Avançar para o conteúdo principal

Et1 GPJN: Daniel Mestre triunfa em Valongo, Alarcón veste amarela

Daniel Mestre (Efapel) venceu a primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias e Raúl Alarcón (W52-FC Porto) subiu à liderança da camisola amarela.

A primeira etapa do 26º Grande Prémio Jornal de Notícias percorreu 187,5 km de Viseu a Valongo. Numa jornada pontuada por quatro prémios de montanha de 2ª e 3ª categoria, Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) marcou o dia com uma fuga rumo à liderança da camisola da montanha. O corredor espanhol coroou os três primeiros altos, assegurando essa liderança, mas sendo alcançado pelo pelotão à falta de 77 km para o final.

Vários foram os aventureiros a tentarem a sua sorte posteriormente, vendo todas as tentativas goradas pela força do pelotão em busca de uma chegada ao sprint.

Já em Valongo, os sprinters preparavam o assalto à meta quando uma queda a 300m da linha desfez as estratégias delineadas. A Efapel viu o seu sprinter Rafael Silva ficar arredado da luta pela vitória, mas Daniel Mestre disse presente e agarrou a vitória para equipa dirigida por Américo Silva, sendo esta a segunda vez que ergue os braços esta temporada, após ter ganho uma etapa na Volta à Bairrada. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) e Bruno Sancho (Anicolor) completaram o pódio da jornada.

As bonificações alcançadas nas metas volantes da etapa ajudaram Raúl Alarcón a assumir o comando da geral, estando a 3s de Daniel Mestre e a 6s do companheiro e ex-líder da amarela Rafael Reis.

Nas classificações secundárias, Daniel Mestre vestiu a camisola dos pontos e Hugo Sabido (Sporting CP-Tavira) das metas volantes. A W52-FC Porto continuou na frente por equipas.

Entre os mais jovens do pelotão, David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) foi o mais rápido da jornada finalizando em 8º na meta e ocupando a 4ª posição na classificação da juventude. O companheiro de equipa Gaspar Gonçalves subiu à liderança da camisola branca, seguido do também companheiro de equipa Tiago Ferreira e Fábio Oliveira (GoldWin-Team José Maria Nicolau).

Amanhã, a segunda etapa irá ligar a Maia a Ovar em 147,6 km.

Daniel Mestre triunfa em Valongo
(foto João Fonseca / FPC)
Raúl Alarcón veste amarela do GP Jornal de Notícias
(foto João Fonseca / FPC)

Resultados Et1
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 4:51:39
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto m.t.
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor m.t.
4º Jesús Alberto Rubio (Esp) Nasr Dubai m.t.
5º Carlos Jiménez (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
6º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7º Micael Isidoro (Por) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
8º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
9º Óscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
10º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.

C. Geral
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 4:57:10
2º Daniel Mestre (Por) Efapel +3”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +6”
4º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +13”
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +13”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +13”
7º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +13”
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +17”
9º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +17”
10º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +19”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.