Avançar para o conteúdo principal

Et2 TJAgostinho: Raúl Alarcón triunfa em Torres Vedras

Sem festejos pela surpresa da vitória, o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) venceu de forma descontraída a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, após cinco voltas ao circuito de Torres Vedras. O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira) manteve a camisola amarela.

No final da jornada, Alarcón disse ao Cycling & Thoughts estar surpreso com a vitória alcançada: “A verdade é que havia tanta gente na frente, que quando arranquei na parte final foi para tentar recuperar tempo para o líder e, de repente, vi-me vencedor na meta. Não sabia se tinha ganho ou não.”

Nocentini teve nos companheiros de equipa uma verdadeira guarda de honra na defesa da camisola amarela. “A etapa correu bem. Foi uma etapa dura, difícil de controlar, mas a equipa esteve muito bem. Vamos ver amanhã… sinto-me bem e espero que a equipa recupere bem para tentarmos fazer o mesmo e ficar com a camisola”, afirmou ao Cycling & Thoughts.

Álbum completo AQUI


Raúl Alarcón e Ángel Sánchez festejam vitória de etapa
(foto Helena Dias)

A segunda etapa percorreu 154 km entre Palhagueiras e o circuito final de Torres Vedras. Cedo uma fuga de onze corredores tomou a frente da corrida, mas na chegada à primeira passagem pela meta (km 86,3) seguia na frente um duo luso-espanhol. Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte) e Ángel Sánchez (W52-FC Porto) detinham uma curta vantagem para o grupo de perseguidores e uma distância de cerca de 4m para o pelotão sempre comandado pela equipa Sporting CP-Tavira.

Na segunda passagem pela meta (km 103,3) o duo viu chegar à sua companhia o colombiano Juan Osorio (Manzana Postobon) e o espanhol Imanol Estévez (Euskadi-Murias). O quarteto manteve-se unido até à penúltima passagem, momento em que Ángel Sánchez decidiu aventurar-se em solitário.

Num circuito marcado pela desgastante subida de 3ª categoria da Serra da Vila, o pelotão em perseguição fragmentou-se em vários grupos, permanecendo no grupo principal o dono da camisola amarela.

Ángel Sánchez acabou por ser alcançado nos derradeiros quilómetros, no momento em que o jovem António Barbio (Efapel) tentou uma pedalada mais forte para a vitória, mas vendo esta tentativa anulada.

A surpresa surgiu dos pedais de Alarcón, que conseguiu uma curta vantagem no grupo que ia disputar a vitória na meta. O espanhol saiu em busca de cortar tempo na geral e acabou por agarrar o triunfo do dia, sabendo do feito alcançado minutos depois de cruzar a linha.

António Barbio disputou o sprint no grupo de 29 corredores que se seguiu, cruzando a linha a 5s de Alarcón, com o mesmo tempo do russo Sergey Shilov (Lokosphinx).

Nocentini terminou o dia em 16º, guardando a camisola amarela na equipa Sporting CP-Tavira, após um trabalho rigoroso dos companheiros ao longo da jornada.

Nas demais camisolas, Alarcón subiu à liderança dos pontos, João Benta manteve o comando na montanha, Ángel Sánchez assumiu a liderança das metas volantes e Luís Afonso a do combinado. A LA Alumínios-Antarte manteve-se em primeiro por equipas.

Nos mais jovens, o colombiano Aldemar Reyes (Manzana Postobon Team) permaneceu líder da juventude, seguido do companheiro de equipa Sergio Andres Higuita e Wilson Rodríguez (Boyacá Raza de Campeones). Marcelo Salvador (GoldWin-Team José Maria Nicolau) surge no 8º lugar, sendo o primeiro luso nesta classificação.

O final do dia ficou marcado pela bonita homenagem a Joaquim Agostinho. Rinaldo Nocentini depositou a coroa de flores na estátua em homenagem ao carismático ciclista português, num gesto de enorme significado para o ciclismo luso. O italiano enverga a mesma camisola de Agostinho, ambos corredores da equipa Sporting, que este ano regressou ao desporto das duas rodas. Nocentini já vestiu o maillot jaune do Tour de France, corrida em que Agostinho tanto brilhou e elevou o nome de Portugal.

Amanhã, a 39ª edição do Troféu chega ao fim na terceira etapa de 146 km a ligar Atouguia da Baleia à chegada ao alto da Carvoeira.

Luís Afonso e Ángel Sánchez animaram o circuito de Torres Vedras
(foto Helena Dias)
Equipa Sporting CP-Tavira evidenciou-se na defesa da amarela de Nocentini
(foto Helena Dias)
O duo passou a quarteto em fuga
(foto Helena Dias)
Raúl Alarcón triunfa descontraidamente na meta em Torres Vedras
(foto Helena Dias)
António Barbio lutou pelo sprint que se seguiu à vitória de Alarcón
(foto Helena Dias)
Pódio da segunda etapa (foto Helena Dias)
Estátua de Joaquim Agostinho com o dorsal 1,
sempre pertencente ao carismático ciclista português
(foto Helena Dias)
Bonita homenagem dos ciclistas a Joaquim Agostinho
(foto Helena Dias)

Resultados Et2
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:00:56
2º António Barbio (Por) Efapel +5”
3º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +5”
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +5”
5º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +5”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
7º Jimmy Raibaud (Fra) Armee de Terre +5”
8º Sergio Andres Higuita (Col) Manzana Postobon +5”
9º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto +5”
10º Yoann Barbas (Fra) Armee de Terre +5”

C. Geral
1º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira 9:11:28
2º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +26”
3º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
4º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +28”
5º José de Segóvia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +39”
6º Mikel Bizkarra (Esp) Euskadi-Murias +40”
7º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +52”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +56”
9º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:03”
10º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +1:18”
Resultados completos aqui
______

Comentários

  1. Mais uma vez aqui estou a seguir as notícias sobre o troféu J. Agostinho. Parabéns pelo trabalho bem como as belíssimas fotos.E amanhã cá estarei para seguir a derradeira etapa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um enorme obrigada pelo acompanhamento da prova, o ciclismo merece!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro