Avançar para o conteúdo principal

Et2 Volta a Portugal: Gavazzi vence etapa de sterrato, Mestre segue de amarela

O italiano de 31 anos Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec) venceu a sua terceira etapa na história da Volta, superando ao sprint José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Daniel Mestre (Efapel) defendeu a liderança da camisola amarela da 78ª Volta a Portugal Santander Totta.
Francesco Gavazzi alcança a sua terceira vitória
na Volta a Portugal (foto Helena Dias)

Em declarações à estação pública de televisão RTP, Francesco Gavazzi falou deste triunfo: “Estou contentíssimo, graças à equipa que fez um grande trabalho no final. Já venci em Castelo Branco e em Lisboa e recordo bem. Portugal é sempre uma boa recordação. Depois ainda venci uma etapa na Vuelta a Espanha, mas desde 2012 que não vencia e estar em Portugal traz-me sorte. Foi um sprint muito difícil, mas venci bem e estou muito contente.”

Também Daniel Mestre falou à RTP sobre a jornada e a defesa da liderança, que manteve graças à primeira meta volante do dia: “Aproveitámos o trabalho do Loulé para a meta volante. Sentia-me bem, aproveitei e consegui vencer essa meta volante, que faz com que esteja em primeiro lugar. A etapa tornou-se bastante difícil, estamos a ter um grande inimigo que é o calor e o terreno é sempre ondulado. No final pude conservar esta camisola, que é importante para mim e para toda a equipa. Continuamos na luta pela Volta, visto que o Joni Brandão também chega no grupo da frente e não perdeu qualquer tempo para os principais candidatos.” Sobre o troço de terra batida, acrescentou: “Foi uma sensação diferente, acabou por correr tudo bem, visto que não tivemos azares. Os maiores azares foram logo no início da etapa, em que tivemos quatro colegas envolvidos numa queda, o que nos vai prejudicar bastante quando tivermos de trabalhar mais ainda para tentar chegar à amarela com o Joni Brandão.”

A segunda etapa percorreu 160 km entre Viana do Castelo e Fafe, numa das mais aguardadas jornadas desta edição pela estreia do emocionante sterrato na Volta com passagem pelo troço de 2,2 km em terra batida em Fafe do Rally de Portugal. A somar a esta novidade, um dia de sobe e desce constante com quatro prémios de montanha: Alto de Covide (3ª cat. km 69,1), Caniçada (2ª cat. km 84,2), Golães (4ª cat. km 125) e Salto da Pedra Sentada (2ª cat. km 142).

A acção não se fez esperar no pelotão com o camisola amarela Daniel Mestre (Efapel) a assegurar a máxima bonificação logo à primeira meta volante do dia em Barroselas (km 10,3), seguido do defensor do título e máximo favorito à geral Gustavo Veloso (W52-FC Porto). Logo em seguida, a fuga do dia começou a tomar forma com Gavin Mannion (Drapac), Jon Insausti (Euskadi-Murias) e Yannis Yssaad (Armée de Terre), a quem se juntou depois César Fonte (Rádio Popular-Boavista), Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), Rui Rodrigues (Louletano-Hospital de Loulé), Nathan Earle (Drapac), Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), Ivan Bothia (Boyacá Raza de Campeones) e Alisher Zhumakan (Astana City).

A fuga foi ganhando espaço para o pelotão, pedalando a cerca de 3 minutos à passagem pela segunda meta volante em Terras de Bouro (km 58,5), pontuada em primeiro pelo australiano Nathan Earle. Sempre com temperaturas acima dos 30º graus e chegando mesmo aos 40º, a fuga rumou à primeira dificuldade do dia com o colombiano Ivan Bothia a coroar o Alto de Covide. Sem descanso, surgiu logo em seguida a subida de Caniçada coroada pelo luso César Fonte.

A líder Efapel não descansou no comando do pelotão, enquanto na frente a fuga foi perdendo elementos para a veloz perseguição da equipa de Daniel Mestre. Na chegada a mais uma subida do dia, César Fonte destacou-se novamente na frente para somar a máxima pontuação no alto de Golães, sendo em seguida a vez de Ivan Bothia passar em primeiro na última meta volante em Fafe (km 128,2).

À primeira passagem pela meta, à falta de 30,6 km para o final, os sete corredores em fuga mantinham perto de 3 minutos de vantagem numa harmonia que terminou na aproximação à última montanha do dia e o aguardado sterrato. César Fonte foi de novo quem desferiu o ataque, levando consigo quatro dos companheiros de fuga.

Na entrada do estreante troço em terra batida, de 2,3 km, o cenário mudou radicalmente com o imperador César Fonte a ser o mais resistente na frente. Contudo, não conseguiu combater a força perseguidora da W52-FC Porto. Terminada a fuga, a equipa azul e branca manteve-se na frente ao longo de praticamente todo o sterrato, excepto na passagem pela contagem de 2ª categoria no Salto da Pedra Sentada, coroada pelo colombiano Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles-Carrefour), o mesmo corredor que ontem festejou a falsa vitória e que hoje fez história ao ser o primeiro corredor nesta subida em estreia.

Imperador César Fonte foi o mais resistente da fuga do dia
(foto Helena Dias)
Ramiro Diaz coroou a 2ª categoria do Salto da Pedra Sentada
(foto Helena Dias)

Terminado este troço, que trouxe ainda mais emoção à Volta, Efapel e Androni Giocatolli-Sidermec tomaram a frente do pelotão na descida acentuada que se seguiu rumo a um final bastante acelerado da jornada.

Nos metros finais, dentro do derradeiro quilómetro, o luso e segundo na geral José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) desferiu um forte ataque, levando na sua roda o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Mas no final a vitória sorriu à pedalada mais forte de Francesco Gavazzi, vencedor já de duas etapas na Volta de 2011.

Após o sprint final, houve ainda tempo para uma discordância entre José Gonçalves e Vicente de Mateos, com o espanhol a pedir ao colégio de comissários a desqualificação do sprint do português por ter alegadamente fechado o caminho do espanhol. O colégio decidiu a favor de Gonçalves, terminando De Mateos por declarar com um sorriso ao microfone da RTP que essa decisão era natural já que Gonçalves era português e ele espanhol.

Nas contas da geral, Daniel Mestre (Efapel) defendeu a liderança da camisola amarela, mantendo o comando na classificação por pontos. O colombiano Diego Ochoa (Boyacá Raza de Campeones) permaneceu em primeiro na juventude, a Efapel no comando por equipas e Ramiro Diaz assumiu o comando na montanha. No 'kombinado' lidera o galego Gustavo Veloso (W52-FC Porto).

Entre os momentos do dia, a imagem poderosa do pelotão em pleno sterrato, o problema mecânico do então líder da montanha Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) no início desse mesmo troço conseguindo rapidamente voltar ao grupo da frente, o gesto de Franco Pellizotti (Androni Giocatoli-Sidermec) a dar um bidão de água a Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) nos momentos finais da etapa, o trabalho incansável dos brilhantes gregários a ir ao carro buscar bidões para os companheiros como foi a imagem marcante de Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) nesta dura jornada de calor e de muita água consumida.

Também a assinalar nesta jornada as diversas quedas, entre elas a do experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), que no final do dia mostrou o pulso esquerdo com gelo e confessou sentir alguma dor nas costelas.

Amanhã, a terceira etapa percorre 158,9 km desde Montalegre à chegada a Macedo de Cavaleiros, tendo no menu dois prémios de montanha de 2ª categoria, Mosteiró de Cima e Serra de Bornes.

A par da Volta a Portugal dos profissionais, disputou-se a segunda etapa da 11ª Volta a Portugal de Juniores. No final dos 88 km a ligar Vila Verde a Fafe, a vitória sorriu pelo segundo dia consecutivo a João Almeida (Bairrada), que desta forma consolidou a liderança da camisola amarela. Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) a 8s e Eugenio Mirafuentes (Grupo Codelse) a 11s completaram o pódio da jornada. Na geral, João Almeida lidera com 15s de vantagem sobre Pedro Lopes e 18s de Tomeu Gelabert (RH+Plartex Fundación Contador). A equipa espanhola RH+Plartex Fundación Contador comanda no colectivo, João Almeida nos pontos, Tomeu Gelabert na montanha e Pedro Lopes na juventude [resultados].

Poderosa imagem do pelotão no sterrato
(foto Helena Dias)

Resultados Et2
1º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec 4:12:43
2º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
3º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
4º Davide Vigano (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec m.t.
5º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto m.t.
6º Daniel Mestre (Por) Efapel +1”
7º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +1”
8º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +2”
9º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +2”
10º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +3”

C. Geral
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 8:38:44
2º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +2”
3º Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec +8”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +9”
5º Joni Brandão (Por) Efapel +15”
6º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +16”
7º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +17”
8º Jesus Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +19”
9º João Gaspar (Bra) Funvic-Soul Cycles-Carrefour +21”
10º Stefan Schumacher (Ger) Christina Jewelry +21”
16º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +28”
18º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +29”
23º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +33”
33º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +40”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.