Avançar para o conteúdo principal

Et9 Volta a Portugal: Bis de Daniel Mestre a um dia de Rui Vinhas poder vencer a amarela

Daniel Mestre abriu e fechou as etapas em linha com duas vitórias para a Efapel. O corredor alentejano de 30 anos sprintou para a vitória em Setúbal, após o dia todo em fuga. Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) e Alessio Taliani (Androni Giocattoli-Sidermec) fecharam o pódio da jornada. Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve a camisola amarela e o sonho de vencer amanhã a 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia Daniel Mestre afirmou: “É, sem dúvida, uma enorme Volta que custou a fazer. Nunca na minha vida pensei fazer uma Volta assim. Fico bastante contente deste regresso da Volta a Portugal ao Alentejo e ser um alentejano a vencer esta etapa. É muito gratificante. Tenho cá a minha família, amigos, toda a gente que acredita em mim e sabe o que sofro diariamente para estar em forma na Volta e durante todo o ano. É o realizar de um sonho enorme. Saí para a fuga do dia ao quilómetro 20, andei todo o dia em fuga e ainda conseguir sprintar para a vitória, vindo o Alejandro Marque de trás com mais capacidade e frescura do que eu, conseguir vencer não foi nada fácil. Sem dúvida, o dia mais duro que tive nesta Volta, mas no final quando vencemos esquecemos as dores e a alegria é enorme.”

Quanto à luta pela geral, Daniel Mestre acrescentou: “Estamos um bocado tristes, porque a ambição da equipa seria vencer esta Volta. Temos de dar os parabéns aos adversários, porque nós trabalhámos forte mas eles também trabalharam. Estamos na luta ainda pelo pódio e se conseguirmos o pódio, duas etapas e andar de amarelo é, sem dúvida, uma excelente Volta para toda a equipa Efapel – Aldeias do Xisto.”

O camisola amarela Rui Vinhas falou sobre o mais esperado contra-relógio final: “Amanhã será um dia bastante duro para mim, de bastante sofrimento. Vou tentar lutar, tentar dar o meu melhor. Estou bastante tranquilo tendo o meu colega [Gustavo Veloso] atrás, em segundo. Ele é experiente nessa vertente, vou encarar o contra-relógio da melhor forma, o mais tranquilo possível e lutar até ao fim.”

Questionado sobre o porquê de não assumir que quer ganhar o contra-relógio e a Volta, Rui Vinhas esclarece com a sua conhecida humildade: “Eu tenho de ter respeito, ele é o líder. Sou apenas um outsider, tive a minha oportunidade de chegar fugido e ganhar vantagem. O que é certo é que estou a defender-me da melhor forma, todos os dias a conseguir estar com os da frente. O respeito é muito bonito e o Gustavo é um excelente contra-relogista, para mim o melhor que está em competição e eu não sei até que ponto irei conseguir a vitória. Tanto eu como ele vamos lutar. Independentemente de quem seja o vencedor, fico contente na mesma.”

Daniel Mestre triunfa pela segunda vez na
78ª Volta a Portugal (foto Helena Dias)
Daniel Mestre mais forte no sprint supera
Alejandro Marque na meta (foto Helena Dias)

No regresso da Volta ao doce Alentejo, a nona e penúltima etapa uniu Alcácer do Sal a Setúbal em 176,1 km, tendo o pelotão de 117 corredores de superar os prémios de montanha do Alto das Necessidades (3ª cat. km 145,7) e do Alto da Arrábida (3ª cat. km 163).

Depois de diversas tentativas de sair do pelotão, um grupo de 16 corredores conseguiu abrir espaço para o pelotão. À iniciativa de Nicolas Baldo (Team Roth) juntou-se Rodolfo Torres (Androni Giocattoli-Sidermec), chegando posteriormente o vencedor da 1ª etapa Daniel Mestre (Efapel), Guillaume de Almeida (Rádio Popular-Boavista), Javier Aramendia (Caja Rural-Seguros RGA), o vencedor da 3ª etapa William Clarke (Drapac), Alessio Taliani (Androni Giocattoli-Sidermec), Alex Diniz (Funvic-Soul Cycles-Sidermec), David Belda (Team Roth), Georg Loef (Christina Jewelry), Beñat Txoperena e Aritz Bagües (Euskadi-Murias), Diego Ochoa e Ivan Bothia (Boyacá Raza de Campeones), Sergey Luchshenko (Astana City) e Stephane Poulhies (Armée de Terre).

O cazaque Luchshenko pontuou em primeiro nas metas volantes de Montemor-o-Novo (km 43,5) e Vendas Novas (km 67,8). A fuga chegou a superar os 5 minutos de vantagem antes da última meta volante do dia em Palmela (km 129,3), superada em primeiro pelo brasileiro Alex Diniz.

Nesta fase final da jornada encontraram-se as duas contagens de montanha, Alto das Necessidades e Alto da Arrábida, esta última a 13,1 km da meta. Na fuga destacou-se um grupo de 11 corredores, entre eles o luso Daniel Mestre, que vestiu a camisola amarela no final da primeira etapa. O colombiano Diego Ochoa coroou a primeira montanha, mas ao longo da segunda subida a fuga desfez-se vendo aproximar o pelotão. No Alto da Arrábida, restava na frente a dupla luso-italiana Mestre e Taliani, com o italiano a coroar o alto.

Enquanto o duo fez de tudo para se manter na frente, atrás Joni Brandão (Efapel) tentou surpreender o camisola amarela com um ataque sem efeito, tal como o de Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e de Ricardo Vilela (Caja Rural-Sgeuros RGA). Seguiu-se o galego Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) a tentar sair do grupo do camisola amarela, conseguindo chegar ao duo em fuga à falta de 5 km para a meta.

O trio manteve uma vantagem de escassos segundos, mas suficiente para discutir entre si a vitória da etapa. Marque foi o primeiro a lançar-se ao sprint, mas Mestre foi mais forte, superando-o nos metros finais e conquistando a sua segunda vitória nesta Volta. Taliani foi terceiro. O pelotão cruzou em seguida a meta encabeçado pelo italiano Davide Vigano (Androni Giocattoli-Sidermec).

Rui Vinhas (W52-FC Porto) terminou o dia em 15º, mantendo a liderança com os mesmos 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a décima e derradeira etapa encerra a 78ª Volta a Portugal Santander Totta com um contra-relógio individual de 32 km entre Vila Franca de Xira e Lisboa.

Resultados Et9
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:12:50
2º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte m.t.
3º Alessio Taliani (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +3”
4º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +5”
5º Adam Phelan (Aus) Drapac +5”
6º Eduard Prads (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +5”
7º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
8º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoi-Sidermec +5”
9º Luís Mendonça (Por) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +5”
10º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +5”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 40:16:16
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:16”
17º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Mais uma vez um belíssimo trabalho aqui e no Twitter.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.