Avançar para o conteúdo principal

Ángel Sánchez vence Memorial Bruno Neves

Ángel Sánchez é o segundo espanhol a conquistar o Memorial Bruno Neves nas suas oito edições. Na terceira prova da Taça de Portugal Elite, o ciclista da W52-FC Porto chegou à meta com uma vantagem de quase 3 minutos sobre António Barbio (Efapel) e Joaquim Silva (W52-FC Porto), dupla lusa a completar o pódio da jornada. Daniel Freitas (W52-FC Porto) manteve o comando da Taça.

Este domingo, o pelotão nacional disputou a terceira prova pontuável da Taça, após ontem Daniel Freitas (W52-FC Porto) ter chegado à liderança da mesma em dia de vitória do companheiro Juan Ignacio Perez no Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis. Na 8ª edição do Memorial Bruno Neves percorreram-se 143 km de Oliveira de Azeméis a Nogueira do Cravo, num circuito com seis passagens pela meta até ao derradeiro cruzar de linha. Uma jornada de dureza constante com a subida do prémio de montanha de 3ª categoria por cinco vezes.
                            
Ángel Sánchez partiu para a fuga acompanhado dos portugueses Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) e João Matias (Supermercados Froiz). A dupla lusa foi deixada para trás, não sem antes arrecadar a camisola da montanha e das metas volantes, respectivamente.

Sozinho na frente, Ángel Sánchez lutou por manter a confortável vantagem para o pelotão, triunfando isolado na meta em Nogueira do Cravo. Desta forma, inscreveu o seu nome no palmarés de vencedores sucedendo a César Fonte (2015/2014), Rafael Silva (2013), António Amorim (2012), Sérgio Ribeiro (2011), o espanhol David Bernabéu (2010) e Edgar Pinto (2009).

A W52-FC Porto continuou o domínio de vitórias no colectivo, conquistando também a classificação dos sprints pelo vencedor da jornada e a camisola da juventude com João Rodrigues, que assim repetiu o triunfo de ontem. Gonçalo Leaça (Sicasal-Constantinos-Udo) e Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio da juventude. Sergio Miguez (Supermercados Froiz) destacou-se em primeiro entre os corredores de equipas de clube.

Entre os 89 corredores que iniciaram a jornada, de 13 equipas lusas e 1 espanhola, 55 terminaram no tempo regulamentar sendo o último da tabela Renato Macedo (Supermercados Froiz), a 16m43s do vencedor.

As duas últimas provas pontuáveis da Taça de Portugal Elite disputam-se em Agosto, após a Volta a Portugal.

Ángel Sánchez vence Memorial Bruno Neves
(foto FPC)

Resultados
1º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto 3:31:24
2º António Barbio (Por) Efapel +2:56”
3º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto +2:59”
4º Sergio Miguez (Esp) Supermercados Froiz +3:10”
5º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:33”
6º João Matias (Por) Supermercados Froiz +3:35”
7º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +3:35”
8º João Rodrigues (Por) W52-FC Porto +3:40”
9º Cristian Cañada (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +3:44”
10º David Livramento (Por) Sporting CP-Tavira +3:49”
Resultados completos aqui
______

Comentários

  1. Pelo belíssimo trabalho no acompanhamento exaustivo de todas as provas bem como dos seus protagonistas o meu sincero obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Sin duda un gran trabajo incluidas las colaboraciones con los distintos blogs españoles.

    www.forocarreteros.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.