Et2 VPFuturo: Luís Gomes triunfa em Azeméis

Oliveira de Azeméis recebeu o final a toda a velocidade na segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro. O luso Luís Gomes agarrou o triunfo para a equipa da casa Liberty Seguros-Carglass, assumindo o comando da camisola amarela. Completaram o pódio da jornada o luso Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e o colombiano Miguel Florez (Boyaca Raza de Campeones).

No final da jornada, Luís Gomes declarou: “Assumimos a corrida, mas como o terreno era duro viemos muito cedo para a frente. A fuga tinha muito tempo, tivemos de desgastar muito os nossos homens. Aqui no fim ficámos um bocado desfalcados, mas eu meti na cabeça que tinha de fazer tudo para dar esta vitória aos meus colegas, à equipa e aos patrocinadores e foi isso que fiz.”

Luís Gomes triunfa na 2ª etapa e assume liderança
da geral da Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)
                                                                                                                     
A segunda etapa ligou Penela a Oliveira de Azeméis em 145 km. Um total de 84 corredores deu início ao segundo dia da Volta a Portugal do Futuro, uma jornada com um prémio de montanha de 4ª categoria, em Sanfins a 6 km da meta.

À imagem de ontem, os primeiros quilómetros foram bastante atacados com inúmeras tentativas de fuga. Das primeiras aventuras, de um grupo de 9 corredores destacou-se Marvin Scheulen (Sicasal-Constantinos-Udo) como o mais resistente na frente de corrida, atacando à passagem do km 100.

Atrás vinha um numeroso grupo de perseguidores, juntando-se cinco a Scheulen na passagem por Sobreiro, à falta de 54 km para o final. Desse sexteto surgiu novo ataque por parte do companheiro de equipa Rafael Apolinário, mas apenas por escassos quilómetros.

Na passagem por Águeda (km 112), um novo grupo assumiu o comando da corrida. Primeiro em quarteto, foi posteriormente um trio espanhol composto por Rodrigo Enriquez (Supermercados Froiz), Ibai Azurmendi e Oscar González (Fundación Euskadi-EDP) a seguir na frente com pouco mais de um minuto de vantagem, sendo alcançado antes da passagem pela subida de Sanfins, coroada pelo colombiano Camilo Diagama (Boyaca Raza de Campeones).

Com a jornada a caminhar para os derradeiros quilómetros, o pelotão seguiu compacto para lutar pela vitória na linha de meta. Nos metros finais, Luís Gomes foi dono da pedalada mais forte, triunfando em Oliveira de Azeméis, seguindo-se na meta a 2s Francisco Campos e Miguel Florez.

Esta é a sexta vitória da temporada para Luís Gomes, que soma a conquista da geral e da primeira etapa da Volta às Terras de Santa Maria, a segunda prova da Taça de Portugal Sub-23 em Arouca e duas etapas do Grande Prémio Liberty Seguros Açores, para além de três classificações secundárias.

Luís Gomes assumiu a liderança da camisola amarela e da classificação por pontos, mantendo a da montanha. Francisco Campos subiu ao comando da camisola da juventude e a Liberty Seguros-Carglass subiu à liderança por equipas.

Amanhã, a terceira etapa reserva ao pelotão 134,1 km entre Lousada e Boticas.

Em simultâneo na estrada, começou hoje a Volta a Portugal de Cadetes. No final dos 63,5 km entre Oliveira de Azeméis e Anadia, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-SGR Ambiente-CCA Paio Pires) agarrou o triunfo da jornada, a 2s de Guilherme Mota (Tormetais-Marrazes-Ecosprint) e Wilson Esperança (Alcobaça CC-Crédito Agrícola) [resultados].

Francisco Campos e Luís Gomes
(foto Volta a Portugal)

Resultados Et2
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:36:28
2º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +2”
3º Miguel Florez (Col) Boyaca Raza de Campeones +2”
4º Juan Lopez (Esp) Café Baque +3”
5º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +3”
6º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +6”
7º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +6”
8º Mikel Alonso (Esp) Fundación Euskadi-EDP +6”
9º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
10º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor +10”

C. Geral
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 7:10:34
2º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +2”
3º Miguel Florez (Col) Boyaca Raza de Campeones +2”
4º Juan Lopez (Esp) Café Baque +3”
5º Mikel Alonso (Esp) Fundación Euskadi-EDP +6”
6º Erlend Sor (Nor) Caja Rural-Seguros RGA +6”
7º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +6”
8º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
9º Xuban Errazkin (Esp) Café Baque +10”
10º Hugo Nunes (Por) Anicolor +10”
Resultados completos aqui
______

Sem comentários:

Enviar um comentário