Avançar para o conteúdo principal

Ángel Sánchez vence Memorial Bruno Neves

Ángel Sánchez é o segundo espanhol a conquistar o Memorial Bruno Neves nas suas oito edições. Na terceira prova da Taça de Portugal Elite, o ciclista da W52-FC Porto chegou à meta com uma vantagem de quase 3 minutos sobre António Barbio (Efapel) e Joaquim Silva (W52-FC Porto), dupla lusa a completar o pódio da jornada. Daniel Freitas (W52-FC Porto) manteve o comando da Taça.

Este domingo, o pelotão nacional disputou a terceira prova pontuável da Taça, após ontem Daniel Freitas (W52-FC Porto) ter chegado à liderança da mesma em dia de vitória do companheiro Juan Ignacio Perez no Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis. Na 8ª edição do Memorial Bruno Neves percorreram-se 143 km de Oliveira de Azeméis a Nogueira do Cravo, num circuito com seis passagens pela meta até ao derradeiro cruzar de linha. Uma jornada de dureza constante com a subida do prémio de montanha de 3ª categoria por cinco vezes.
                            
Ángel Sánchez partiu para a fuga acompanhado dos portugueses Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) e João Matias (Supermercados Froiz). A dupla lusa foi deixada para trás, não sem antes arrecadar a camisola da montanha e das metas volantes, respectivamente.

Sozinho na frente, Ángel Sánchez lutou por manter a confortável vantagem para o pelotão, triunfando isolado na meta em Nogueira do Cravo. Desta forma, inscreveu o seu nome no palmarés de vencedores sucedendo a César Fonte (2015/2014), Rafael Silva (2013), António Amorim (2012), Sérgio Ribeiro (2011), o espanhol David Bernabéu (2010) e Edgar Pinto (2009).

A W52-FC Porto continuou o domínio de vitórias no colectivo, conquistando também a classificação dos sprints pelo vencedor da jornada e a camisola da juventude com João Rodrigues, que assim repetiu o triunfo de ontem. Gonçalo Leaça (Sicasal-Constantinos-Udo) e Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio da juventude. Sergio Miguez (Supermercados Froiz) destacou-se em primeiro entre os corredores de equipas de clube.

Entre os 89 corredores que iniciaram a jornada, de 13 equipas lusas e 1 espanhola, 55 terminaram no tempo regulamentar sendo o último da tabela Renato Macedo (Supermercados Froiz), a 16m43s do vencedor.

As duas últimas provas pontuáveis da Taça de Portugal Elite disputam-se em Agosto, após a Volta a Portugal.

Ángel Sánchez vence Memorial Bruno Neves
(foto FPC)

Resultados
1º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto 3:31:24
2º António Barbio (Por) Efapel +2:56”
3º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto +2:59”
4º Sergio Miguez (Esp) Supermercados Froiz +3:10”
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:33”
6º João Matias (Por) Supermercados Froiz +3:35”
7º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +3:35”
8º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +3:40”
9º Cristian Cañada (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:44”
10º David Livramento (Por) Sporting CP-Tavira +3:49”
Resultados completos aqui
______

Comentários

  1. Pelo belíssimo trabalho no acompanhamento exaustivo de todas as provas bem como dos seus protagonistas o meu sincero obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sin duda un gran trabajo incluidas las colaboraciones con los distintos blogs españoles.

    www.forocarreteros.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro