Avançar para o conteúdo principal

Fábio Mansilhas conquista Volta dos Campeões

Fábio Mansilhas (Anicolor) sagrou-se no grande vencedor da Volta dos Campeões, alcançando o feito de cruzar em primeiro a linha de meta das duas etapas em jogo. Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) e Hugo Nunes (Anicolor) completaram o pódio da geral.

Um total de 21 equipas e 116 corredores deram início à edição de 2016 da Volta dos Campeões, prova celebrada no concelho de Valongo, que une no mesmo pelotão juniores de 2º ano e sub-23.

Na sexta-feira, disputou-se o contra-relógio por equipas inaugural. Na noite em Ermesinde, a esquadra Anicolor foi a mais rápida a percorrer os 5,2 km, gastando 6m04s a uma média de 51,429 km/h. Sicasal-Constantinos-Udo e Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade completaram o pódio desta primeira jornada, gastando mais 4 e 5 segundos respectivamente.

Fábio Mansilhas foi o primeiro a cruzar a meta e vestiu a camisola amarela, partindo este sábado na liderança para a etapa em linha de 116 km, com partida e chegada em Ermesinde. O jovem corredor disputou a linha de meta juntamente com mais cinco adversários, impondo-se na linha de chegada e deixando nos demais lugares do pódio da etapa Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros-Carglass-Tormentais) e Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

À vitória da geral, Fábio Mansilhas juntou a classificação por pontos. José Dias (Maia) conquistou a montanha e Rodrigo Quirino (Team Guerciotti) as metas volantes. A Anicolor impôs-se igualmente por equipas, seguida da Sicasal-Constantinos-Udo e GoldWin-Team José Maria Nicolau.

Na classificação da juventude, relativa aos juniores de 2º ano, a vitória recaiu em João Almeida (Bairrada), seguido do companheiro de equipa Daniel Viegas e de Luís Pereira (EC Carlos Carvalho-Spol).

A Anicolor venceu assim pelo segundo ano a Volta dos Campeões, totalizando esta temporada 7 vitórias entre classificações gerais e etapas, a maioria alcançadas na Volta à Madeira, que conquistaram com Gonçalo Carvalho. Fábio Mansilhas agarra o grande triunfo da temporada, somando-o à camisola da juventude ganha na Clássica de Amarante.

Fábio Mansilhas conquista a Volta dos Campeões
(foto Helena Dias)
Resultados 2ª etapa e Geral final


Resultados CRE
1ª Anicolor 0:06:04
2ª Sicasal-Constantinos-Udo +4”
3ª Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
4ª Bairrada +8”
5ª Team Guerciotti +12”
6ª Liberty Seguros-Carglass-Tormetais +14”
7ª Maia +14”
8ª EC Carlos Carvalho-Spol +18”
9ª GoldWin-Team José Maria Nicolau +18”
10ª Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense +19”

Resultados Etapa em Linha
1º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor 2:47:11
2º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais m.t.
3º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade m.t.
4º Filipe Rocha (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais m.t.
5º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau m.t.
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
7º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +4”
8º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
9º Hugo Brito (Por) Maia +4”
10º Hugo Nunes (Por) Anicolor +4”

C. Geral Final
1º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor 2:53:15
2º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
3º Hugo Nunes (Por) Anicolor +4”
4º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +4”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
6º Marvin Scheulen (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +8”
7º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +9”
8º João Almeida (Por) Bairrada +12”
9º Daniel Viegas (Por) Bairrada +12”
10º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass-Tormentais +14”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.