Avançar para o conteúdo principal

Et4 VPFuturo: Wilson Enrique Rodriguez conquista Volta a Portugal do Futuro

A armada colombiana Boyacá Raza de Campeones foi a grande vencedora do último dia da Volta a Portugal do Futuro. Camilo Diagama triunfou no alto da Serra do Larouco e Wilson Enrique Rodriguez conquistou a geral da 24ª edição.

Wilson Enrique Rodriguez conquista 24ª Volta a Portugal do Futuro
(foto Volta a Portugal)

Camilo Diagama triunfa na Serra do Larouco
(foto Volta a Portugal)

A quarta e última etapa reservou ao reduzido pelotão de 64 corredores 119,4 km com partida em Boticas e chegada a Montalegre, no alto da Serra do Larouco. Antes dessa 1ª categoria na linha de meta, a etapa rainha teve no menu mais três prémios de montanha: Alturas do Barroso (3ª cat. km 16,8), Fafião (2ª cat. km 62,8) e Xertelo (2ª cat. km 74,1).

O ex-camisola amarela da prova Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) não perdeu tempo e atacou a jornada logo ao km 2, tomando a frente da corrida em solitário e coroando Alturas do Barroso. Após esta primeira dificuldade do dia, juntou-se ao jovem corredor luso o espanhol Odei Juango (Caja Rural-Seguros RGA) e em seguida o luso Gonçalo Leaça (Sicasal-Constantinos-Udo) e o basco Gotzon Martin (Euskadi-Murias). Após ter perdido a liderança da prova na jornada de ontem, a Liberty estava disposta a jogar todas as cartas na derradeira etapa e juntou à fuga mais um corredor, César Martingil.

O quinteto coroou o alto de Fafião, sendo novamente Luís Gomes a passar na frente. Entretanto, no pelotão abandonou o camisola amarela Miguel Florez (Boyacá Raza de Campeones), que no início da jornada tinha sido assistido pelo médico da prova por indisposição.

Antes da penúltima subida do dia, uma queda na fuga levou ao abandono de Leaça, Martin e Juango. Luís Gomes continuou em solitário coroando o alto de Xertelo e tendo no seu encalço o pelotão, sempre comandado pela equipa Boyacá Raza de Campeones, agora na defesa de Wilson Enrique Rodriguez, que partiu para esta última jornada em segundo da geral.

À falta de 25 km para o final, na passagem por Vilaça, Luís Gomes manteve uma vantagem de quase 2 minutos para um pelotão reduzido a 25 unidades, comandado pela armada colombiana.

Na aproximação ao final da etapa rainha, surgiu a derradeira escalada até ao alto da Serra do Larouco, uma subida de 9,3 km abordada por Luís Gomes isolado na frente, a uma distância de 50 segundos para a perseguição. Contudo, com o desgaste de praticamente toda a etapa rainha em fuga, debaixo de altas temperaturas, Luís Gomes viu a sua longa aventura chegar ao fim a 4,9 km da meta.

Nos derradeiros quilómetros, a esquadra colombiana não deixou o triunfo escapar, rumando Camilo Diagama para a vitória no alto do Larouco, seguindo-se na meta a 9s Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass). Em terceiro cruzou a linha a 20s Wilson Enrique Rodriguez, que desta forma assegurou o triunfo da camisola amarela para a equipa Boyacá Raza de Campeones.

Nas contas da geral, Rodriguez conquistou o 1º lugar do pódio, a 25s do luso Gaspar Gonçalves e a 29s do espanhol Juan Lopez (Café Baque). Destaque para a presença de mais quatro ciclistas lusos no Top 10 da geral: 7º Gonçalo Carvalho (Anicolor) a 1m32s, 8º Hugo Nunes (Anicolor) a 1m41s, 9º David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) a 2m14s e 10º Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) a 2m15s.

Nas demais classificações, o destaque recaiu quase todo na Boyacá Raza de Campeones, que venceu por equipas e ainda agarrou a camisola da montanha com Armando Ortega e da juventude com Camilo Cubides. A classificação por pontos ficou nas mãos do espanhol Juan Lopez (Café Baque).

No desfecho da 24ª edição da Volta a Portugal do Futuro, fica o registo de 55 corredores terem terminado a prova, sendo o lanterna vermelha o luso Emanuel Duarte (Sicasal-Constantinos-Udo), a 1h22m50s do vencedor.

Em simultâneo na estrada, a terceira e última etapa da 9ª Volta a Portugal de Cadetes percorreu 69,3 km entre Caldas da Rainha e Alcobaça. Diogo Gonçalves (Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé) venceu a jornada em solitário e conquistou a camisola amarela. Completaram o pódio da geral João Afonso (CC Barcelos-AFF-Orbea Onda) a 14s e Pedro Silva (Seissa MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact) a 18s, vencedor da classificação por pontos e da juventude. António Ferreira (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) conquistou a camisola da montanha e no colectivo o triunfo recaiu na equipa Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact. [resultados].

Pódio final da 9ª Volta a Portugal de Cadetes:
Diogo Gonçalves conquista a geral, António Ferreira a montanha e
Pedro Silva a classificação por pontos e juventude (foto João Fonseca) 
Pódio final da 24ª Volta a Portugal do Futuro,
(foto Volta a Portugal)

Resultados Et4
1º Camilo Diagama (Col) Boyacá Raza de Campeones 3:37:24
2º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +9”
3º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones +20”
4º Juan Lopez (Esp) Café Baque +22”
5º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +41”
6º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +46”
7º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +1:01”
8º André Carvalho (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:05”
9º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +1:06”
10º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:27”

C. Geral Final
1º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones 14:36:08
2º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +25”
3º Juan Lopez (Esp) Café Baque +29”
4º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +56”
5º Camilo Diagama (Col) Boyacá Raza de Campeones +57”
6º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +1:15”
7º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +1:32”
8º Hugo Nunes (Por) Anicolor +1:41”
9º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +2:14”
10º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +2:15”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro