Et4 GP JN: W52-FC Porto conquista os Aliados

Aliados na equipa e na amizade, António Carvalho e Rafael Reis brilharam em plena Avenida conquistando para a W52-FC Porto a vitória da última etapa e a geral do 26º Grande Prémio Jornal de Notícias.

António Carvalho e Rafael Reis conquistam os Aliados
(foto João Fonseca / FPC)

A quarta etapa marcou o epílogo do Grande Prémio Jornal de Notícias. Num total de 171,5 km, o pelotão partiu de Matosinhos rumo ao grande final em plena Avenida dos Aliados, no Porto, pintada por uma maré de público à espera dos heróis das duas rodas.

A luta pela geral do Grande Prémio foi constante e bastante renhida entre W52-FC Porto e Efapel. Ambas as esquadras lusitanas destacaram-se entre as demais do pelotão, assumindo o comando da prova desde o prólogo. A W52-FC Porto chegou ao Grande Prémio como vencedora da edição anterior com António Carvalho e iniciou a competição com uma vitória, por Rafael Reis no contra-relógio individual do prólogo, envergando a amarela nesse dia e posteriormente com Raúl Alarcón. Contudo, no final da etapa rainha, a terceira desta edição mais alargada, acabou por perder a liderança para a Efapel, aquando da vitória de Daniel Mestre no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, corredor que já tinha provado o sabor da vitória logo na primeira etapa em linha.

Partindo para a jornada de encerramento com três dos seus homens -Raúl Alarcón, Rafael Reis e António Carvalho- a 5s, 23s e 28s da liderança de Daniel Mestre (Efapel), a armada W52-FC Porto deu a volta ao resultado e apagou os segundos que os separava da camisola amarela, num trabalho onde o fraccionamento do pelotão os fez rumar ao lugar mais alto do pódio final.

Chegados ao último quilómetro desta edição num grupo restrito de corredores, onde não pedalava o camisola amarela nem o segundo à geral, António Carvalho destacou-se nos metros finais da subida em empedrado e agarrou a vitória superando o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira), fechando o pódio da jornada Rafael Reis com o mesmo tempo. A 18m18s chegou o grupo de Mestre e Alarcón, que cruzaram a linha em 33º e 34º respectivamente.

António Carvalho vence última etapa e Rafael Reis a geral do
GP Jornal de Notícias (foto João Fonseca / FPC)

Sem diferença de tempo na geral, Reis e Carvalho ocuparam os primeiros lugares do pódio da geral, tendo o resultado do contra-relógio inicial desempatado a decisão da vitória final da 26ª edição. Rafael Reis sucedeu assim ao companheiro António Carvalho no palmarés da prova, fechando o pódio da geral o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 5s.

Nas classificações secundárias, a camisola da montanha ficou nas mãos de Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista), dos pontos entregue a Daniel Mestre (Efapel) e das metas volantes a Raúl Alarcón (W52-FC Porto). A W52-FC Porto imperou igualmente na classificação por equipas, seguida da Sporting CP-Tavira e Rádio Popular-Boavista. Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) foi o melhor sub-23 da jornada, 12º na meta, conquistando em definitivo a camisola da juventude, seguido de Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) e João Fernandes (GoldWin-Team José Maria Nicolau).

No cair do pano da 26ª edição fica o número reduzido de apenas 58 corredores terminarem o Grande Prémio, do pelotão inicial de 106 ciclistas, sendo o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves (GoldWin-Team José Maria Nicolau) o lanterna vermelha, a 57m27s do vencedor.

O ano de 2016 marca uma reviravolta no percurso de Rafael Reis, mudando-se para a W52-FC Porto e regressando aos grandes resultados individuais. Entre os resultados obtidos pelo actual líder do Ranking APCP Ciclista do Ano, destacam-se na presente temporada:
CG Clássica de Amarante
CG Volta à Bairrada
CG GP Jornal de Notícias
Et3 Volta à Bairrada
Et3 GP do Dão
Prólogo GP Jornal de Notícias
CG GP do Dão
Et1 GP do Dão
Et4 GP Jornal de Notícias
Et1 Volta à Bairrada
Et2 GP do Dão
Et2 Vuelta Castilla y León (Espanha)
Et3 GP Jornal de Notícias
CG Clássica da Primavera
Et2 Volta ao Alentejo
Et2 GP Jornal de Notícias
CG Vuelta Castilla y León (Espanha)
Et3 Volta ao Alentejo
Et5 Volta ao Alentejo
10º CG Volta ao Alentejo
10º Et3 Vuelta Castilla y León (Espanha)

A importância desta vitória lê-se na história do Grande Prémio Jornal de Notícias, que conta com 26 edições celebradas. Rafael Reis inscreve o nome num palmarés recheado de importantes rostos, como alguns dos vencedores da Volta a Portugal, sucedendo a António Carvalho (2015), César Fonte (2013), Joan Horrach (2001), Mikel Artetxe (2000), Melchor Mauri (1999), Romans Vainsteins (1998), Evgeni Berzin (1997), Paulo Ferreira (1996), Joaquim Gomes (1995), Francisco Cerezo (1994), Vítor Gamito (1993), Cássio Freitas (1992), Manuel Cunha (1991), Jorge Silva (1990), Fernando Carvalho (1989/1986), Manuel Correia (1988), Manuel Neves (1987), Paulo Ferreira (1985), Eduardo Correia (1984), Adelino Teixeira (1983), Manuel Zeferino (1982), Alfredo Gouveia (1981), Venceslau Fernandes (1980), Francisco Miranda (1979).

Resultados Et4
1º António Carvalho (Por) W52-FC Porto 4:08:18
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira m.t.
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
8º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +8”
10º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +12”

C. Geral Final
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 17:48:55
2º António Carvalho (Por) W52-FC Porto m.t.
3º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +9”
4º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +15”
5º Henrique Casimiro (Por) Efapel +18”
6º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
7º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
8º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +30”
9º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +45”
10º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +1:02”
Resultados completos aqui
______

Sem comentários:

Enviar um comentário