Avançar para o conteúdo principal

Et3 GP JN: vitória e liderança de Daniel Mestre

Daniel Mestre (Efapel) conquistou hoje a segunda vitória no Grande Prémio Jornal de Notícias ao vencer a etapa rainha da 26ª edição. Esta vitória levou-o a assumir o comando da camisola amarela, destronando Raúl Alarcón (W52-FC Porto) para segundo da geral.

A cada dia do Grande Prémio Jornal de Notícias tem-se vivido uma luta cerrada entre Efapel e W52-FC Porto pelo comando da sonhada amarela. A etapa rainha não foi excepção com a Efapel a jogar todas as cartas ao longo dos 183 km, que ligaram Braga a Viana do Castelo. A 4s de Alarcón na geral, Daniel Mestre partiu para a penúltima jornada pronto a reduzir tão escassa distância.

Montanha não faltou neste dia com a 2ª categoria de Alto Covide (km 44,9), a 3ª categoria de Portela Vade (km 82,1), a 2ª categoria no Alto de S. Mamede (km 119,4) e o final no alto de Santa Luzia, também de 2ª categoria. Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) não desperdiçou a oportunidade de amealhar pontos para a sua camisola da montanha, rumando à fuga do dia com a dupla da equipa Sporting CP-Tavira, Válter Pereira e Mario González. A fuga não obteve o êxito de lutar pela etapa, mas o ciclista espanhol da esquadra boavisteira consolidou a liderança da camisola azul coroando na frente os três primeiros altos.

Em pleno coração vianense e tendo como cenário o Santuário de Santa Luzia, a batalha Efapel vs W52-FC Porto foi ganha na linha de meta por Daniel Mestre frente à dupla António Carvalho e Raúl Alarcón. As duas equipas ocuparam os cinco primeiros lugares da jornada, com Henrique Casimiro e Rafael Reis a fecharem o Top 5, este último a 5s.

Daniel Mestre tem agarrado cada oportunidade de brilhar esta temporada e hoje repetiu o triunfo alcançado na primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, somando a vitória da etapa rainha no alto de Santa Luzia. Com esta são três as conquistas de Mestre num ano em que a Efapel totaliza sete triunfos, duas classificações gerais individuais e cinco etapas.

Com a vitória da jornada e a bonificação na meta volante em Viana, Daniel Mestre subiu ao primeiro lugar da geral, liderando igualmente a classificação por pontos e das metas volantes. A W52-FC Porto manteve o comando por equipas.

Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) terminou em 20º (+39”) a etapa rainha, destacando-se como o primeiro entre os corredores sub-23 do pelotão. A liderança da camisola da juventude continuou entregue a Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass), seguido dos companheiros de equipa Tiago Ferreira e David Ribeiro.

A 5s de Alarcón e a 23s de Reis, amanhã Daniel Mestre irá partir para a quarta e última etapa de 171,5 km entre Matosinhos e o Porto.

Daniel Mestre triunfa no alto de Santa Luzia (foto João Fonseca / FPC) 
Daniel Mestre assume liderança do GP Jornal de Notícias
(foto João Fonseca / FPC)

Resultados Et3
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:48:52
2º António Carvalho (Por) W52-FC Porto m.t.
3º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto m.t.
4º Henrique Casimiro (Por) Efapel m.t.
5º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +5”
6º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
7º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +7”
8º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +7”
9º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +11”

C. Geral
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 13:40:20
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +5”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +23”
4º Henrique Casimiro (Por) Efapel +27”
5º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +28”
6º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +30”
7º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +38”
8º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +45”
9º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +45”
10º Filipe Cardoso (Por) Efapel +46”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.