Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Rafael Reis, protagonista de temporada de sucesso

Rafael Reis (W52-FC Porto) terminou Junho a liderar pelo terceiro mês consecutivo o Ranking Ciclista do Ano. Elaborada pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, a tabela espelha a regularidade obtida nas provas do calendário nacional.

O jovem corredor de 23 anos tem protagonizado uma temporada de sucesso, na sua estreia pela W52-FC Porto. À formação azul e branca deu a primeira vitória da época na Clássica de Amarante e desde aí as vitórias não cessaram, conquistando a Volta à Bairrada e o Grande Prémio Jornal de Notícias, somando também três vitórias em etapas. A estas conquistas juntou o 3º lugar no Grande Prémio do Dão, 6º na Clássica da Primavera, 7º na Vuelta a Castilla y León, 10º na Volta ao Alentejo e, mais recentemente, a medalha de bronze nos Campeonatos Nacionais de Contra-relógio, apenas superado pelo campeão Nelson Oliveira (Movistar Team) e José Mendes (Bora-Argon18).

Após assumir em Abril a liderança do Ranking Ciclista do Ano, Rafael Reis permaneceu no lugar mais alto da tabela até ao final de Junho, mês em que consolidou o primeiro lugar alargando a vantagem sobre o segundo classificado Joni Brandão (Efapel), reflectindo os bons resultados obtidos até ao momento.

Em entrevista ao Cycling & Thoughts, Rafael Reis afirma: Estou muito contente com a época que tenho feito. É o resultado de uma pré-época bem feita, da confiança que a equipa depositou em mim e da ajuda dos meus colegas, sem os quais nada disto era possível. Continuo a liderar o Ranking nacional, mas vem aí a parte mais importante da época para as equipas portuguesas e, como as outras, o nosso objectivo é vencer a Volta a Portugal e a classificação do Ranking nacional poderá sofrer algumas alterações.”

Rafael Reis protagoniza temporada de sucesso
(foto João Fonseca)

Além da liderança a nível individual, no colectivo a W52-FC Porto cimentou o comando do Ranking Equipa do Ano, finalizando o mês com cinco corredores no Top 20 do Ranking individual. A união faz a força e, como unidos que somos, todos os atletas da equipa têm a oportunidade de se fazer valer. Felizmente já conseguimos vencer com seis atletas este ano. Daqui para a frente vamos fazer tudo para que as coisas nos continuem a sair desta forma e continuar a honrar o nome W52-FC Porto-Porto Canal”, afirma Rafael.

Depois das primeiras vitórias Rafael Reis fez um período de descanso, regressando em força com a conquista do Grande Prémio Jornal de Notícias, prova ganha no passado por alguns vencedores da Volta a Portugal, o que demonstra a escalada de qualidade nas performances do jovem corredor. Corrida marcadamente dura na opinião do pelotão, Rafael venceu o prólogo e a camisola amarela numa edição com acréscimo de etapas relativamente ao ano transacto, tornando a vitória ainda mais relevante no palmarés do corredor.

“O Grande Prémio Jornal de Notícias é uma prova muito importante a nível nacional e ainda mais para nós, com uma chegada na Avenida dos Aliados onde tudo acabou por se decidir. Este ano, com cinco etapas e um percurso duro, começámos por vencer o prólogo comigo e no segundo dia o Raúl vestiu a camisola amarela, sendo com ele que queríamos vencer este GP, mas as coisas acabaram por mudar um pouco, não fosse o ciclismo um desporto muito táctico. Penso que o momento mais marcante desta corrida foi a última etapa [ganha pelo companheiro António Carvalho], onde tudo fizemos para recuperar a camisola amarela, que tínhamos perdido no dia anterior na chegada a Santa Luzia. Arrancámos com determinação para esse último dia e, pelo que a nossa equipa fez, penso que não só foi o momento mais marcante do Grande Prémio JN como foi o momento mais marcante da temporada até agora”, explica Rafael.

Com a temporada a avançar no calendário chegaram os Campeonatos Nacionais, momento em que voltou a provar que é um corredor acima da média no que toca à especialidade do contra-relógio. Aí conquistou mais um pódio, obtendo a medalha de bronze com o mesmo tempo da prata de José Mendes, que viria a conquistar a prova de fundo. Rafael começou o esforço individual cumprindo um melhor tempo no primeiro ponto de cronometragem face a Oliveira e a Mendes, sofrendo um volte-face no decorrer da prova.

Rafael aclara-nos: “O Campeonato Nacional de Contra-Relógio era um objectivo para mim, mas sabia desde o princípio que iria ser bastante difícil, pois o nível dos adversários era diferente, como por exemplo o Nelson que já foi 7º num Campeonato do Mundo de elites e está há 6 anos no WorldTour, o José Mendes e o José Gonçalves, entre outros que são muito bons ciclistas. Mas fiquei contente com o pódio, pois sei que ainda tenho alguns aspectos a melhorar nesta disciplina e daqui a pouco tempo espero que as coisas venham a ser diferentes. Arranquei para o contra-relógio com determinação e comecei no ritmo que sabia que tinha que ir para poder discutir a vitória, mas depressa percebi que era um ritmo que não ia conseguir aguentar as quatro voltas e tive que regular de forma a conseguir ficar no pódio.

Agora aproxima-se o grande objectivo da temporada, a Volta a Portugal, mas antes há o Troféu Joaquim Agostinho (7-10/Julho). Como em todas as competições, a nossa equipa vai para fazer o melhor resultado possível. Neste momento começa-se a aproximar o principal objectivo para todos, os ciclistas já se encontram todos em boa forma física e o Troféu Joaquim Agostinho é também muito importante para as equipas nacionais. Em princípio, estarei presente nesta edição da prova, que pelo percurso será também ela bastante dura”, conclui Rafael Reis em entrevista ao Cycling & Thoughts.

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pelo magnifico trabalho oferecendo aos leitores entrevistas e todos os acontecimentos da modalidade no momento real.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.