Avançar para o conteúdo principal

Et4 GP JN: W52-FC Porto conquista os Aliados

Aliados na equipa e na amizade, António Carvalho e Rafael Reis brilharam em plena Avenida conquistando para a W52-FC Porto a vitória da última etapa e a geral do 26º Grande Prémio Jornal de Notícias.

António Carvalho e Rafael Reis conquistam os Aliados
(foto João Fonseca / FPC)

A quarta etapa marcou o epílogo do Grande Prémio Jornal de Notícias. Num total de 171,5 km, o pelotão partiu de Matosinhos rumo ao grande final em plena Avenida dos Aliados, no Porto, pintada por uma maré de público à espera dos heróis das duas rodas.

A luta pela geral do Grande Prémio foi constante e bastante renhida entre W52-FC Porto e Efapel. Ambas as esquadras lusitanas destacaram-se entre as demais do pelotão, assumindo o comando da prova desde o prólogo. A W52-FC Porto chegou ao Grande Prémio como vencedora da edição anterior com António Carvalho e iniciou a competição com uma vitória, por Rafael Reis no contra-relógio individual do prólogo, envergando a amarela nesse dia e posteriormente com Raúl Alarcón. Contudo, no final da etapa rainha, a terceira desta edição mais alargada, acabou por perder a liderança para a Efapel, aquando da vitória de Daniel Mestre no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo, corredor que já tinha provado o sabor da vitória logo na primeira etapa em linha.

Partindo para a jornada de encerramento com três dos seus homens -Raúl Alarcón, Rafael Reis e António Carvalho- a 5s, 23s e 28s da liderança de Daniel Mestre (Efapel), a armada W52-FC Porto deu a volta ao resultado e apagou os segundos que os separava da camisola amarela, num trabalho onde o fraccionamento do pelotão os fez rumar ao lugar mais alto do pódio final.

Chegados ao último quilómetro desta edição num grupo restrito de corredores, onde não pedalava o camisola amarela nem o segundo à geral, António Carvalho destacou-se nos metros finais da subida em empedrado e agarrou a vitória superando o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting CP-Tavira), fechando o pódio da jornada Rafael Reis com o mesmo tempo. A 18m18s chegou o grupo de Mestre e Alarcón, que cruzaram a linha em 33º e 34º respectivamente.

António Carvalho vence última etapa e Rafael Reis a geral do
GP Jornal de Notícias (foto João Fonseca / FPC)

Sem diferença de tempo na geral, Reis e Carvalho ocuparam os primeiros lugares do pódio da geral, tendo o resultado do contra-relógio inicial desempatado a decisão da vitória final da 26ª edição. Rafael Reis sucedeu assim ao companheiro António Carvalho no palmarés da prova, fechando o pódio da geral o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 5s.

Nas classificações secundárias, a camisola da montanha ficou nas mãos de Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista), dos pontos entregue a Daniel Mestre (Efapel) e das metas volantes a Raúl Alarcón (W52-FC Porto). A W52-FC Porto imperou igualmente na classificação por equipas, seguida da Sporting CP-Tavira e Rádio Popular-Boavista. Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) foi o melhor sub-23 da jornada, 12º na meta, conquistando em definitivo a camisola da juventude, seguido de Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) e João Fernandes (GoldWin-Team José Maria Nicolau).

No cair do pano da 26ª edição fica o número reduzido de apenas 58 corredores terminarem o Grande Prémio, do pelotão inicial de 106 ciclistas, sendo o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves (GoldWin-Team José Maria Nicolau) o lanterna vermelha, a 57m27s do vencedor.

O ano de 2016 marca uma reviravolta no percurso de Rafael Reis, mudando-se para a W52-FC Porto e regressando aos grandes resultados individuais. Entre os resultados obtidos pelo actual líder do Ranking APCP Ciclista do Ano, destacam-se na presente temporada:
CG Clássica de Amarante
CG Volta à Bairrada
CG GP Jornal de Notícias
Et3 Volta à Bairrada
Et3 GP do Dão
Prólogo GP Jornal de Notícias
CG GP do Dão
Et1 GP do Dão
Et4 GP Jornal de Notícias
Et1 Volta à Bairrada
Et2 GP do Dão
Et2 Vuelta Castilla y León (Espanha)
Et3 GP Jornal de Notícias
CG Clássica da Primavera
Et2 Volta ao Alentejo
Et2 GP Jornal de Notícias
CG Vuelta Castilla y León (Espanha)
Et3 Volta ao Alentejo
Et5 Volta ao Alentejo
10º CG Volta ao Alentejo
10º Et3 Vuelta Castilla y León (Espanha)

A importância desta vitória lê-se na história do Grande Prémio Jornal de Notícias, que conta com 26 edições celebradas. Rafael Reis inscreve o nome num palmarés recheado de importantes rostos, como alguns dos vencedores da Volta a Portugal, sucedendo a António Carvalho (2015), César Fonte (2013), Joan Horrach (2001), Mikel Artetxe (2000), Melchor Mauri (1999), Romans Vainsteins (1998), Evgeni Berzin (1997), Paulo Ferreira (1996), Joaquim Gomes (1995), Francisco Cerezo (1994), Vítor Gamito (1993), Cássio Freitas (1992), Manuel Cunha (1991), Jorge Silva (1990), Fernando Carvalho (1989/1986), Manuel Correia (1988), Manuel Neves (1987), Paulo Ferreira (1985), Eduardo Correia (1984), Adelino Teixeira (1983), Manuel Zeferino (1982), Alfredo Gouveia (1981), Venceslau Fernandes (1980), Francisco Miranda (1979).

Resultados Et4
1º António Carvalho (Por) W52-FC Porto 4:08:18
2º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira m.t.
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
8º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +4”
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +8”
10º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +12”

C. Geral Final
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 17:48:55
2º António Carvalho (Por) W52-FC Porto m.t.
3º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +9”
4º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +15”
5º Henrique Casimiro (Por) Efapel +18”
6º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
7º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
8º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +30”
9º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +45”
10º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +1:02”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.