto Helena Dias)

Comentários

  1. Mais uma vez felicito o Cycling & Thoughts pelo trabalho feito pela modalidade e seus protagonistas Acho muito interessante estas entrevistas que nos dão a conhecer o sentimento dos ciclistas e os seus projectos futuros.

    ResponderEliminar
  2. Humilde, trabalhador e dedicado a 100% aos seus objectivos... PARABÉNS JOÃO LETRAS E FELICIDADES PARA A TUA CARREIRA.
    AINDA VAIS GANHAR UMA ETAPA DA VOLTA A PORTUGAL... EU "ACRADITO"

    ResponderEliminar
  3. Uma rapaz impecável.Boa sorte Letras

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro