Avançar para o conteúdo principal

Et7 Volta a Portugal: José Gonçalves triunfa em Castelo Branco, Rui Vinhas mantém amarela

José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) assegurou vitória lusa na chegada a Castelo Branco, superando ao sprint Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec). Rui Vinhas (W52-FC Porto) manteve com tranquilidade a liderança da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.

Em declarações à estação pública de televisão RTP, o vencedor do dia José Gonçalves afirmou: “Esperei o máximo possível para não arrancar tarde demais e quando vi 200m pude arrancar e ganhar. A estratégia ao início era para o Eduard Prades, mas ele teve uma avaria mecânica a 6 km e, claro, depois passei eu para número um da equipa. Consegui ganhar e estamos todos de parabéns. É uma grande motivação [para a Volta a Espanha], precisamos de vitórias para cada vez querermos mais. O trabalho que a equipa fez hoje foi recompensado no final com a minha vitória, por isso, agradeço a todos os meus colegas que trabalharam muito para poder estar aqui.”

O líder da amarela Rui Vinhas falou sobre mais um dia na liderança da Volta: “Estou a passar bastantes dias de amarelo e restam três dias para terminar a Volta. Creio que as decisões serão todas no último dia. O meu colega é bastante forte no contra-relógio e não sei até que ponto vou conseguir defender-me. Vou tentar dar o meu máximo, pelo menos para tentar um pódio ou mesmo a vitória. Será muito difícil para mim, mas irei fazer tudo para que a vitória seja portuguesa.”

O mais combativo do dia Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) falou à RTP sobre a jornada em fuga: “Durante a etapa houve colaboração. Talvez nos últimos 20 km, deixaram-me mais a mim o peso da fuga e é difícil. Com o vento que estava e atrás vinham a perseguir muito forte, penso que se colaborássemos todos podíamos ter chegado. Foi uma pena, mas atrás parece que querem ganhar tudo e torna-se mais difícil.” Marque falou também sobre os objectivos da equipa para o que falta da Volta: “O crono é todo a rolar e dependerá de como cheguem as forças no último dia. Restam duas duras etapas e vamos tentar dar uma vitória à LA Antarte.” Questionado sobre a possibilidade de Gustavo Veloso ganhar a geral, Marque concluiu: “É uma distância considerável, mas penso que o Gustavo consegue tirar esse tempo, ainda que o Rui leve motivação extra por ser o camisola amarela e poder ganhar uma Volta a Portugal. O ano passado perdeu tempo no crono, mas esteve a trabalhar todos os dias e este ano está um pouco mais resguardado. Tudo pode acontecer na última etapa. Seguramente, a vitória vai ficar no Porto.”

José Gonçalves triunfa em Castelo Branco
(foto Helena Dias)
Sprint de José Gonçalves dá vitória à Caja Rural-Seguros RGA
(foto Helena Dias)

A sétima etapa ligou Figueira de Castelo Rodrigo a Castelo Branco em 182 km. No dia sem montanhas pontuáveis, o pelotão de 121 corredores deixou um quinteto tomar a frente da corrida para a fuga do dia. Antes, na primeira meta volante em Almeida (km 17,2), o espanhol 6º na geral Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) conquistou a máxima bonificação, seguido do herói de ontem Joni Brandão (Efapel) e o 5º na geral Raúl Alarcón (W52-FC Porto).

Depois de ontem ter perdido tempo na etapa rainha, o galego vencedor da Volta de 2013 Alejandro Marque (LA Alumínios-Antarte) fez-se à fuga do dia acompanhado por Mario González (Sporting CP-Tavira), Adam Phelan (Drapac), Beñat Txoperena (Euskadi-Murias) e Yoann Barbas (Armée de Terre), rei da montanha no recente Troféu Joaquim Agostinho.

Sem perigar a camisola amarela de Rui Vinhas, o pelotão comandado pela líder W52-FC Porto deixou a fuga superar os 4 minutos na passagem pela segunda meta volante no Sabugal (km 67,2), pontuada primeiro por Marque.

A menos de 70 km para o final, a Androni Giocattoli-Sidermec assumiu o comando do pelotão, entregue desde os primeiros quilómetros à líder W52-FC Porto. A procura por um final ao sprint levou a equipa italiana a baixar a vantagem do quinteto em fuga para os 2m04s na passagem pela meta volante de Castelo Branco (km 153,6), pontuada em primeiro novamente por Marque.

Após a passagem por esta última meta volante, Alejandro Marque resistiu em fuga apenas acompanhado por Txoperena e Phelan. À falta de 17,1 km para o final, restava ao trio 1m38s na primeira passagem pela meta instalada na Avenida Nuno Álvares.

Nos últimos quilómetros, Louletano-Hospital de Loulé e Caja Rural-Seguros RGA ajudaram na perseguição à fuga, que terminou dentro dos 2 km finais e destacando-se Alejandro Marque como o mais combativo ao longo da jornada.

Dentro dos derradeiros 1000m, Gustavo Veloso (W52-FC Porto) lançou o sprint para a vitória do companheiro Samuel Caldeira. A vitória foi lusa, mas de José Gonçalves, que passou nos últimos 200m Veloso, Caldeira e Gavazzi. O ciclista português de 27 anos agarrou desta forma a primeira vitória da Caja Rural-Seguros RGA na 78ª edição da Volta a Portugal Santander Totta.

O camisola amarela Rui Vinhas cruzou a linha em 11º, mantendo-se na liderança a 2m25s do 2º lugar ocupado pelo companheiro Gustavo Veloso, líder da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour) manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a oitava etapa irá ligar a Nazaré a Arruda dos Vinhos em 208,5 km. Na jornada mais longa da 78ª edição, o pelotão terá pela frente três prémios de montanha: Montejunto (2ª cat.), Alenquer (4ª cat.) e Arranhó (3ª cat.). Antes do cruzar final da linha, os corredores irão passar por Torres Vedras, terra do carismático Joaquim Agostinho, e uma primeira vez pela meta a 27,7 km do desenlace.

Resultados Et7
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 4:19:38
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
3º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec m.t.
4º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto mt
5º Daniel Mestre (Por) Efapel mt
6º Matvey Nikitin (Kaz) Astana City mt
7º Stéphane Poulhies (Fra) Armée de Terre mt
8º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira mt
9º Luís Mendonça (Por) Funvic-Soul Cycles-Carrefour mt
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista mt

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 30:56:33
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:11”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:37”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:43”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:17”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:27”
16º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:45”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.