Avançar para o conteúdo principal

Alejandro Marque: “Assinei por esta equipa para tentar ganhar a Volta”

O Cycling & Thoughts esteve à conversa com Alejandro Marque no início do Troféu Joaquim Agostinho, última competição antes da Volta a Portugal. O experiente ciclista galego de 34 anos pedala este ano na equipa LA Alumínios-Antarte e, antes de partir para o contra-relógio inaugural do mítico Troféu, fez-nos um balanço da temporada e abordou os objectivos para a Volta.

Alejandro Marque na chega ao alto de Montejunto,
1ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho (foto Helena Dias)

Sobre o seu desempenho até ao momento da temporada, Alejandro Marque disse: “Tive bastantes contratempos durante toda a época, coisas de saúde e alergias. Foi o que me impediu de render melhor como eu gostaria. Na [Volta à] Bairrada estive bem, fiz 2º, no [Grande Prémio] JN e Grande Prémio do Dão [7º CG] já me senti bem e agora é só pensar na Volta. Fiz este último mês praticamente todo em Navacerrada, em altitude a preparar a Volta. Sei que chego aqui [ao Troféu Joaquim Agostinho] com um pouco de fadiga, acumulei muitos quilómetros em subida, mas vai ser um bom teste para acabar de afinar a preparação para a Volta a Portugal.”

Marque passou no teste do Troféu Joaquim Agostinho com um 24º lugar na geral individual, tendo obtido no esforço individual do prólogo a sua melhor classificação ao pedalar o 4º melhor tempo no final dos 8 km no Turcifal, ficando a 20s do vencedor Rafael Reis (W52-FC Porto), a 5s de Gustavo Veloso (W52-FC Porto) na 2ª posição e a 4s do 3º lugar de Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira), vencedor do Troféu. No colectivo, a equipa terminou no 2º lugar, tendo no pódio individual Hernâni Brôco em 2º.

LA Alumínios-Antarte 2ª por equipas no
Troféu Joaquim Agostinho (foto Helena Dias)


O ano de 2016 trouxe então Alejandro Marque ao seio da LA Alumínios-Antarte. “Fui bem acolhido, os companheiros são cinco estrelas e a verdade é que estou contente. Esperemos que na Volta a Portugal possamos demonstrar que podemos estar na luta.”



A duas semanas do grande objectivo da temporada, Marque confirma a liderança bicéfala da equipa para a Volta a Portugal. “O Amaro [Antunes] fez uma grandíssima época, é a segunda opção da equipa. É sempre bom ter duas opções para poder vencer, porque pode acontecer alguma coisa, uma queda ou algo. Ele é jovem, tem um bom futuro pela frente. Eu já venci uma, fiz pódio noutra, venci etapas na Volta a Portugal nos contra-relógios e assinei por esta equipa para tentar ganhar a Volta. Se ele estiver mais forte, não haverá nenhum problema. São questões da estrada, a estrada é que manda e nas primeiras etapas já saberemos se se pode lutar pela vitória ou não.”

Em 2015, Marque terminou no 3º lugar do pódio da Volta –então pela Efapel–, tendo já no palmarés a conquista da geral em 2013 e as etapas em contra-relógio de 2012 e 2013. Fechando a Volta de 2016 com um contra-relógio individual de 32 km, entre Vila Franca de Xira e Lisboa, o galego soma vantagem em relação ao jovem Amaro Antunes, também ele de valor incontestável, uma pérola do pelotão nacional que finalizou em 10º da geral no ano transacto.

Se o resultado na Volta é um livro com final em aberto, já o futuro de Alejandro Marque é olhado com alguma certeza. “Penso que vou acabar a minha carreira aqui [em Portugal]. Chega uma idade… sabes que o comboio já passou. Já tive essa oportunidade, aconteceu o que aconteceu, é algo que tenho assimilado. É triste, mas seguramente acabo aqui a minha carreira e de cabeça bem erguida, porque o ciclismo português foi o que me deu tudo.”

Sempre com o característico sorriso no rosto e boa disposição, Marque não deixa de transparecer a mágoa que sente ao relembrar o retrocesso na contratação pela Movistar Team, após a conquista da Volta em 2013. “É algo que já passei digamos que uma folha neste livro, mas quando estou a ver as grandes corridas, às vezes tenho de desligar a televisão, porque penso ‘eu tinha de estar ali’ e aconteceu o que aconteceu. É algo que tenho de assimilar e olhar em frente.” E no horizonte tem à sua espera a rainha Volta a Portugal.

Alejandro Marque no Troféu Joaquim Agostinho
(foto Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro