Avançar para o conteúdo principal

Et6 Volta a Portugal: bis de Veloso e amarela de Vinhas em dia de ataque de Brandão

Gustavo Veloso (W52-FC Porto) conquistou a etapa rainha da 78ª Volta a Portugal Santander Totta e o companheiro Rui Vinhas manteve a camisola amarela em dia da impiedosa Torre. Mas o herói e mais combativo do dia foi o rival Joni Brandão (Efapel), protagonista de um ataque em solitário a 86 km para a meta, somente alcançado nos 2 km finais.
Joni Brandão luta desde o primeiro dia pela conquista da Volta
e na etapa rainha foi o herói mais combativo (foto Helena Dias)

Em declarações à estação pública de televisão RTP, Gustavo Veloso afirmou: “Nós fizemos a aposta de manter a equipa junta e esperei o máximo possível para arrancar, para prejudicar o menos possível o Vinhas. Queria tentar ganhar a etapa, se esperasse muito mais podia passar-me alguém mais rápido.” Sobre o ataque de Joni Brandão, acrescentou: “Nós tínhamos cinco corredores, sabíamos que faltavam ainda muitos quilómetros para a meta e que um ciclista sozinho é muito complicado chegar à meta. A nossa táctica foi manter-nos unidos, o Toni e o Ricardo Mestre, tal como o resto da equipa, fizeram uma grandíssima etapa, e na parte final o Raúl acabou de controlar com um ritmo muito forte para que ninguém atacasse. Fomos para a vitória da etapa, porque sabe sempre bem ter uma vitória.”

O camisola amarela Rui Vinhas terminou a dura jornada exausto, sentando-se no asfalto logo após cruzar a linha. Um dia em que nas suas palavras foi “Uma etapa bastante dura, subimos a Torre duas vezes. O Joni Brandão esteve muito bem ao atacar de longe e deu-nos bastante trabalho. O António e o Ricardo estiveram muito bem, aqui na parte final tiveram de acelerar bastante, porque o Joni vinha a andar muito bem. Quero agradecer a toda a equipa que esteve do meu lado, tentou defender-me ao máximo e eu acabei por conseguir chegar aqui levando um corte para o Gustavo, mas isso é o que menos interessa. Ele é o líder e se eu conseguir chegar de amarelo a Lisboa já é muito bom. Só tenho de agradecer aos meus colegas pela excelente etapa que fizeram.”

A seguir ao dia de descanso, o pelotão enfrentou a etapa rainha da 78ª Volta a Portugal Santander Totta. A sexta etapa ligou Belmonte à Guarda em 173,7 km, com duas passagens pela impiedosa Torre (cat. especial km 44,7 e km 104,3), a 1950m de altitude na Serra da Estrela, tendo posteriormente mais três prémios de montanha, o último dos quais na meta (3ª cat. km 148,5, km 164,4 e km 173,7).

No pelotão de 123 corredores já não se encontravam os portugueses Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) e Filipe Cardoso (Efapel), primeiras baixas nas equipas lusas. O primeiro foi expulso no final da etapa transacta, decisão do colégio de comissários por se ter agarrado a uma viatura numa das subidas. O segundo viu-se impossibilitado de prosseguir em prova, fruto das quedas sofridas.

Os primeiros quilómetros foram muito atacados por diversos corredores a tentarem sair do pelotão, conseguindo um grupo de oito uma curta vantagem: Nuno Meireles (LA Alumínios-Antarte), Eloy Teruel (Louletano-Hospital de Loulé), Adam Phelan (Drapac), Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec), Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias), Yoann Barbas (Armée de Terre), Yeison Chaparro e Ivan Bothia (Boyacá Raza de Campeones).

Gavazzi obteve a máxima bonificação nas duas primeiras metas volantes do dia, em Caria (km 5,7) e na Covilhã (km 25,4). O grupo perdeu elementos e ganhou outros rostos aos primeiros quilómetros da primeira ascensão de 19,2 km à Torre, pelpa vertente Covilhã/Penhas da Saúde/Torre. A Garikoitz Bravo e Ivan Bothia juntaram-se David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), Robinson Chalapud (Inteja-MMR Dominican Cycling) e o líder da montanha Wilson Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour). No pelotão, a rival Efapel e a líder W52-FC Porto repartiram o comando do pelotão.

Entretanto, a lusa Sporting CP-Tavira viu abandonar o seu primeiro elemento, o espanhol David de la Fuente, enquanto na frente ganhou vantagem o quarteto composto pelos lusos Bruno Silva e David Rodrigues e pelos colombianos Diaz e Chalapud. O rei da montanha de 2015 Bruno Silva coroou ao alto, seguido do líder da montanha em 2016 Wilson Diaz.

Após a descida, na última meta volante do dia, que marcava também o início de nova ascensão à Torre, Bruno Silva passou em primeiro em Seia (km 76,9), chegando ao quarteto a dupla que tinha perdido o contacto com a fuga, Garikoitz Bravo e Chalapud. O pelotão comandado pela equipa do líder Rui Vinhas manteve a distância abaixo dos 2 minutos.

Em nova escalada à Torre de 27,4 km, pela vertente Seia/Sabugueiro/Torre, a Efapel assumiu a frente do pelotão reduzido a 40 elementos. O ritmo forte fez um dos favoritos à geral, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira), perder o contacto com o grupo do camisola amarela e a fuga ser alcançada antes de chegar ao alto.

Depois do trabalho da Efapel, Joni Brandão respondeu ao trabalho dos companheiros com um ataque a 86 km para o final. O líder Rui Vinhas manteve a seu lado cinco companheiros no grupo cada vez mais reduzido em perseguição, incluindo Gustavo Veloso e onde também pedalavam João Benta (Louletano-Hospital de Loulé), Alejandro Marque e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), Rui Sousa e Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), entre os 22 corredores que compunham o grupo.

Joni Brandão coroou a Torre com 1m28s de vantagem para o grupo do líder da Volta, que continuou forte com cinco companheiros a seu ao lado. Um pouco atrás pedalava um grupo com Benta e Marque, que perdeu o contacto nos momentos finais da subida.

Com 50 km para o final, Brandão manteve-se a pouco mais de 1 minuto do grupo do camisola amarela composto por 11 corredores, nomeadamente Rui Sousa, Frederico Figueiredo, Daniel Silva, Amaro Antunes, Henrique Casimiro (Efapel), Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e cinco elementos da W52-FC Porto –Gustavo Veloso, Raúl Alarcón, Ricardo Mestre, António Carvalho e Rui Vinhas.

Joni Brandão coroou a antepenúltima subida do dia, em Fernão Joanes, mantendo 1m27s de vantagem, que viu encurtar para 18s ao coroar a penúltima subida do dia, na Guarda, a 10 km da chegada. Um a um, os companheiros de Rui Vinhas trabalharam para apagar no asfalto a distância para Joni Brandão, sendo alcançado o herói fugitivo da etapa rainha já dentro dos 2 km, em plena subida final.

Nos derradeiros 500m, numa dura rampa em pavé, Gustavo Veloso tomou a frente do grupo ganhando espaço suficiente para erguer os braços pela segunda vez nesta edição, a sua sexta vitória em etapas na Volta a Portugal.

Seguiram-se na meta Daniel Silva, que subiu a 3º da geral, Raúl Alarcón, Vicente de Mateos e Rui Vinhas, que manteve a camisola amarela, agora a 2m25s do companheiro Veloso. Joni Brandão cruzou a meta em 7º, descendo para 4º da geral e recebendo o prémio da combatividade deste dia de etapa rainha.

Entre os  contenders da Volta, destaque para Amaro Antunes e Rui Sousa, 6º e 9º na meta respectivamente. O grupo de Alejandro Marque cruzou a linha a mais de 6 minutos, João Benta a 13 minutos e Nocentini a mais de 23 minutos.

Nas contas das camisolas, Rui Vinhas manteve a amarela, o companheiro Gustavo Veloso o comando da classificação por pontos e do ‘Kombinado’. O colombiano Wilson Ramiro Diaz manteve a liderança da montanha e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) subiu a primeiro da juventude. A W52-FC Porto manteve a soberania por equipas.

Amanhã, a sétima etapa irá ligar Figueira de Castelo Rodrigo a Castelo Branco em 182 km. Sem prémios de montanha, espera-se uma chegada ao sprint na meta instalada na Avenida Nuno Álvares, onde o pelotão irá passar uma primeira vez a 17,1 km do final.

Gustavo Veloso triunfa na etapa rainha da
78ª Volta a Portugal Santander Totta (foto Helena Dias)
Rui Vinhas defende dia-a-dia a mais desejada camisola amarela
(foto Helena Dias)

Resultados Et6
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto 4:55:49
2º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
3º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +7”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +10”
5º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +10”
6º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +21”
7º Joni Brandão (Por) Efapel +21”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +26”
9º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +32”
10º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +48”

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto 26:36:55
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +2:25”
3º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:53”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +3:13”
5º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +3:38”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:46”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:55”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +4:05”
9º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +4:56”
10º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +5:35”
13º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +11:17”
16º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +16:33”
21º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +27:20”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

  1. Mais uma agradeço o belíssimo trabalho e deixar um lamento em relação à não cobertura da etapa na íntegra por parte da RTP bem como não terem entrevistador Joni Brandão. Na verdade a estação pública de televisão paga por todos nós tem muitas lacunas.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Bom trabalho neste blog.

    Uma coisa que não entendo é a palavra pedaLing apenas com um "L", só nos EUA é que se usa a palavra com um L, o certo a meu ver seria Pedalling.

    Cpts

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.