Avançar para o conteúdo principal

Et1 VPFuturo: Xuban Errazkin triunfa em Condeixa

O espanhol Xuban Errazkin (Café Baque) abriu com uma vitória a 24ª Volta a Portugal do Futuro. O norueguês Erlend Sor (Caja Rural-Seguros RGA) e o luso Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio.

No final da jornada, Xuban Errazkin declarou: “Foi uma etapa louca, de contínuos ataques. Saiu uma fuga perigosa com Jon Irisarri e a equipa trabalhou perfeito. Colaboraram outras equipas, como a Euskadi, e conseguimos neutralizar. Foi um bom trabalho de equipa. Nos últimos quilómetros consegui abrir um espaço e chegar até à meta com um da Caja.”

Xuban Errazkin triunfa na 1ª etapa da
Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)

O pelotão de 94 corredores, entre 7 equipas lusas e 6 estrangeiras, viveu a primeira etapa de 138,6 km desde Soure à chegada a Condeixa-a-Nova, com dois prémios de montanha em Ereiras (3ª cat. km 39,8) e Sobralchão (4ª cat. km 77,7). Muitas fugas foram tentadas aos quilómetros iniciais, mas a atenção do pelotão não deixou nenhuma ter sucesso. As vantagens obtidas não passavam de escassos segundos, rapidamente anulados pelo grande grupo.

Apenas com 84 km percorridos, um trio conseguiu distanciar-se na passagem por Alvaiázere. O campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), o companheiro de equipa Luís Gomes e o espanhol Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA) chegaram a superar o minuto de vantagem, mas com o desfecho da jornada a aproximar-se, a aventura viu a sorte chegar ao fim à falta de 15 km da chegada.

Alguns corredores tentaram evitar a chegada ao sprint, lutando para sair do pelotão nos derradeiros quilómetros. Xuban Errazkin conseguiu uma curta mas suficiente vantagem para cruzar a meta em solitário, triunfando a 1s de Erlend Sor e a 5s do grupo que se seguiu encabeçado por Luís Gomes.

Xuban Errazkin é o primeiro camisola amarela e lidera igualmente a classificação por pontos e da juventude. Luís Gomes veste a camisola da montanha. Por equipas lidera a Café Baque.

Amanhã, a segunda etapa reserva ao pelotão 145 km entre Penela e Oliveira de Azeméis.

Xuban Errazkin e Luís Gomes
(foto Volta a Portugal)

Resultados Et1
1º Xuban Errazkin (Esp) Café Baque 3:34:01
2º Erlend Sor (Nor) Caja Rural-Seguros RGA +1”
3º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +5”
4º Juan Lopez (Esp) Café Baque +5”
5º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
6º Mikel Alonso (Esp) Fundación Euskadi-EDP +5”
7º Hugo Brito (Por) Maia +5”
8º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +5”
9º José Silva (Por) Maia +5”
10º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +5”

C. Geral
1º Xuban Errazkin (Esp) Café Baque 3:34:01
2º Erlend Sor (Nor) Caja Rural-Seguros RGA +1”
3º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +5”
4º Juan Lopez (Esp) Café Baque +5”
5º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +5”
6º Mikel Alonso (Esp) Fundación Euskadi-EDP +5”
7º Hugo Brito (Por) Maia +5”
8º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +5”
9º José Silva (Por) Maia +5”
10º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +5”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.