Avançar para o conteúdo principal

Et8 Volta a Portugal: Ezquerra dá 1ª vitória a Sporting-Tavira em dia de corrida neutralizada

O espanhol Jesus Ezquerra deu à equipa Sporting CP-Tavira a primeira vitória na 78ª Volta a Portugal Santander Totta. Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Nathan Earle (Drapac) completaram o pódio da jornada mais longa, que esteve interrompida devido ao pelotão enganar-se no percurso. Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve-se consistente na defesa da camisola amarela.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia Jesus Ezquerra falou do dia e do momento pelo qual a equipa Sporting CP-Tavira está a passar: “Foi um dia difícil, todo o dia em fuga. Tinha falado com o director para tentar chegar à meta e tentar surpreender os sprinters Vigano ou Caldeira. Mas afinal há que arriscar, se não arriscas não ganhas nunca e às vezes arriscando também não. Tentei a 6 km da meta, olhei para trás e havia espaço, continuei e pensei ‘se é para acontecer que seja’. Era uma vitória que necessitávamos. Vínhamos com a certeza de que tínhamos trabalhado forte para o nosso capitão Rinaldo ganhar a Volta. Às vezes as coisas não saem, mas peço às pessoas um pouco de calma, porque nós trabalhamos igual. Às vezes ganha-se, outras vezes não. O Rinaldo tem todo o apoio da equipa, mas teve um dia mau, toda a equipa sofreu também pelas pessoas que esperam o máximo. É normal, mas nós somos os primeiros a sofrer. Esta é uma vitória que não sabe à geral da Volta, mas espero que a desfrutem todos.”


Quanto à neutralização da corrida, a RTP falou com Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), experiente corredor que esteve a falar com os comissários: “Nós vínhamos num grupo bastante restrito quando iniciámos a descida e houve o engano. Vínhamos num grupo de cerca de 30 ciclistas e com a confusão toda já estávamos um grupo de 90 ou 100. O que eu disse aos comissários foi, até por uma questão de integridade física, para darem o mesmo tempo ao grupo. Naturalmente, nós tínhamos de perseguir a fuga e encurtar o máximo de tempo possível, mas dar àquele grupo todo o tempo, independentemente de haver cortes, porque seriam quase os últimos 10 km em descida, uma descida louca, e é muito mais fácil vir num grupo de 20 ou 30 ciclistas do que num pelotão de 100, onde toda a gente quer vir o melhor colocado possível.”

Jesus Ezquerra dá 1ª vitória à equipa Sporting CP-Tavira
na Volta a Portugal (foto Helena Dias)
Momento em que o pelotão espera para retomar a corrida
(foto Helena Dias)


A oitava e mais longa etapa da 78ª edição ligou Nazaré a Arruda dos Vinhos em 208,5 km. No menu montanhoso, o pelotão de 120 corredores fez frente a Montejunto (2ª cat. km 132,4), Alenquer (4ª cat. km 160,8) e Arranhó (3ª cat. 185,6). Nesta incursão da Volta a Portugal pela região Oeste, destaque para o vasto público que acorreu às estrada para ver o colorido pelotão passar.

Aos primeiros quilómetros, uma fuga de sete corredores tomou a frente da corrida. O corredor basco Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias), também ontem em fuga, deu início à aventura com Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Jesus Ezquerra (Sporting CP-Tavira), Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), Nathan Earle (Drapac), Davide Vigano (Androni Giocattoli-Sidermec) e David Belda (Team Roth).

Com a montanha a surgir somente na segunda parte da jornada, a fuga conseguiu distanciar-se do pelotão na fase inicial, chegando a atingir uma vantagem acima dos 9 minutos. O espanhol Ezquerra pontuou em primeiro nas metas volantes do Bombarral (km 42) e Torres Vedras (km 90,9).

Após a passagem pela terra do carismático Joaquim Agostinho, os corredores enfrentaram a mais dura subida do dia, o alto de Montejunto. A fuga viu a vantagem reduzir, iniciando a subida de 5,3 km a cerca de 6 minutos do pelotão, onde as equipas lusas se revezaram no comando.

Garikoitz Bravo foi o primeiro a perder contacto com a fuga e no alto foi o luso Ricardo Vilela a coroar Montejunto. Atrás, o pelotão reduziu-se a cerca de 30 corredores, entre eles o camisola amarela Rui Vinhas (W52-FC Porto).

À descida seguiu-se nova subida em Alenquer. No sexteto em fuga, Vilela coroou o prémio de montanha. O pelotão viu reagrupar elementos que tinham ficado para trás, atacando no grande grupo o espanhol Eloy Teruel (Louletano-Hospital de Loulé) e mais tarde Alex Diniz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour), Matvey Nikitin (Astana City) e Yoann Barbas (Armée de Terre).

Na aproximação à primeira passagem pela meta, o sexteto alargou a vantagem para os 8 minutos, fazendo perigar com a presença de Vilela o pódio de Daniel Silva, levando a Rádio Popular-Boavista a tomar a frente do pelotão. Entretanto, o sexteto superou na frente a primeira passagem pela meta (km 180,8), enquanto o quarteto perseguidor foi alcançado pelo pelotão.

Na última contagem de montanha do dia, em Arranhó, Vilela voltou a ser o mais forte. No pelotão, a Efapel assumiu o comando após a passagem pela subida de Arranhó.

À falta de 16 km, um engano na direcção do percurso levou o pelotão no caminho errado. Por decisão dos comissários, a corrida foi neutralizada e posteriormente retomada com o devido tempo de vantagem da fuga (6m40s).

De regresso à estrada, na fuga foi Belda a bonificar em primeiro na última meta volante de Sobral de Monte Agraço (km 199,5). Com o pelotão novamente em prova, foi a Efapel a tomar o comando e a dividir o grupo com o ritmo imposto.

Na frente, jogou-se a vitória da etapa no momento em que Jesus Ezquerra desferiu um ataque a 6 km da meta. Os cinco companheiros de fuga tentaram alcançar Ezquerra, mas sem sucesso. O espanhol de 25 anos conquistou em solitário a primeira vitória da equipa Sporting CP-Tavira na Volta a Portugal, deixando os companheiros de fuga discutir os demais lugares do pódio da jornada. Pelo segundo dia consecutivo, Samuel Caldeira foi 2º na meta, seguido de Nathan Earle. Entre os fugitivos, o italiano Davide Vigano viu-se impossibilitado de terminar o dia a pedalar, devido a avaria mecânica, cruzando o risco de meta a pé.

O pelotão chegou a mais de 4 minutos encabeçado por Gustavo Veloso (W52-FC Porto) em 7º e o camisola amarela Rui Vinhas a terminar o dia em 13º.

Vinhas manteve a liderança com os mesmos 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a nona e penúltima etapa irá ligar Alcácer do Sal a Setúbal. A organização teve de alterar os quilómetros finais da jornada, em consequência da impossibilidade da caravana passar por estradas de acesso às praias locais em pleno mês de Agosto. Desta forma, a jornada terá 176,1 km e não 187,5 km, tendo como prémios de montanha o Alto das Necessidades (3ª cat. km 145,7) e o Alto da Arrábida (3ª cat. km 163).

Davide Vigano terminou etapa a pé,
devido a problema mecânico (foto Helena Dias)
Rui Vinhas mantém-se na liderança da Volta a Portugal
(foto Helena Dias)

Resultados Et8
1º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira 5:02:04
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +15”
3º Nathan Earle (Aus) Drapac +17”
4º David Belda (Esp) Team Roth +19”
5º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +21”
6º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +21”
7º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +4:44”
8º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +4:44”
9º Franco Pellizotti (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +4:44”
10º Joni Brandão (Por) Efapel +4:44”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 36:03:21
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:27”
17º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.